Pensamento computacional e atividade de programação: perspectivas para o ensino da matemática
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14422 |
Resumo: | Por meio de uma pesquisa bibliográfica/documental, realizou-se um estudo teórico para discutir questões relativas ao pensamento computacional desenvolvidas a partir da proposição de atividades de programação nas escolas de educação básica. Para realizar tal discussão, expôs-se, inicialmente, o olhar de alguns pesquisadores sobre o conceito do pensamento computacional e, com um breve resgate histórico, procurou-se estabelecer relações entre os pressupostos presentes nesse tipo de raciocínio e os fundamentos do construcionismo, conforme descrito por Papert. Diante de tal análise, buscou-se identificar nos documentos oficiais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da área de Matemática evidências de indicações do desenvolvimento de habilidades ligadas ao raciocínio computacional, sendo que este último foi notado em atividades de programação. Foi possível observar que há proposição desse desenvolvimento na preocupação em oferecer a alunos da educação básica vivências que favoreçam a resolução de problemas, envolvendo abstração lógica e representação de dados, além da utilização de conceitos de uma linguagem de programação na implementação de algoritmos escritos em linguagem corrente e/ou matemática. Palavras-chave: Construcionismo. Resolução de problema. Algoritmo. Raciocínio lógico. Pensamento Computacional. Base Nacional Comum Curricular. |
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Pensamento computacional e atividade de programação: perspectivas para o ensino da matemáticaPor meio de uma pesquisa bibliográfica/documental, realizou-se um estudo teórico para discutir questões relativas ao pensamento computacional desenvolvidas a partir da proposição de atividades de programação nas escolas de educação básica. Para realizar tal discussão, expôs-se, inicialmente, o olhar de alguns pesquisadores sobre o conceito do pensamento computacional e, com um breve resgate histórico, procurou-se estabelecer relações entre os pressupostos presentes nesse tipo de raciocínio e os fundamentos do construcionismo, conforme descrito por Papert. Diante de tal análise, buscou-se identificar nos documentos oficiais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da área de Matemática evidências de indicações do desenvolvimento de habilidades ligadas ao raciocínio computacional, sendo que este último foi notado em atividades de programação. Foi possível observar que há proposição desse desenvolvimento na preocupação em oferecer a alunos da educação básica vivências que favoreçam a resolução de problemas, envolvendo abstração lógica e representação de dados, além da utilização de conceitos de uma linguagem de programação na implementação de algoritmos escritos em linguagem corrente e/ou matemática. Palavras-chave: Construcionismo. Resolução de problema. Algoritmo. Raciocínio lógico. Pensamento Computacional. Base Nacional Comum Curricular.Through a bibliographic/documentary research, a theoretical study was carried out to discuss issues related to computational thinking developed from the proposal of programming activities in basic education schools. For this discussion, we brought some researchers' perspectives on the concept of computational thinking, and, with a brief historical review, we sought to establish relationships between the assumptions present in this type of reasoning and the fundamentals of constructionism, as described by Papert. In the face of such an analysis, we aimed to identify in the official documents of the National Common Curricular Base (BNCC) in the Mathematics area evidence of indications of the development of skills related to computational reasoning, the latter being noted in programming activities. The concern with offering basic education students experiences that favour problem-solving involving logical abstraction and data representation, besides concepts of a programming language to implement algorithms written in current and/or mathematics language, shows that there is a focus on the development of such skills. Keywords: Constructionism. Problem-solving. Algorithm. Logical reasoning. Computational thinking. National Common Curricular Base.Universidade Federal de Sergipe2020-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1442210.34179/revisem.v5i2.14422Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 195-208Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 195-208Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 195-208Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 195-2082525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14422/10908Copyright (c) 2020 Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Angélica da Fontoura Garcia Silva, Ruy Cesar Pietropaolo, Samira Fayes Kfouri da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPrado, Maria Elisabette Brisola BritoSilva, Angélica da Fontoura Garcia Pietropaolo, Ruy CesarSilva, Samira Fayes Kfouri da 2020-09-19T17:56:50Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/14422Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-09-19T17:56:50Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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