Aprendizagem em saúde mental por meio da produção videográfica : relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Daniela Martins
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Göttems, Leila Bernarda Donato, Pires, Maria Raquel Gomes Maia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28848
https://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072013000400040
Resumo: Relata-se uma experiência educacional desenvolvida no Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal. Objetivou-se descrever a proposta metodológica do módulo de saúde do adulto, com ênfase na avaliação de aprendizagem. O módulo promoveu o diálogo entre a temática da saúde mental, com foco na clínica antimanicomial, a arte, por meio dos disparadores temáticos (filmes, música e poesia), e a Aprendizagem Baseada em Problemas. O exame de avaliação cognitiva foi realizado por meio da produção de vídeos. Os resultados indicam que na percepção dos estudantes, a metodologia do módulo favoreceu a compreensão da perspectiva psicossocial de atenção em saúde mental, criou um espaço legítimo de convivência com a singularidade e estimulou o trabalho em equipe e o processo criativo.
id UNB_287224422ef08daef6213b6a1e9e1cd3
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/28848
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Aprendizagem em saúde mental por meio da produção videográfica : relato de experiênciaLearning mental helth through videography production : an experimential reportAprendizaje en salud mental a través de la producción videográfica : relato de experienciaAprendizagem baseada em problemasAvaliação educacionalEnfermagem - estudo e ensinoSaúde mentalRelata-se uma experiência educacional desenvolvida no Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal. Objetivou-se descrever a proposta metodológica do módulo de saúde do adulto, com ênfase na avaliação de aprendizagem. O módulo promoveu o diálogo entre a temática da saúde mental, com foco na clínica antimanicomial, a arte, por meio dos disparadores temáticos (filmes, música e poesia), e a Aprendizagem Baseada em Problemas. O exame de avaliação cognitiva foi realizado por meio da produção de vídeos. Os resultados indicam que na percepção dos estudantes, a metodologia do módulo favoreceu a compreensão da perspectiva psicossocial de atenção em saúde mental, criou um espaço legítimo de convivência com a singularidade e estimulou o trabalho em equipe e o processo criativo.This article reports on an educational experience developed in the Undergraduate Nursing Program of the Escola Superior de Ciências da Saúde in the Federal District of Brazil. The objective is to describe the methodological proposal of the adult health module, with emphasis on learning evaluation. The module promoted dialogue between the thematic of mental health, with a focus on anti-asylum medicine; art, through thematic triggers (films, music, poetry); and Problem-Based Learning. The cognitive evaluation exam was done through production of videos. The results indicate that in the students' perceptions, the module's methodology aided in understanding the psychosocial perspective of mental health care, created a legitimate space of familiarity with singularity, and stimulated group work and the creative process.Se presenta una experiencia educativa desarrollada en el curso de graduación en Enfermería de la Escuela Superior de Ciencias da la Salud del Distrito Federal. El objetivo fue describir el módulo de la propuesta metodológica de salud del adulto, con énfasis en la evaluación de los aprendizajes. El módulo ha promovido el diálogo entre el tema de salud mental, centrándose en la clínica anti-manicomial, el arte, a través de disparadores temáticos (películas, música y poesía) y el Aprendizaje Basado en Problemas. El examen de evaluación cognitivo se realizó por medio de la producción de video. Los resultados mostraron que en la percepción de los estudiantes, el módulo de metodología favorece la comprensión de la perspectiva psicosocial de la salud mental, y ha creado un espacio legítimo para la convivencia con la singularidad y alienta proceso de trabajo en equipo y creatividad.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2017-12-07T05:02:56Z2017-12-07T05:02:56Z2013-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfMACHADO, Daniela Martins; GÖTTEMS, Leila Bernarda Donato; PIRES, Maria Raquel Gomes Maia. Aprendizagem em saúde mental por meio da produção videográfica: relato de experiência. Texto & Contexto - Enfermagem, Florianópolis, v. 22, n. 4, p. 1205-1213, out./dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072013000400040. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000400040&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 20 ago. 2020. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________MACHADO, Daniela Martins; GÖTTEMS, Leila Bernarda Donato; PIRES, Maria Raquel Gomes Maia. Learning mental helth through videography production: an experimential report. Texto & Contexto - Enfermagem, Florianópolis, v. 22, n. 4, p. 1205-1213, out./dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072013000400040. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000400040&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 20 ago. 2020.http://repositorio.unb.br/handle/10482/28848https://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072013000400040porengTexto & Contexto - Enfermagem - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000400040&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 20 ago. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Daniela MartinsGöttems, Leila Bernarda DonatoPires, Maria Raquel Gomes Maiareponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T00:05:38Zoai:repositorio.unb.br:10482/28848Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T00:05:38Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem em saúde mental por meio da produção videográfica : relato de experiência
