Trajetória docente do professor de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37550 |
Resumo: | A pesquisa tem por objetivo compreender a relação entre prática docente e constituição da identidade profissional do professor de Matemática. Realizada em três cursos de graduação de Matemática no Estado do Rio Grande do Sul, a investigação desenvolveu-se a partir de uma amostragem intencional do que se quis compreender na trajetória docente desses professores. Neste estudo, utilizaram-se dois instrumentos: um Inventário de Desempenhos Docentes, que permitiu a identificação dos professores pelos alunos; uma entrevista semiestruturada. Da análise das entrevistas com os professores indicados pelos alunos por meio do inventário emergiram duas categorias, quais sejam: Desempenhos docentes com evidências de um ensino de qualidade e Ser professor de Matemática, que são apresentadas e discutidas ao longo do artigo. A análise empreendida evidenciou que a trajetória profissional dos professores apresenta uma riqueza de experiências que se reflete na prática. Assim, a vida pessoal e profissional desses docentes funde-se numa única história. |
id |
UFSC-23_51f941aff3f6f509cf966c34d22543a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/37550 |
network_acronym_str |
UFSC-23 |
network_name_str |
Alexandria (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
Trajetória docente do professor de MatemáticaA pesquisa tem por objetivo compreender a relação entre prática docente e constituição da identidade profissional do professor de Matemática. Realizada em três cursos de graduação de Matemática no Estado do Rio Grande do Sul, a investigação desenvolveu-se a partir de uma amostragem intencional do que se quis compreender na trajetória docente desses professores. Neste estudo, utilizaram-se dois instrumentos: um Inventário de Desempenhos Docentes, que permitiu a identificação dos professores pelos alunos; uma entrevista semiestruturada. Da análise das entrevistas com os professores indicados pelos alunos por meio do inventário emergiram duas categorias, quais sejam: Desempenhos docentes com evidências de um ensino de qualidade e Ser professor de Matemática, que são apresentadas e discutidas ao longo do artigo. A análise empreendida evidenciou que a trajetória profissional dos professores apresenta uma riqueza de experiências que se reflete na prática. Assim, a vida pessoal e profissional desses docentes funde-se numa única história.Universidade Federal de Santa Catarina2011-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37550Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 1 (2011); 133-1511982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37550/28838Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessBroi, Marisônia Pederiva daGessinger, RosanaLima, Valderez Marina do Rosário2019-04-09T17:13:41Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37550Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-09T17:13:41Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trajetória docente do professor de Matemática |
title |
Trajetória docente do professor de Matemática |
spellingShingle |
Trajetória docente do professor de Matemática Broi, Marisônia Pederiva da |
title_short |
Trajetória docente do professor de Matemática |
title_full |
Trajetória docente do professor de Matemática |
title_fullStr |
Trajetória docente do professor de Matemática |
title_full_unstemmed |
Trajetória docente do professor de Matemática |
title_sort |
Trajetória docente do professor de Matemática |
author |
Broi, Marisônia Pederiva da |
author_facet |
Broi, Marisônia Pederiva da Gessinger, Rosana Lima, Valderez Marina do Rosário |
author_role |
author |
author2 |
Gessinger, Rosana Lima, Valderez Marina do Rosário |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Broi, Marisônia Pederiva da Gessinger, Rosana Lima, Valderez Marina do Rosário |
description |
A pesquisa tem por objetivo compreender a relação entre prática docente e constituição da identidade profissional do professor de Matemática. Realizada em três cursos de graduação de Matemática no Estado do Rio Grande do Sul, a investigação desenvolveu-se a partir de uma amostragem intencional do que se quis compreender na trajetória docente desses professores. Neste estudo, utilizaram-se dois instrumentos: um Inventário de Desempenhos Docentes, que permitiu a identificação dos professores pelos alunos; uma entrevista semiestruturada. Da análise das entrevistas com os professores indicados pelos alunos por meio do inventário emergiram duas categorias, quais sejam: Desempenhos docentes com evidências de um ensino de qualidade e Ser professor de Matemática, que são apresentadas e discutidas ao longo do artigo. A análise empreendida evidenciou que a trajetória profissional dos professores apresenta uma riqueza de experiências que se reflete na prática. Assim, a vida pessoal e profissional desses docentes funde-se numa única história. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37550 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37550 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37550/28838 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 1 (2011); 133-151 1982-5153 reponame:Alexandria (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Alexandria (Florianópolis) |
collection |
Alexandria (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798313452206292992 |