Investigação do papel da experimentação na construção de conceitos em eletricidade no ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Joaquim de Oliveira
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Paulo, Sérgio Roberto de, Rinaldi, Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6881
Resumo: O papel do ensino experimental, a realização de experimentos no contexto do processo ensino-aprendizagem tem sido defendida por muitos autores, contudo, dados objetivos com relação à eficiência deste tipo de ensino não são encontrados facilmente na literatura. Este estudo tem como meta, avaliar objetivamente o papel do ensino experimental no ensino de Física no Nível Médio, utilizando-se de uma metodologia elaborada a partir de uma perspectiva construtivista. Os resultados mostraram diferenças entre os grupos pesquisados com a aplicação das respectivas metodologias. Constatou-se ainda, que alguns modelos detectados muito se assemelham aos de outras pesquisas, tais como o "modelo seqüencial" (Closset, 1.983), "modelo da ação à distância" (Nardi, 1.991), "modelo sumidero" (Andrés, 1.992), "modelo watts" (Rinaldi & Ure, 1.994), etc.
id UFSC-19_bae51caf6188dbe3989cab069683afce
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/6881
network_acronym_str UFSC-19
network_name_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Investigação do papel da experimentação na construção de conceitos em eletricidade no ensino médio.O papel do ensino experimental, a realização de experimentos no contexto do processo ensino-aprendizagem tem sido defendida por muitos autores, contudo, dados objetivos com relação à eficiência deste tipo de ensino não são encontrados facilmente na literatura. Este estudo tem como meta, avaliar objetivamente o papel do ensino experimental no ensino de Física no Nível Médio, utilizando-se de uma metodologia elaborada a partir de uma perspectiva construtivista. Os resultados mostraram diferenças entre os grupos pesquisados com a aplicação das respectivas metodologias. Constatou-se ainda, que alguns modelos detectados muito se assemelham aos de outras pesquisas, tais como o "modelo seqüencial" (Closset, 1.983), "modelo da ação à distância" (Nardi, 1.991), "modelo sumidero" (Andrés, 1.992), "modelo watts" (Rinaldi & Ure, 1.994), etc.Imprensa Universitária - UFSC1999-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6881Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 16 n. 1 (1999); 105-1222175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6881/13276Barbosa, Joaquim de OliveiraPaulo, Sérgio Roberto deRinaldi, Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-29T14:02:45Zoai:periodicos.ufsc.br:article/6881Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2022-11-29T14:02:45Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigação do papel da experimentação na construção de conceitos em eletricidade no ensino médio.
title Investigação do papel da experimentação na construção de conceitos em eletricidade no ensino médio.
spellingShingle Investigação do papel da experimentação na construção de conceitos em eletricidade no ensino médio.
Barbosa, Joaquim de Oliveira
title_short Investigação do papel da experimentação na construção de conceitos em eletricidade no ensino médio.
title_full Investigação do papel da experimentação na construção de conceitos em eletricidade no ensino médio.
title_fullStr Investigação do papel da experimentação na construção de conceitos em eletricidade no ensino médio.
title_full_unstemmed Investigação do papel da experimentação na construção de conceitos em eletricidade no ensino médio.
title_sort Investigação do papel da experimentação na construção de conceitos em eletricidade no ensino médio.
author Barbosa, Joaquim de Oliveira
author_facet Barbosa, Joaquim de Oliveira
Paulo, Sérgio Roberto de
Rinaldi, Carlos
author_role author
author2 Paulo, Sérgio Roberto de
Rinaldi, Carlos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Joaquim de Oliveira
Paulo, Sérgio Roberto de
Rinaldi, Carlos
description O papel do ensino experimental, a realização de experimentos no contexto do processo ensino-aprendizagem tem sido defendida por muitos autores, contudo, dados objetivos com relação à eficiência deste tipo de ensino não são encontrados facilmente na literatura. Este estudo tem como meta, avaliar objetivamente o papel do ensino experimental no ensino de Física no Nível Médio, utilizando-se de uma metodologia elaborada a partir de uma perspectiva construtivista. Os resultados mostraram diferenças entre os grupos pesquisados com a aplicação das respectivas metodologias. Constatou-se ainda, que alguns modelos detectados muito se assemelham aos de outras pesquisas, tais como o "modelo seqüencial" (Closset, 1.983), "modelo da ação à distância" (Nardi, 1.991), "modelo sumidero" (Andrés, 1.992), "modelo watts" (Rinaldi & Ure, 1.994), etc.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6881
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6881
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6881/13276
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 16 n. 1 (1999); 105-122
2175-7941
1677-2334
reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
collection Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com
_version_ 1799940570336985088