Mathematical task design from the perspective of creativity
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/13388 |
Resumo: | Esta pesquisa foi realizada em um grupo de trabalho colaborativo, cujo objetivo foi investigar como se dá a criatividade de professores no desenho de tarefas matemáticas e como esse processo contribui para a sua formação. Este estudo, de natureza qualitativa, contou com a participação de cinco professores de matemática e uma pedagoga que, juntos num processo formativo, recorreram a documentos curriculares oficiais e à literatura do desenho de tarefas matemáticas, de área e perímetro e da criatividade para desenhar tarefas matemáticas. Os resultados da pesquisa apontam que os professores têm dificuldades em desenhar tarefas abertas, autênticas/originais, devido à formação restrita que tiveram no aspecto de desenho de tarefas e de criatividade. Ainda, apontam como dificuldades o tempo para criação, o tempo para se dedicarem aos estudos e as lacunas no conhecimento matemático, entre outros fatores. Entretanto, professores mostraram potencial nos ricos redesenhos que criaram inspirados e apoiados em modelos ricos e criativos, mostrando-nos que espaços de formação contribuem de forma significativa para a reflexão da prática. Palavras-chave: Desenho de tarefas, Criatividade, Ensino de matemática. |
id |
UFS-6_fda0847b933349b157fd4e186ad0becc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.ufs.br:article/13388 |
network_acronym_str |
UFS-6 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Mathematical task design from the perspective of creativityDesenho de tarefas matemáticas na perspectiva da criatividadeEsta pesquisa foi realizada em um grupo de trabalho colaborativo, cujo objetivo foi investigar como se dá a criatividade de professores no desenho de tarefas matemáticas e como esse processo contribui para a sua formação. Este estudo, de natureza qualitativa, contou com a participação de cinco professores de matemática e uma pedagoga que, juntos num processo formativo, recorreram a documentos curriculares oficiais e à literatura do desenho de tarefas matemáticas, de área e perímetro e da criatividade para desenhar tarefas matemáticas. Os resultados da pesquisa apontam que os professores têm dificuldades em desenhar tarefas abertas, autênticas/originais, devido à formação restrita que tiveram no aspecto de desenho de tarefas e de criatividade. Ainda, apontam como dificuldades o tempo para criação, o tempo para se dedicarem aos estudos e as lacunas no conhecimento matemático, entre outros fatores. Entretanto, professores mostraram potencial nos ricos redesenhos que criaram inspirados e apoiados em modelos ricos e criativos, mostrando-nos que espaços de formação contribuem de forma significativa para a reflexão da prática. Palavras-chave: Desenho de tarefas, Criatividade, Ensino de matemática.This research was accomplished in a collaborative work group, whose objective was to investigate how teacher’s creativity occurs on mathematics task design and how this process contributes to their formation. This study, with qualitative nature, had the participation of five math teachers and one pedagogue who, together in a formative process, resorted to official’s curriculum documents and to mathematical task design literature, of area and perimeter and the creativity to design mathematical tasks. The research results point the teachers have difficulties to design open tasks, authentic/originals, because of the restrict formation that they received about design tasks and creativity. Still, the results point as difficulties the time for creation, the time for studies dedication and the gaps on mathematical knowledge, among other factors. However, teachers show potential in the rich redesigns that they creative inspired and supported by rich and creative models, showing us that formation spaces contribute significantly to practical reflection. Keywords: Tasks design, Creativity, Math teaching.Universidade Federal de Sergipe2020-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1338810.34179/revisem.v5i2.13388Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 343-363Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 343-363Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 343-363Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 343-3632525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/13388/10903Copyright (c) 2020 Gicelia Santos Souza Rodrigues, Drª Tânia Cristina Rocha Silva Gusmãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos Souza Rodrigues, Gicelia Rocha Silva Gusmão, Tânia Cristina2020-09-19T17:58:17Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/13388Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-09-19T17:58:17Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mathematical task design from the perspective of creativity Desenho de tarefas matemáticas na perspectiva da criatividade |
title |
Mathematical task design from the perspective of creativity |
spellingShingle |
Mathematical task design from the perspective of creativity Santos Souza Rodrigues, Gicelia |
title_short |
Mathematical task design from the perspective of creativity |
title_full |
Mathematical task design from the perspective of creativity |
title_fullStr |
Mathematical task design from the perspective of creativity |
title_full_unstemmed |
Mathematical task design from the perspective of creativity |
title_sort |
Mathematical task design from the perspective of creativity |
author |
Santos Souza Rodrigues, Gicelia |
author_facet |
Santos Souza Rodrigues, Gicelia Rocha Silva Gusmão, Tânia Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Rocha Silva Gusmão, Tânia Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos Souza Rodrigues, Gicelia Rocha Silva Gusmão, Tânia Cristina |
description |
Esta pesquisa foi realizada em um grupo de trabalho colaborativo, cujo objetivo foi investigar como se dá a criatividade de professores no desenho de tarefas matemáticas e como esse processo contribui para a sua formação. Este estudo, de natureza qualitativa, contou com a participação de cinco professores de matemática e uma pedagoga que, juntos num processo formativo, recorreram a documentos curriculares oficiais e à literatura do desenho de tarefas matemáticas, de área e perímetro e da criatividade para desenhar tarefas matemáticas. Os resultados da pesquisa apontam que os professores têm dificuldades em desenhar tarefas abertas, autênticas/originais, devido à formação restrita que tiveram no aspecto de desenho de tarefas e de criatividade. Ainda, apontam como dificuldades o tempo para criação, o tempo para se dedicarem aos estudos e as lacunas no conhecimento matemático, entre outros fatores. Entretanto, professores mostraram potencial nos ricos redesenhos que criaram inspirados e apoiados em modelos ricos e criativos, mostrando-nos que espaços de formação contribuem de forma significativa para a reflexão da prática. Palavras-chave: Desenho de tarefas, Criatividade, Ensino de matemática. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/13388 10.34179/revisem.v5i2.13388 |
url |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/13388 |
identifier_str_mv |
10.34179/revisem.v5i2.13388 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/13388/10903 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Gicelia Santos Souza Rodrigues, Drª Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Gicelia Santos Souza Rodrigues, Drª Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 343-363 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 343-363 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 343-363 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 343-363 2525-5444 reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
collection |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1754644460720881664 |