Mathematical task design from the perspective of creativity

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Souza Rodrigues, Gicelia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rocha Silva Gusmão, Tânia Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/13388
Resumo: Esta pesquisa foi realizada em um grupo de trabalho colaborativo, cujo objetivo foi investigar como se dá a criatividade de professores no desenho de tarefas matemáticas e como esse processo contribui para a sua formação. Este estudo, de natureza qualitativa, contou com a participação de cinco professores de matemática e uma pedagoga que, juntos num processo formativo, recorreram a documentos curriculares oficiais e à literatura do desenho de tarefas matemáticas, de área e perímetro e da criatividade para desenhar tarefas matemáticas. Os resultados da pesquisa apontam que os professores têm dificuldades em desenhar tarefas abertas, autênticas/originais, devido à formação restrita que tiveram no aspecto de desenho de tarefas e de criatividade. Ainda, apontam como dificuldades o tempo para criação, o tempo para se dedicarem aos estudos e as lacunas no conhecimento matemático, entre outros fatores. Entretanto, professores mostraram potencial nos ricos redesenhos que criaram inspirados e apoiados em modelos ricos e criativos, mostrando-nos que espaços de formação contribuem de forma significativa para a reflexão da prática. Palavras-chave: Desenho de tarefas, Criatividade, Ensino de matemática.
id UFS-6_fda0847b933349b157fd4e186ad0becc
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/13388
network_acronym_str UFS-6
network_name_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository_id_str
spelling Mathematical task design from the perspective of creativityDesenho de tarefas matemáticas na perspectiva da criatividadeEsta pesquisa foi realizada em um grupo de trabalho colaborativo, cujo objetivo foi investigar como se dá a criatividade de professores no desenho de tarefas matemáticas e como esse processo contribui para a sua formação. Este estudo, de natureza qualitativa, contou com a participação de cinco professores de matemática e uma pedagoga que, juntos num processo formativo, recorreram a documentos curriculares oficiais e à literatura do desenho de tarefas matemáticas, de área e perímetro e da criatividade para desenhar tarefas matemáticas. Os resultados da pesquisa apontam que os professores têm dificuldades em desenhar tarefas abertas, autênticas/originais, devido à formação restrita que tiveram no aspecto de desenho de tarefas e de criatividade. Ainda, apontam como dificuldades o tempo para criação, o tempo para se dedicarem aos estudos e as lacunas no conhecimento matemático, entre outros fatores. Entretanto, professores mostraram potencial nos ricos redesenhos que criaram inspirados e apoiados em modelos ricos e criativos, mostrando-nos que espaços de formação contribuem de forma significativa para a reflexão da prática. Palavras-chave: Desenho de tarefas, Criatividade, Ensino de matemática.This research was accomplished in a collaborative work group, whose objective was to investigate how teacher’s creativity occurs on mathematics task design and how this process contributes to their formation. This study, with qualitative nature, had the participation of five math teachers and one pedagogue who, together in a formative process, resorted to official’s curriculum documents and to mathematical task design literature, of area and perimeter and the creativity to design mathematical tasks. The research results point the teachers have difficulties to design open tasks, authentic/originals, because of the restrict formation that they received about design tasks and creativity. Still, the results point as difficulties the time for creation, the time for studies dedication and the gaps on mathematical knowledge, among other factors. However, teachers show potential in the rich redesigns that they creative inspired and supported by rich and creative models, showing us that formation spaces contribute significantly to practical reflection. Keywords: Tasks design, Creativity, Math teaching.Universidade Federal de Sergipe2020-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1338810.34179/revisem.v5i2.13388Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 343-363Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 343-363Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 343-363Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 343-3632525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/13388/10903Copyright (c) 2020 Gicelia Santos Souza Rodrigues, Drª Tânia Cristina Rocha Silva Gusmãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos Souza Rodrigues, Gicelia Rocha Silva Gusmão, Tânia Cristina2020-09-19T17:58:17Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/13388Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-09-19T17:58:17Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Mathematical task design from the perspective of creativity
Desenho de tarefas matemáticas na perspectiva da criatividade
title Mathematical task design from the perspective of creativity
spellingShingle Mathematical task design from the perspective of creativity
Santos Souza Rodrigues, Gicelia
title_short Mathematical task design from the perspective of creativity
title_full Mathematical task design from the perspective of creativity
title_fullStr Mathematical task design from the perspective of creativity
title_full_unstemmed Mathematical task design from the perspective of creativity
title_sort Mathematical task design from the perspective of creativity
author Santos Souza Rodrigues, Gicelia
author_facet Santos Souza Rodrigues, Gicelia
Rocha Silva Gusmão, Tânia Cristina
author_role author
author2 Rocha Silva Gusmão, Tânia Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Souza Rodrigues, Gicelia
Rocha Silva Gusmão, Tânia Cristina
description Esta pesquisa foi realizada em um grupo de trabalho colaborativo, cujo objetivo foi investigar como se dá a criatividade de professores no desenho de tarefas matemáticas e como esse processo contribui para a sua formação. Este estudo, de natureza qualitativa, contou com a participação de cinco professores de matemática e uma pedagoga que, juntos num processo formativo, recorreram a documentos curriculares oficiais e à literatura do desenho de tarefas matemáticas, de área e perímetro e da criatividade para desenhar tarefas matemáticas. Os resultados da pesquisa apontam que os professores têm dificuldades em desenhar tarefas abertas, autênticas/originais, devido à formação restrita que tiveram no aspecto de desenho de tarefas e de criatividade. Ainda, apontam como dificuldades o tempo para criação, o tempo para se dedicarem aos estudos e as lacunas no conhecimento matemático, entre outros fatores. Entretanto, professores mostraram potencial nos ricos redesenhos que criaram inspirados e apoiados em modelos ricos e criativos, mostrando-nos que espaços de formação contribuem de forma significativa para a reflexão da prática. Palavras-chave: Desenho de tarefas, Criatividade, Ensino de matemática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/13388
10.34179/revisem.v5i2.13388
url https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/13388
identifier_str_mv 10.34179/revisem.v5i2.13388
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/13388/10903
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Gicelia Santos Souza Rodrigues, Drª Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Gicelia Santos Souza Rodrigues, Drª Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 343-363
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 343-363
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 343-363
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 343-363
2525-5444
reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
collection Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1754644460720881664