Training for citizenship and science teaching: thougts from supervised training

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Rute da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Galieta, Tatiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/63166
Resumo: A partir do entendimento de que o discurso sobre a formação para a cidadania deve ser problematizado no âmbito do ensino de Ciências, realizou-se uma pesquisa que focou nos conceitos de cidadania e suas atribuições no contexto da formação inicial de professores de Ciências. Foi utilizada uma abordagem qualitativa com dados coletados em entrevistas com professores de estágio supervisionado de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública fluminense. Os resultados foram agrupados em duas categorias: concepções de cidadania relacionadas ao ensino de Ciências e articulações práticas entre ensino de Ciências e cidadania. Os professores sinalizaram conceitos de cidadania próximos às concepções procedimentalista e multicultural, embora também tenha havido entendimentos relacionados ao liberalismo clássico. Das práticas derivadas dos diálogos com as escolas surgiram os temas: trabalho docente, questões da adolescência, políticas públicas, linguagem, gênero e sexualidade, consumo, preservação ambiental e racismo.
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Formação para cidadania e ensino de ciências: reflexões a partir do estágio supervisionado
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