Trajetória docente do professor de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Broi, Marisônia Pederiva da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Gessinger, Rosana, Lima, Valderez Marina do Rosário
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37550
Resumo: A pesquisa tem por objetivo compreender a relação entre prática docente e constituição da identidade profissional do professor de Matemática. Realizada em três cursos de graduação de Matemática no Estado do Rio Grande do Sul, a investigação desenvolveu-se a partir de uma amostragem intencional do que se quis compreender na trajetória docente desses professores. Neste estudo, utilizaram-se dois instrumentos: um Inventário de Desempenhos Docentes, que permitiu a identificação dos professores pelos alunos; uma entrevista semiestruturada. Da análise das entrevistas com os professores indicados pelos alunos por meio do inventário emergiram duas categorias, quais sejam: Desempenhos docentes com evidências de um ensino de qualidade e Ser professor de Matemática, que são apresentadas e discutidas ao longo do artigo. A análise empreendida evidenciou que a trajetória profissional dos professores apresenta uma riqueza de experiências que se reflete na prática. Assim, a vida pessoal e profissional desses docentes funde-se numa única história.
id UFSC-23_51f941aff3f6f509cf966c34d22543a3
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/37550
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Trajetória docente do professor de MatemáticaA pesquisa tem por objetivo compreender a relação entre prática docente e constituição da identidade profissional do professor de Matemática. Realizada em três cursos de graduação de Matemática no Estado do Rio Grande do Sul, a investigação desenvolveu-se a partir de uma amostragem intencional do que se quis compreender na trajetória docente desses professores. Neste estudo, utilizaram-se dois instrumentos: um Inventário de Desempenhos Docentes, que permitiu a identificação dos professores pelos alunos; uma entrevista semiestruturada. Da análise das entrevistas com os professores indicados pelos alunos por meio do inventário emergiram duas categorias, quais sejam: Desempenhos docentes com evidências de um ensino de qualidade e Ser professor de Matemática, que são apresentadas e discutidas ao longo do artigo. A análise empreendida evidenciou que a trajetória profissional dos professores apresenta uma riqueza de experiências que se reflete na prática. Assim, a vida pessoal e profissional desses docentes funde-se numa única história.Universidade Federal de Santa Catarina2011-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37550Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 1 (2011); 133-1511982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37550/28838Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessBroi, Marisônia Pederiva daGessinger, RosanaLima, Valderez Marina do Rosário2019-04-09T17:13:41Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37550Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-09T17:13:41Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetória docente do professor de Matemática
title Trajetória docente do professor de Matemática
spellingShingle Trajetória docente do professor de Matemática
Broi, Marisônia Pederiva da
title_short Trajetória docente do professor de Matemática
title_full Trajetória docente do professor de Matemática
title_fullStr Trajetória docente do professor de Matemática
title_full_unstemmed Trajetória docente do professor de Matemática
title_sort Trajetória docente do professor de Matemática
author Broi, Marisônia Pederiva da
author_facet Broi, Marisônia Pederiva da
Gessinger, Rosana
Lima, Valderez Marina do Rosário
author_role author
author2 Gessinger, Rosana
Lima, Valderez Marina do Rosário
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Broi, Marisônia Pederiva da
Gessinger, Rosana
Lima, Valderez Marina do Rosário
description A pesquisa tem por objetivo compreender a relação entre prática docente e constituição da identidade profissional do professor de Matemática. Realizada em três cursos de graduação de Matemática no Estado do Rio Grande do Sul, a investigação desenvolveu-se a partir de uma amostragem intencional do que se quis compreender na trajetória docente desses professores. Neste estudo, utilizaram-se dois instrumentos: um Inventário de Desempenhos Docentes, que permitiu a identificação dos professores pelos alunos; uma entrevista semiestruturada. Da análise das entrevistas com os professores indicados pelos alunos por meio do inventário emergiram duas categorias, quais sejam: Desempenhos docentes com evidências de um ensino de qualidade e Ser professor de Matemática, que são apresentadas e discutidas ao longo do artigo. A análise empreendida evidenciou que a trajetória profissional dos professores apresenta uma riqueza de experiências que se reflete na prática. Assim, a vida pessoal e profissional desses docentes funde-se numa única história.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37550
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37550/28838
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 1 (2011); 133-151
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313452206292992