Investigação do papel da experimentação na construção de conceitos em eletricidade no ensino médio.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6881 |
Resumo: | O papel do ensino experimental, a realização de experimentos no contexto do processo ensino-aprendizagem tem sido defendida por muitos autores, contudo, dados objetivos com relação à eficiência deste tipo de ensino não são encontrados facilmente na literatura. Este estudo tem como meta, avaliar objetivamente o papel do ensino experimental no ensino de Física no Nível Médio, utilizando-se de uma metodologia elaborada a partir de uma perspectiva construtivista. Os resultados mostraram diferenças entre os grupos pesquisados com a aplicação das respectivas metodologias. Constatou-se ainda, que alguns modelos detectados muito se assemelham aos de outras pesquisas, tais como o "modelo seqüencial" (Closset, 1.983), "modelo da ação à distância" (Nardi, 1.991), "modelo sumidero" (Andrés, 1.992), "modelo watts" (Rinaldi & Ure, 1.994), etc. |
id |
UFSC-19_bae51caf6188dbe3989cab069683afce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/6881 |
network_acronym_str |
UFSC-19 |
network_name_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Investigação do papel da experimentação na construção de conceitos em eletricidade no ensino médio.O papel do ensino experimental, a realização de experimentos no contexto do processo ensino-aprendizagem tem sido defendida por muitos autores, contudo, dados objetivos com relação à eficiência deste tipo de ensino não são encontrados facilmente na literatura. Este estudo tem como meta, avaliar objetivamente o papel do ensino experimental no ensino de Física no Nível Médio, utilizando-se de uma metodologia elaborada a partir de uma perspectiva construtivista. Os resultados mostraram diferenças entre os grupos pesquisados com a aplicação das respectivas metodologias. Constatou-se ainda, que alguns modelos detectados muito se assemelham aos de outras pesquisas, tais como o "modelo seqüencial" (Closset, 1.983), "modelo da ação à distância" (Nardi, 1.991), "modelo sumidero" (Andrés, 1.992), "modelo watts" (Rinaldi & Ure, 1.994), etc.Imprensa Universitária - UFSC1999-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6881Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 16 n. 1 (1999); 105-1222175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6881/13276Barbosa, Joaquim de OliveiraPaulo, Sérgio Roberto deRinaldi, Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-29T14:02:45Zoai:periodicos.ufsc.br:article/6881Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2022-11-29T14:02:45Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigação do papel da experimentação na construção de conceitos em eletricidade no ensino médio. |
title |
Investigação do papel da experimentação na construção de conceitos em eletricidade no ensino médio. |
spellingShingle |
Investigação do papel da experimentação na construção de conceitos em eletricidade no ensino médio. Barbosa, Joaquim de Oliveira |
title_short |
Investigação do papel da experimentação na construção de conceitos em eletricidade no ensino médio. |
title_full |
Investigação do papel da experimentação na construção de conceitos em eletricidade no ensino médio. |
title_fullStr |
Investigação do papel da experimentação na construção de conceitos em eletricidade no ensino médio. |
title_full_unstemmed |
Investigação do papel da experimentação na construção de conceitos em eletricidade no ensino médio. |
title_sort |
Investigação do papel da experimentação na construção de conceitos em eletricidade no ensino médio. |
author |
Barbosa, Joaquim de Oliveira |
author_facet |
Barbosa, Joaquim de Oliveira Paulo, Sérgio Roberto de Rinaldi, Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Paulo, Sérgio Roberto de Rinaldi, Carlos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Joaquim de Oliveira Paulo, Sérgio Roberto de Rinaldi, Carlos |
description |
O papel do ensino experimental, a realização de experimentos no contexto do processo ensino-aprendizagem tem sido defendida por muitos autores, contudo, dados objetivos com relação à eficiência deste tipo de ensino não são encontrados facilmente na literatura. Este estudo tem como meta, avaliar objetivamente o papel do ensino experimental no ensino de Física no Nível Médio, utilizando-se de uma metodologia elaborada a partir de uma perspectiva construtivista. Os resultados mostraram diferenças entre os grupos pesquisados com a aplicação das respectivas metodologias. Constatou-se ainda, que alguns modelos detectados muito se assemelham aos de outras pesquisas, tais como o "modelo seqüencial" (Closset, 1.983), "modelo da ação à distância" (Nardi, 1.991), "modelo sumidero" (Andrés, 1.992), "modelo watts" (Rinaldi & Ure, 1.994), etc. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6881 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6881 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6881/13276 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 16 n. 1 (1999); 105-122 2175-7941 1677-2334 reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
collection |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com |
_version_ |
1799940570336985088 |