Concepções de professores de Matemática sobre a inserção das TIC em um contexto de inovações curriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Maria Cristina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Melo Sena Santos, Nailys, da Silva Souza, Denize
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12212
Resumo: Este artigo objetivou apresentar as concepções de professores de matemática, em meio ao atual contexto de inovações curriculares, a respeito do uso e da integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) em sala de aula. Os dados foram coletados durante uma pesquisa de mestrado desenvolvida em um ambiente de formação continuada para professores de matemática, a partir da aplicação de um questionário e de discussões de grupo. Este projeto de formação continuada é realizado no projeto de extensão da Universidade Federal de Sergipe, intitulado Oficinas de Matemática, vinculado atualmente ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática desta universidade. Para tanto, após a análise dos dados, evidenciamos dois tipos de relatos: os que destacam as contribuições das TIC para o processo de ensino e relatos que apontam os desafios encontrados para a integração desses recursos ao seu planejamento, caracterizados como obstáculos a serem superados. Como aporte teórico para fomentar a discussão, utilizamos autores como Artigue (1998) e Valente (2005). Ao final, apontamos a importância de espaços de formação continuada que viabilizem a mudança de práticas e concepções sobre a integração dessas ferramentas no planejamento do professor. Palavras-chave: Tecnologias de informação e comunicação, formação de professores, currículo.
id UFS-6_d59e1e38571093c3c9e7c5b6acac5256
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/12212
network_acronym_str UFS-6
network_name_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository_id_str
spelling Concepções de professores de Matemática sobre a inserção das TIC em um contexto de inovações curricularesEste artigo objetivou apresentar as concepções de professores de matemática, em meio ao atual contexto de inovações curriculares, a respeito do uso e da integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) em sala de aula. Os dados foram coletados durante uma pesquisa de mestrado desenvolvida em um ambiente de formação continuada para professores de matemática, a partir da aplicação de um questionário e de discussões de grupo. Este projeto de formação continuada é realizado no projeto de extensão da Universidade Federal de Sergipe, intitulado Oficinas de Matemática, vinculado atualmente ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática desta universidade. Para tanto, após a análise dos dados, evidenciamos dois tipos de relatos: os que destacam as contribuições das TIC para o processo de ensino e relatos que apontam os desafios encontrados para a integração desses recursos ao seu planejamento, caracterizados como obstáculos a serem superados. Como aporte teórico para fomentar a discussão, utilizamos autores como Artigue (1998) e Valente (2005). Ao final, apontamos a importância de espaços de formação continuada que viabilizem a mudança de práticas e concepções sobre a integração dessas ferramentas no planejamento do professor. Palavras-chave: Tecnologias de informação e comunicação, formação de professores, currículo.Universidade Federal de Sergipe2020-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1221210.34179/revisem.v5i2.12212Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 128-143Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 128-143Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 128-143Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 128-1432525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12212/10892Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Maria CristinaMelo Sena Santos, Nailysda Silva Souza, Denize2020-09-19T18:03:05Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/12212Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-09-19T18:03:05Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de professores de Matemática sobre a inserção das TIC em um contexto de inovações curriculares
title Concepções de professores de Matemática sobre a inserção das TIC em um contexto de inovações curriculares
spellingShingle Concepções de professores de Matemática sobre a inserção das TIC em um contexto de inovações curriculares
Rosa, Maria Cristina
title_short Concepções de professores de Matemática sobre a inserção das TIC em um contexto de inovações curriculares
title_full Concepções de professores de Matemática sobre a inserção das TIC em um contexto de inovações curriculares
title_fullStr Concepções de professores de Matemática sobre a inserção das TIC em um contexto de inovações curriculares
title_full_unstemmed Concepções de professores de Matemática sobre a inserção das TIC em um contexto de inovações curriculares
title_sort Concepções de professores de Matemática sobre a inserção das TIC em um contexto de inovações curriculares
author Rosa, Maria Cristina
author_facet Rosa, Maria Cristina
Melo Sena Santos, Nailys
da Silva Souza, Denize
author_role author
author2 Melo Sena Santos, Nailys
da Silva Souza, Denize
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Maria Cristina
Melo Sena Santos, Nailys
da Silva Souza, Denize
description Este artigo objetivou apresentar as concepções de professores de matemática, em meio ao atual contexto de inovações curriculares, a respeito do uso e da integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) em sala de aula. Os dados foram coletados durante uma pesquisa de mestrado desenvolvida em um ambiente de formação continuada para professores de matemática, a partir da aplicação de um questionário e de discussões de grupo. Este projeto de formação continuada é realizado no projeto de extensão da Universidade Federal de Sergipe, intitulado Oficinas de Matemática, vinculado atualmente ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática desta universidade. Para tanto, após a análise dos dados, evidenciamos dois tipos de relatos: os que destacam as contribuições das TIC para o processo de ensino e relatos que apontam os desafios encontrados para a integração desses recursos ao seu planejamento, caracterizados como obstáculos a serem superados. Como aporte teórico para fomentar a discussão, utilizamos autores como Artigue (1998) e Valente (2005). Ao final, apontamos a importância de espaços de formação continuada que viabilizem a mudança de práticas e concepções sobre a integração dessas ferramentas no planejamento do professor. Palavras-chave: Tecnologias de informação e comunicação, formação de professores, currículo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12212
10.34179/revisem.v5i2.12212
url https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12212
identifier_str_mv 10.34179/revisem.v5i2.12212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12212/10892
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 128-143
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 128-143
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 128-143
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 128-143
2525-5444
reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
collection Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1754644460668452864