TDAH e medicalização: Implicações neurolinguísticas e educacionais do déficit de atenção/hiperatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pottmeier, Sandra
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Donida, Lais Oliva, Darde, Aline Olin Goulart
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fórum Linguístico
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2019v16n4p4250
Resumo: TDAH E MEDICALIZAÇÃO: implicações neurolinguísticas e educacionais do Déficit de Atenção/Hiperatividade, de autoria de Rita Signor, mestra e doutora em Linguística pela UFSC, fonoaudióloga no Hospital Infantil Joana de Gusmão (Florianópolis/SC), e de Ana Paula Santana, fonoaudióloga, mestra e doutora em Linguística pela UNICAMP, professora do curso de Fonoaudiologia e da Pós-Graduação em Linguística da UFSC, busca “[...] discutir os aspectos neurolinguísticos, clínicos e educacionais atrelados à produção do chamado TDAH [...]” (SIGNOR; SANTANA, 2016, p. 17).Este livro, publicado em 2016, destaca-se pela relevância do tema, uma vez que há ainda poucas produções interdisciplinares que tratem do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade numa visão para além do diagnóstico clínico, ou seja, por meio de uma análise que considere o sujeito em sua dimensão histórico-cultural. A retomada do conceito de normal versus patológico no TDAH é constituída, no livro de Signor e Santana (2016), a partir de uma heterogeneidade de olhares, os quais entendem os sujeitos (crianças e adolescentes) como seres sociais, históricos e capazes. Trata-se, portanto, de uma leitura indispensável a estudantes, professores e pesquisadores que se interessam pela temática.
id UFSC-24_2b50c00f3aede4937ad8a7689b0c7e99
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/60352
network_acronym_str UFSC-24
network_name_str Fórum Linguístico
repository_id_str
spelling TDAH e medicalização: Implicações neurolinguísticas e educacionais do déficit de atenção/hiperatividadeTDAH E MEDICALIZAÇÃO: implicações neurolinguísticas e educacionais do Déficit de Atenção/Hiperatividade, de autoria de Rita Signor, mestra e doutora em Linguística pela UFSC, fonoaudióloga no Hospital Infantil Joana de Gusmão (Florianópolis/SC), e de Ana Paula Santana, fonoaudióloga, mestra e doutora em Linguística pela UNICAMP, professora do curso de Fonoaudiologia e da Pós-Graduação em Linguística da UFSC, busca “[...] discutir os aspectos neurolinguísticos, clínicos e educacionais atrelados à produção do chamado TDAH [...]” (SIGNOR; SANTANA, 2016, p. 17).Este livro, publicado em 2016, destaca-se pela relevância do tema, uma vez que há ainda poucas produções interdisciplinares que tratem do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade numa visão para além do diagnóstico clínico, ou seja, por meio de uma análise que considere o sujeito em sua dimensão histórico-cultural. A retomada do conceito de normal versus patológico no TDAH é constituída, no livro de Signor e Santana (2016), a partir de uma heterogeneidade de olhares, os quais entendem os sujeitos (crianças e adolescentes) como seres sociais, históricos e capazes. Trata-se, portanto, de uma leitura indispensável a estudantes, professores e pesquisadores que se interessam pela temática.Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFSC2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2019v16n4p425010.5007/1984-8412.2019v16n4p4250Fórum Linguístico; Vol. 16 No. 4 (2019); 4250-4253Fórum Linguístico; Vol. 16 Núm. 4 (2019); 4250-4253Fórum Linguístico; v. 16 n. 4 (2019); 4250-42531984-84121415-8698reponame:Fórum Linguísticoinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2019v16n4p4250/42436Copyright (c) 2020 Fórum Linguísticoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPottmeier, SandraDonida, Lais OlivaDarde, Aline Olin Goulart2020-02-11T08:26:16Zoai:periodicos.ufsc.br:article/60352Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/indexPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/oaiportaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br || atilio.butturi@ufsc.br1984-84121984-8412opendoar:2023-01-12T16:40:35.151727Fórum Linguístico - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv TDAH e medicalização: Implicações neurolinguísticas e educacionais do déficit de atenção/hiperatividade
title TDAH e medicalização: Implicações neurolinguísticas e educacionais do déficit de atenção/hiperatividade
spellingShingle TDAH e medicalização: Implicações neurolinguísticas e educacionais do déficit de atenção/hiperatividade
Pottmeier, Sandra
title_short TDAH e medicalização: Implicações neurolinguísticas e educacionais do déficit de atenção/hiperatividade
title_full TDAH e medicalização: Implicações neurolinguísticas e educacionais do déficit de atenção/hiperatividade
title_fullStr TDAH e medicalização: Implicações neurolinguísticas e educacionais do déficit de atenção/hiperatividade
title_full_unstemmed TDAH e medicalização: Implicações neurolinguísticas e educacionais do déficit de atenção/hiperatividade
title_sort TDAH e medicalização: Implicações neurolinguísticas e educacionais do déficit de atenção/hiperatividade
author Pottmeier, Sandra
author_facet Pottmeier, Sandra
Donida, Lais Oliva
Darde, Aline Olin Goulart
author_role author
author2 Donida, Lais Oliva
Darde, Aline Olin Goulart
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pottmeier, Sandra
Donida, Lais Oliva
Darde, Aline Olin Goulart
description TDAH E MEDICALIZAÇÃO: implicações neurolinguísticas e educacionais do Déficit de Atenção/Hiperatividade, de autoria de Rita Signor, mestra e doutora em Linguística pela UFSC, fonoaudióloga no Hospital Infantil Joana de Gusmão (Florianópolis/SC), e de Ana Paula Santana, fonoaudióloga, mestra e doutora em Linguística pela UNICAMP, professora do curso de Fonoaudiologia e da Pós-Graduação em Linguística da UFSC, busca “[...] discutir os aspectos neurolinguísticos, clínicos e educacionais atrelados à produção do chamado TDAH [...]” (SIGNOR; SANTANA, 2016, p. 17).Este livro, publicado em 2016, destaca-se pela relevância do tema, uma vez que há ainda poucas produções interdisciplinares que tratem do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade numa visão para além do diagnóstico clínico, ou seja, por meio de uma análise que considere o sujeito em sua dimensão histórico-cultural. A retomada do conceito de normal versus patológico no TDAH é constituída, no livro de Signor e Santana (2016), a partir de uma heterogeneidade de olhares, os quais entendem os sujeitos (crianças e adolescentes) como seres sociais, históricos e capazes. Trata-se, portanto, de uma leitura indispensável a estudantes, professores e pesquisadores que se interessam pela temática.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2019v16n4p4250
10.5007/1984-8412.2019v16n4p4250
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2019v16n4p4250
identifier_str_mv 10.5007/1984-8412.2019v16n4p4250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2019v16n4p4250/42436
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Fórum Linguístico
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Fórum Linguístico
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Fórum Linguístico; Vol. 16 No. 4 (2019); 4250-4253
Fórum Linguístico; Vol. 16 Núm. 4 (2019); 4250-4253
Fórum Linguístico; v. 16 n. 4 (2019); 4250-4253
1984-8412
1415-8698
reponame:Fórum Linguístico
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Fórum Linguístico
collection Fórum Linguístico
repository.name.fl_str_mv Fórum Linguístico - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br || atilio.butturi@ufsc.br
_version_ 1797051420045737984