Theories of school financial education in the initial years of elementary school: how are they presented in mathematics textbooks?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/65879 |
Resumo: | Este artigo abordará as temáticas de Educação Financeira Escolar (EFE) presentes em atividades de livros didáticos de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como objetivo identificar e discutir tais temáticas, nas quais as atividades que tinham potencial para discutir a EFE estavam inseridas. Como método, foram analisados todos os livros didáticos de Matemática aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2016, dentre os quais foram encontrados 32 livros que apresentavam atividades com potencial para trabalhar a EFE. Neles, foram analisadas as atividades presentes e as orientações nos manuais dos professores, identificando e classificando as temáticas de EFE nelas encontradas. Como resultados, aponta-se que nos livros de Alfabetização Matemática (1º ao 3º anos) foram identificadas 11 temáticas distintas. Assim, destaca-se que as atividades presentes em tais livros envolvem uma diversidade de temáticas importante para o trabalho com a EFE, sendo discutidos aspectos matemáticos e não matemáticos, em um processo de tomada de decisão. Nos livros de Matemática (4º e 5º anos), por sua vez, apenas três temáticas foram identificadas, o que indica, dentre outras conclusões, a necessidade de uma maior diversidade de situações a serem trabalhadas em tais livros. |
id |
UFSC-23_f60ed7e691cc54f72452c2d50629ab10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/65879 |
network_acronym_str |
UFSC-23 |
network_name_str |
Alexandria (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
Theories of school financial education in the initial years of elementary school: how are they presented in mathematics textbooks?Temáticas de educação financeira escolar nos anos iniciais do ensino fundamental: como são apresentadas em livros didáticos de matemática?Este artigo abordará as temáticas de Educação Financeira Escolar (EFE) presentes em atividades de livros didáticos de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como objetivo identificar e discutir tais temáticas, nas quais as atividades que tinham potencial para discutir a EFE estavam inseridas. Como método, foram analisados todos os livros didáticos de Matemática aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2016, dentre os quais foram encontrados 32 livros que apresentavam atividades com potencial para trabalhar a EFE. Neles, foram analisadas as atividades presentes e as orientações nos manuais dos professores, identificando e classificando as temáticas de EFE nelas encontradas. Como resultados, aponta-se que nos livros de Alfabetização Matemática (1º ao 3º anos) foram identificadas 11 temáticas distintas. Assim, destaca-se que as atividades presentes em tais livros envolvem uma diversidade de temáticas importante para o trabalho com a EFE, sendo discutidos aspectos matemáticos e não matemáticos, em um processo de tomada de decisão. Nos livros de Matemática (4º e 5º anos), por sua vez, apenas três temáticas foram identificadas, o que indica, dentre outras conclusões, a necessidade de uma maior diversidade de situações a serem trabalhadas em tais livros.Universidade Federal de Santa Catarina2020-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/6587910.5007/1982-5153.2020v13n2p191Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 13 n. 2 (2020); 191-2131982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/65879/44738Copyright (c) 2020 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Laís Thalita Bezerra dos Pessoa, Cristiane Azevêdo dos Santos2020-11-25T21:27:18Zoai:periodicos.ufsc.br:article/65879Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2020-11-25T21:27:18Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Theories of school financial education in the initial years of elementary school: how are they presented in mathematics textbooks? Temáticas de educação financeira escolar nos anos iniciais do ensino fundamental: como são apresentadas em livros didáticos de matemática? |
title |
Theories of school financial education in the initial years of elementary school: how are they presented in mathematics textbooks? |
spellingShingle |
Theories of school financial education in the initial years of elementary school: how are they presented in mathematics textbooks? Santos, Laís Thalita Bezerra dos |
title_short |
Theories of school financial education in the initial years of elementary school: how are they presented in mathematics textbooks? |
title_full |
Theories of school financial education in the initial years of elementary school: how are they presented in mathematics textbooks? |
title_fullStr |
Theories of school financial education in the initial years of elementary school: how are they presented in mathematics textbooks? |
title_full_unstemmed |
Theories of school financial education in the initial years of elementary school: how are they presented in mathematics textbooks? |
title_sort |
Theories of school financial education in the initial years of elementary school: how are they presented in mathematics textbooks? |
author |
Santos, Laís Thalita Bezerra dos |
author_facet |
Santos, Laís Thalita Bezerra dos Pessoa, Cristiane Azevêdo dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Pessoa, Cristiane Azevêdo dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Laís Thalita Bezerra dos Pessoa, Cristiane Azevêdo dos Santos |
description |
Este artigo abordará as temáticas de Educação Financeira Escolar (EFE) presentes em atividades de livros didáticos de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como objetivo identificar e discutir tais temáticas, nas quais as atividades que tinham potencial para discutir a EFE estavam inseridas. Como método, foram analisados todos os livros didáticos de Matemática aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2016, dentre os quais foram encontrados 32 livros que apresentavam atividades com potencial para trabalhar a EFE. Neles, foram analisadas as atividades presentes e as orientações nos manuais dos professores, identificando e classificando as temáticas de EFE nelas encontradas. Como resultados, aponta-se que nos livros de Alfabetização Matemática (1º ao 3º anos) foram identificadas 11 temáticas distintas. Assim, destaca-se que as atividades presentes em tais livros envolvem uma diversidade de temáticas importante para o trabalho com a EFE, sendo discutidos aspectos matemáticos e não matemáticos, em um processo de tomada de decisão. Nos livros de Matemática (4º e 5º anos), por sua vez, apenas três temáticas foram identificadas, o que indica, dentre outras conclusões, a necessidade de uma maior diversidade de situações a serem trabalhadas em tais livros. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/65879 10.5007/1982-5153.2020v13n2p191 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/65879 |
identifier_str_mv |
10.5007/1982-5153.2020v13n2p191 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/65879/44738 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 13 n. 2 (2020); 191-213 1982-5153 reponame:Alexandria (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Alexandria (Florianópolis) |
collection |
Alexandria (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808843265477181440 |