Write-speak retextualization: thw oral presentation case in undergraduate chemistry teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Patrícia Fernanda de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sacchi, Flávia Gabriele, Queiroz, Salete Linhares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/66734
Resumo: A habilidade de elaboração do gênero exposição oral é imprescindível na esfera acadêmica, porém, existem poucas oportunidades para seu aperfeiçoamento nos cursos de química. Neste trabalho temos como objetivo analisar a elaboração de exposições orais baseadas em artigo original de pesquisa (texto-base), por parte de graduandos dessa área. Para tanto, as operações de retextualização colocadas em funcionamento foram investigadas, tendo em vista o oferecimento de subsídios para a reflexão acerca das facilidades e dificuldades na utilização das mesmas. Os resultados apontaram que houve facilidade no uso de seis operações de retextualização, com destaque para as de acréscimo de nova informação e retomada. Já as dificuldades se relacionaram a três operações de retextualização, com destaque para a de construção de opinião própria. Atividades como as descritas neste trabalho são imprescindíveis no ensino superior, pois favorecem o desenvolvimento de habilidades necessárias à elaboração do gênero exposição oral por parte dos estudantes.
id UFSC-23_0f3dcbc1e3c946c7391516cdcd6b45a2
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/66734
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Write-speak retextualization: thw oral presentation case in undergraduate chemistry teachingRetextualização escrita-fala: o caso da exposição oral acadêmica na graduação em químicaA habilidade de elaboração do gênero exposição oral é imprescindível na esfera acadêmica, porém, existem poucas oportunidades para seu aperfeiçoamento nos cursos de química. Neste trabalho temos como objetivo analisar a elaboração de exposições orais baseadas em artigo original de pesquisa (texto-base), por parte de graduandos dessa área. Para tanto, as operações de retextualização colocadas em funcionamento foram investigadas, tendo em vista o oferecimento de subsídios para a reflexão acerca das facilidades e dificuldades na utilização das mesmas. Os resultados apontaram que houve facilidade no uso de seis operações de retextualização, com destaque para as de acréscimo de nova informação e retomada. Já as dificuldades se relacionaram a três operações de retextualização, com destaque para a de construção de opinião própria. Atividades como as descritas neste trabalho são imprescindíveis no ensino superior, pois favorecem o desenvolvimento de habilidades necessárias à elaboração do gênero exposição oral por parte dos estudantes.Universidade Federal de Santa Catarina2020-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/6673410.5007/1982-5153.2020v13n2p215Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 13 n. 2 (2020); 215-2401982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/66734/44739Copyright (c) 2020 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCabral, Patrícia Fernanda de OliveiraSacchi, Flávia Gabriele Queiroz, Salete Linhares2020-11-25T21:27:18Zoai:periodicos.ufsc.br:article/66734Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2020-11-25T21:27:18Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Write-speak retextualization: thw oral presentation case in undergraduate chemistry teaching
Retextualização escrita-fala: o caso da exposição oral acadêmica na graduação em química
title Write-speak retextualization: thw oral presentation case in undergraduate chemistry teaching
spellingShingle Write-speak retextualization: thw oral presentation case in undergraduate chemistry teaching
Cabral, Patrícia Fernanda de Oliveira
title_short Write-speak retextualization: thw oral presentation case in undergraduate chemistry teaching
title_full Write-speak retextualization: thw oral presentation case in undergraduate chemistry teaching
title_fullStr Write-speak retextualization: thw oral presentation case in undergraduate chemistry teaching
title_full_unstemmed Write-speak retextualization: thw oral presentation case in undergraduate chemistry teaching
title_sort Write-speak retextualization: thw oral presentation case in undergraduate chemistry teaching
author Cabral, Patrícia Fernanda de Oliveira
author_facet Cabral, Patrícia Fernanda de Oliveira
Sacchi, Flávia Gabriele
Queiroz, Salete Linhares
author_role author
author2 Sacchi, Flávia Gabriele
Queiroz, Salete Linhares
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Patrícia Fernanda de Oliveira
Sacchi, Flávia Gabriele
Queiroz, Salete Linhares
description A habilidade de elaboração do gênero exposição oral é imprescindível na esfera acadêmica, porém, existem poucas oportunidades para seu aperfeiçoamento nos cursos de química. Neste trabalho temos como objetivo analisar a elaboração de exposições orais baseadas em artigo original de pesquisa (texto-base), por parte de graduandos dessa área. Para tanto, as operações de retextualização colocadas em funcionamento foram investigadas, tendo em vista o oferecimento de subsídios para a reflexão acerca das facilidades e dificuldades na utilização das mesmas. Os resultados apontaram que houve facilidade no uso de seis operações de retextualização, com destaque para as de acréscimo de nova informação e retomada. Já as dificuldades se relacionaram a três operações de retextualização, com destaque para a de construção de opinião própria. Atividades como as descritas neste trabalho são imprescindíveis no ensino superior, pois favorecem o desenvolvimento de habilidades necessárias à elaboração do gênero exposição oral por parte dos estudantes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/66734
10.5007/1982-5153.2020v13n2p215
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/66734
identifier_str_mv 10.5007/1982-5153.2020v13n2p215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/66734/44739
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 13 n. 2 (2020); 215-240
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808843265478230016