Concepções de professores de Matemática sobre a inserção das TIC em um contexto de inovações curriculares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12212 |
Resumo: | Este artigo objetivou apresentar as concepções de professores de matemática, em meio ao atual contexto de inovações curriculares, a respeito do uso e da integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) em sala de aula. Os dados foram coletados durante uma pesquisa de mestrado desenvolvida em um ambiente de formação continuada para professores de matemática, a partir da aplicação de um questionário e de discussões de grupo. Este projeto de formação continuada é realizado no projeto de extensão da Universidade Federal de Sergipe, intitulado Oficinas de Matemática, vinculado atualmente ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática desta universidade. Para tanto, após a análise dos dados, evidenciamos dois tipos de relatos: os que destacam as contribuições das TIC para o processo de ensino e relatos que apontam os desafios encontrados para a integração desses recursos ao seu planejamento, caracterizados como obstáculos a serem superados. Como aporte teórico para fomentar a discussão, utilizamos autores como Artigue (1998) e Valente (2005). Ao final, apontamos a importância de espaços de formação continuada que viabilizem a mudança de práticas e concepções sobre a integração dessas ferramentas no planejamento do professor. Palavras-chave: Tecnologias de informação e comunicação, formação de professores, currículo. |
id |
UFS-6_d59e1e38571093c3c9e7c5b6acac5256 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.ufs.br:article/12212 |
network_acronym_str |
UFS-6 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções de professores de Matemática sobre a inserção das TIC em um contexto de inovações curricularesEste artigo objetivou apresentar as concepções de professores de matemática, em meio ao atual contexto de inovações curriculares, a respeito do uso e da integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) em sala de aula. Os dados foram coletados durante uma pesquisa de mestrado desenvolvida em um ambiente de formação continuada para professores de matemática, a partir da aplicação de um questionário e de discussões de grupo. Este projeto de formação continuada é realizado no projeto de extensão da Universidade Federal de Sergipe, intitulado Oficinas de Matemática, vinculado atualmente ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática desta universidade. Para tanto, após a análise dos dados, evidenciamos dois tipos de relatos: os que destacam as contribuições das TIC para o processo de ensino e relatos que apontam os desafios encontrados para a integração desses recursos ao seu planejamento, caracterizados como obstáculos a serem superados. Como aporte teórico para fomentar a discussão, utilizamos autores como Artigue (1998) e Valente (2005). Ao final, apontamos a importância de espaços de formação continuada que viabilizem a mudança de práticas e concepções sobre a integração dessas ferramentas no planejamento do professor. Palavras-chave: Tecnologias de informação e comunicação, formação de professores, currículo.Universidade Federal de Sergipe2020-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1221210.34179/revisem.v5i2.12212Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 128-143Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 128-143Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 128-143Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 128-1432525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12212/10892Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Maria CristinaMelo Sena Santos, Nailysda Silva Souza, Denize2020-09-19T18:03:05Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/12212Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-09-19T18:03:05Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de professores de Matemática sobre a inserção das TIC em um contexto de inovações curriculares |
title |
Concepções de professores de Matemática sobre a inserção das TIC em um contexto de inovações curriculares |
spellingShingle |
Concepções de professores de Matemática sobre a inserção das TIC em um contexto de inovações curriculares Rosa, Maria Cristina |
title_short |
Concepções de professores de Matemática sobre a inserção das TIC em um contexto de inovações curriculares |
title_full |
Concepções de professores de Matemática sobre a inserção das TIC em um contexto de inovações curriculares |
title_fullStr |
Concepções de professores de Matemática sobre a inserção das TIC em um contexto de inovações curriculares |
title_full_unstemmed |
Concepções de professores de Matemática sobre a inserção das TIC em um contexto de inovações curriculares |
title_sort |
Concepções de professores de Matemática sobre a inserção das TIC em um contexto de inovações curriculares |
author |
Rosa, Maria Cristina |
author_facet |
Rosa, Maria Cristina Melo Sena Santos, Nailys da Silva Souza, Denize |
author_role |
author |
author2 |
Melo Sena Santos, Nailys da Silva Souza, Denize |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Maria Cristina Melo Sena Santos, Nailys da Silva Souza, Denize |
description |
Este artigo objetivou apresentar as concepções de professores de matemática, em meio ao atual contexto de inovações curriculares, a respeito do uso e da integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) em sala de aula. Os dados foram coletados durante uma pesquisa de mestrado desenvolvida em um ambiente de formação continuada para professores de matemática, a partir da aplicação de um questionário e de discussões de grupo. Este projeto de formação continuada é realizado no projeto de extensão da Universidade Federal de Sergipe, intitulado Oficinas de Matemática, vinculado atualmente ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática desta universidade. Para tanto, após a análise dos dados, evidenciamos dois tipos de relatos: os que destacam as contribuições das TIC para o processo de ensino e relatos que apontam os desafios encontrados para a integração desses recursos ao seu planejamento, caracterizados como obstáculos a serem superados. Como aporte teórico para fomentar a discussão, utilizamos autores como Artigue (1998) e Valente (2005). Ao final, apontamos a importância de espaços de formação continuada que viabilizem a mudança de práticas e concepções sobre a integração dessas ferramentas no planejamento do professor. Palavras-chave: Tecnologias de informação e comunicação, formação de professores, currículo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12212 10.34179/revisem.v5i2.12212 |
url |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12212 |
identifier_str_mv |
10.34179/revisem.v5i2.12212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12212/10892 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 128-143 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 128-143 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 128-143 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 128-143 2525-5444 reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
collection |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1754644460668452864 |