A perspectiva freireana na formação continuada de professores de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caramello, Giselle Watanabe
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Zanotello, Marcelo, Pires, Marcelo Oliveira da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38215
Resumo: Neste artigo analisam-se elementos da perspectiva freireana, sistematizada por meio dos três momentos pedagógicos (3MP), na produção de professores de Física da rede estadual de São Paulo. Tais produções, referentes às temáticas dos 3º e 4º bimestres das três séries do Ensino Médio, foram desenvolvidas em um curso de formação continuada oferecido pela Universidade Federal do ABC em parceria com a Diretoria de Ensino da Região de Santo André. Na pesquisa foram consideradas as propostas de aulas elaboradas pelos professores ao longo dos encontros e suas considerações acerca dos3MP, expressas através de um questionário e de apresentações orais. A Análise Textual Discursiva foi utilizada para estudo do material coletado. Os resultados permitiram identificar alguns indícios de uma releitura da proposta curricular, a partir da vivência com a dinâmica dos 3MP, que podem influenciar as práticas de ensino dos participantes.
id UFSC-23_b8cf68fe254391d44413b12584a77140
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/38215
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling A perspectiva freireana na formação continuada de professores de físicaNeste artigo analisam-se elementos da perspectiva freireana, sistematizada por meio dos três momentos pedagógicos (3MP), na produção de professores de Física da rede estadual de São Paulo. Tais produções, referentes às temáticas dos 3º e 4º bimestres das três séries do Ensino Médio, foram desenvolvidas em um curso de formação continuada oferecido pela Universidade Federal do ABC em parceria com a Diretoria de Ensino da Região de Santo André. Na pesquisa foram consideradas as propostas de aulas elaboradas pelos professores ao longo dos encontros e suas considerações acerca dos3MP, expressas através de um questionário e de apresentações orais. A Análise Textual Discursiva foi utilizada para estudo do material coletado. Os resultados permitiram identificar alguns indícios de uma releitura da proposta curricular, a partir da vivência com a dinâmica dos 3MP, que podem influenciar as práticas de ensino dos participantes.Universidade Federal de Santa Catarina2014-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38215Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 2 (2014); 51-721982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38215/29119Copyright (c) 2014 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCaramello, Giselle WatanabeZanotello, MarceloPires, Marcelo Oliveira da Costa2019-04-12T14:20:04Zoai:periodicos.ufsc.br:article/38215Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-12T14:20:04Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A perspectiva freireana na formação continuada de professores de física
title A perspectiva freireana na formação continuada de professores de física
spellingShingle A perspectiva freireana na formação continuada de professores de física
Caramello, Giselle Watanabe
title_short A perspectiva freireana na formação continuada de professores de física
title_full A perspectiva freireana na formação continuada de professores de física
title_fullStr A perspectiva freireana na formação continuada de professores de física
title_full_unstemmed A perspectiva freireana na formação continuada de professores de física
title_sort A perspectiva freireana na formação continuada de professores de física
author Caramello, Giselle Watanabe
author_facet Caramello, Giselle Watanabe
Zanotello, Marcelo
Pires, Marcelo Oliveira da Costa
author_role author
author2 Zanotello, Marcelo
Pires, Marcelo Oliveira da Costa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caramello, Giselle Watanabe
Zanotello, Marcelo
Pires, Marcelo Oliveira da Costa
description Neste artigo analisam-se elementos da perspectiva freireana, sistematizada por meio dos três momentos pedagógicos (3MP), na produção de professores de Física da rede estadual de São Paulo. Tais produções, referentes às temáticas dos 3º e 4º bimestres das três séries do Ensino Médio, foram desenvolvidas em um curso de formação continuada oferecido pela Universidade Federal do ABC em parceria com a Diretoria de Ensino da Região de Santo André. Na pesquisa foram consideradas as propostas de aulas elaboradas pelos professores ao longo dos encontros e suas considerações acerca dos3MP, expressas através de um questionário e de apresentações orais. A Análise Textual Discursiva foi utilizada para estudo do material coletado. Os resultados permitiram identificar alguns indícios de uma releitura da proposta curricular, a partir da vivência com a dinâmica dos 3MP, que podem influenciar as práticas de ensino dos participantes.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38215
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38215/29119
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 2 (2014); 51-72
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313452978044928