Learning mental helth through videography production : an experimential report
Aprendizaje en salud mental a través de la producción videográfica : relato de experiencia
title Aprendizagem em saúde mental por meio da produção videográfica : relato de experiência
spellingShingle Aprendizagem em saúde mental por meio da produção videográfica : relato de experiência
Machado, Daniela Martins
Aprendizagem baseada em problemas
Avaliação educacional
Enfermagem - estudo e ensino
Saúde mental
title_short Aprendizagem em saúde mental por meio da produção videográfica : relato de experiência
title_full Aprendizagem em saúde mental por meio da produção videográfica : relato de experiência
title_fullStr Aprendizagem em saúde mental por meio da produção videográfica : relato de experiência
title_full_unstemmed Aprendizagem em saúde mental por meio da produção videográfica : relato de experiência
title_sort Aprendizagem em saúde mental por meio da produção videográfica : relato de experiência
author Machado, Daniela Martins
author_facet Machado, Daniela Martins
Göttems, Leila Bernarda Donato
Pires, Maria Raquel Gomes Maia
author_role author
author2 Göttems, Leila Bernarda Donato
Pires, Maria Raquel Gomes Maia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Daniela Martins
Göttems, Leila Bernarda Donato
Pires, Maria Raquel Gomes Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem baseada em problemas
Avaliação educacional
Enfermagem - estudo e ensino
Saúde mental
topic Aprendizagem baseada em problemas
Avaliação educacional
Enfermagem - estudo e ensino
Saúde mental
description Relata-se uma experiência educacional desenvolvida no Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal. Objetivou-se descrever a proposta metodológica do módulo de saúde do adulto, com ênfase na avaliação de aprendizagem. O módulo promoveu o diálogo entre a temática da saúde mental, com foco na clínica antimanicomial, a arte, por meio dos disparadores temáticos (filmes, música e poesia), e a Aprendizagem Baseada em Problemas. O exame de avaliação cognitiva foi realizado por meio da produção de vídeos. Os resultados indicam que na percepção dos estudantes, a metodologia do módulo favoreceu a compreensão da perspectiva psicossocial de atenção em saúde mental, criou um espaço legítimo de convivência com a singularidade e estimulou o trabalho em equipe e o processo criativo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12
2017-12-07T05:02:56Z
2017-12-07T05:02:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MACHADO, Daniela Martins; GÖTTEMS, Leila Bernarda Donato; PIRES, Maria Raquel Gomes Maia. Aprendizagem em saúde mental por meio da produção videográfica: relato de experiência. Texto & Contexto - Enfermagem, Florianópolis, v. 22, n. 4, p. 1205-1213, out./dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072013000400040. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000400040&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 20 ago. 2020. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
MACHADO, Daniela Martins; GÖTTEMS, Leila Bernarda Donato; PIRES, Maria Raquel Gomes Maia. Learning mental helth through videography production: an experimential report. Texto & Contexto - Enfermagem, Florianópolis, v. 22, n. 4, p. 1205-1213, out./dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072013000400040. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000400040&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 20 ago. 2020.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/28848
https://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072013000400040
identifier_str_mv MACHADO, Daniela Martins; GÖTTEMS, Leila Bernarda Donato; PIRES, Maria Raquel Gomes Maia. Aprendizagem em saúde mental por meio da produção videográfica: relato de experiência. Texto & Contexto - Enfermagem, Florianópolis, v. 22, n. 4, p. 1205-1213, out./dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072013000400040. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000400040&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 20 ago. 2020. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
MACHADO, Daniela Martins; GÖTTEMS, Leila Bernarda Donato; PIRES, Maria Raquel Gomes Maia. Learning mental helth through videography production: an experimential report. Texto & Contexto - Enfermagem, Florianópolis, v. 22, n. 4, p. 1205-1213, out./dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072013000400040. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000400040&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 20 ago. 2020.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/28848
https://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072013000400040
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580912028516352