Theories of school financial education in the initial years of elementary school: how are they presented in mathematics textbooks?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Laís Thalita Bezerra dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pessoa, Cristiane Azevêdo dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/65879
Resumo: Este artigo abordará as temáticas de Educação Financeira Escolar (EFE) presentes em atividades de livros didáticos de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como objetivo identificar e discutir tais temáticas, nas quais as atividades que tinham potencial para discutir a EFE estavam inseridas. Como método, foram analisados todos os livros didáticos de Matemática aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2016, dentre os quais foram encontrados 32 livros que apresentavam atividades com potencial para trabalhar a EFE. Neles, foram analisadas as atividades presentes e as orientações nos manuais dos professores, identificando e classificando as temáticas de EFE nelas encontradas. Como resultados, aponta-se que nos livros de Alfabetização Matemática (1º ao 3º anos) foram identificadas 11 temáticas distintas. Assim, destaca-se que as atividades presentes em tais livros envolvem uma diversidade de temáticas importante para o trabalho com a EFE, sendo discutidos aspectos matemáticos e não matemáticos, em um processo de tomada de decisão. Nos livros de Matemática (4º e 5º anos), por sua vez, apenas três temáticas foram identificadas, o que indica, dentre outras conclusões, a necessidade de uma maior diversidade de situações a serem trabalhadas em tais livros.
id UFSC-23_f60ed7e691cc54f72452c2d50629ab10
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/65879
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Theories of school financial education in the initial years of elementary school: how are they presented in mathematics textbooks?Temáticas de educação financeira escolar nos anos iniciais do ensino fundamental: como são apresentadas em livros didáticos de matemática?Este artigo abordará as temáticas de Educação Financeira Escolar (EFE) presentes em atividades de livros didáticos de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como objetivo identificar e discutir tais temáticas, nas quais as atividades que tinham potencial para discutir a EFE estavam inseridas. Como método, foram analisados todos os livros didáticos de Matemática aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2016, dentre os quais foram encontrados 32 livros que apresentavam atividades com potencial para trabalhar a EFE. Neles, foram analisadas as atividades presentes e as orientações nos manuais dos professores, identificando e classificando as temáticas de EFE nelas encontradas. Como resultados, aponta-se que nos livros de Alfabetização Matemática (1º ao 3º anos) foram identificadas 11 temáticas distintas. Assim, destaca-se que as atividades presentes em tais livros envolvem uma diversidade de temáticas importante para o trabalho com a EFE, sendo discutidos aspectos matemáticos e não matemáticos, em um processo de tomada de decisão. Nos livros de Matemática (4º e 5º anos), por sua vez, apenas três temáticas foram identificadas, o que indica, dentre outras conclusões, a necessidade de uma maior diversidade de situações a serem trabalhadas em tais livros.Universidade Federal de Santa Catarina2020-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/6587910.5007/1982-5153.2020v13n2p191Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 13 n. 2 (2020); 191-2131982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/65879/44738Copyright (c) 2020 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Laís Thalita Bezerra dos Pessoa, Cristiane Azevêdo dos Santos2020-11-25T21:27:18Zoai:periodicos.ufsc.br:article/65879Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2020-11-25T21:27:18Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Theories of school financial education in the initial years of elementary school: how are they presented in mathematics textbooks?
Temáticas de educação financeira escolar nos anos iniciais do ensino fundamental: como são apresentadas em livros didáticos de matemática?
title Theories of school financial education in the initial years of elementary school: how are they presented in mathematics textbooks?
spellingShingle Theories of school financial education in the initial years of elementary school: how are they presented in mathematics textbooks?
Santos, Laís Thalita Bezerra dos
title_short Theories of school financial education in the initial years of elementary school: how are they presented in mathematics textbooks?
title_full Theories of school financial education in the initial years of elementary school: how are they presented in mathematics textbooks?
title_fullStr Theories of school financial education in the initial years of elementary school: how are they presented in mathematics textbooks?
title_full_unstemmed Theories of school financial education in the initial years of elementary school: how are they presented in mathematics textbooks?
title_sort Theories of school financial education in the initial years of elementary school: how are they presented in mathematics textbooks?
author Santos, Laís Thalita Bezerra dos
author_facet Santos, Laís Thalita Bezerra dos
Pessoa, Cristiane Azevêdo dos Santos
author_role author
author2 Pessoa, Cristiane Azevêdo dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Laís Thalita Bezerra dos
Pessoa, Cristiane Azevêdo dos Santos
description Este artigo abordará as temáticas de Educação Financeira Escolar (EFE) presentes em atividades de livros didáticos de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como objetivo identificar e discutir tais temáticas, nas quais as atividades que tinham potencial para discutir a EFE estavam inseridas. Como método, foram analisados todos os livros didáticos de Matemática aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2016, dentre os quais foram encontrados 32 livros que apresentavam atividades com potencial para trabalhar a EFE. Neles, foram analisadas as atividades presentes e as orientações nos manuais dos professores, identificando e classificando as temáticas de EFE nelas encontradas. Como resultados, aponta-se que nos livros de Alfabetização Matemática (1º ao 3º anos) foram identificadas 11 temáticas distintas. Assim, destaca-se que as atividades presentes em tais livros envolvem uma diversidade de temáticas importante para o trabalho com a EFE, sendo discutidos aspectos matemáticos e não matemáticos, em um processo de tomada de decisão. Nos livros de Matemática (4º e 5º anos), por sua vez, apenas três temáticas foram identificadas, o que indica, dentre outras conclusões, a necessidade de uma maior diversidade de situações a serem trabalhadas em tais livros.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/65879
10.5007/1982-5153.2020v13n2p191
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/65879
identifier_str_mv 10.5007/1982-5153.2020v13n2p191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/65879/44738
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 13 n. 2 (2020); 191-213
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808843265477181440