A formação graduada do terapeuta ocupacional no campo da saúde mental: a perspectiva de discentes e egressos/Occupational therapist graduation in the mental health field: enrolled and former students perspective
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1192 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi identificar a compreensão de discentes e egressos de cursos de graduação em Terapia Ocupacional sobre a formação para atuação no campo da saúde mental e como eles avaliam a articulação desta formação com as políticas públicas de saúde mental brasileiras. Trata-se de um estudo quantiqualitativo, que contou com a participação de 135 discentes e egressos de cursos de graduação em Terapia Ocupacional do Estado de São Paulo. Os dados, que foram coletados por meio de questionário, foram descritos e apresentados através da análise categorial. Os discentes e egressos avaliam positivamente a formação em saúde mental recebida durante a graduação, indicando segurança para atuação no campo; no entanto, vinculam a formação continuada como estratégia também necessária para a prática. Os resultados também revelam a existência de discrepâncias entre os pressupostos das políticas públicas do setor e a realidade dos serviços em que as práticas de formação acontecem. Discute-se sobre as diretrizes curriculares em vigor, a realidade dos serviços e as práticas de formação. O estudo fornece elementos para a reflexão da formação profissional no campo da saúde mental em geral, especificamente para a Terapia Ocupacional, e acrescenta aos estudos sobre a formação do terapeuta ocupacional no Brasil. |
id |
UFSCAR-1_7bcd4969b5aedb5163e11e8145713534 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1192 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação graduada do terapeuta ocupacional no campo da saúde mental: a perspectiva de discentes e egressos/Occupational therapist graduation in the mental health field: enrolled and former students perspectiveO objetivo deste estudo foi identificar a compreensão de discentes e egressos de cursos de graduação em Terapia Ocupacional sobre a formação para atuação no campo da saúde mental e como eles avaliam a articulação desta formação com as políticas públicas de saúde mental brasileiras. Trata-se de um estudo quantiqualitativo, que contou com a participação de 135 discentes e egressos de cursos de graduação em Terapia Ocupacional do Estado de São Paulo. Os dados, que foram coletados por meio de questionário, foram descritos e apresentados através da análise categorial. Os discentes e egressos avaliam positivamente a formação em saúde mental recebida durante a graduação, indicando segurança para atuação no campo; no entanto, vinculam a formação continuada como estratégia também necessária para a prática. Os resultados também revelam a existência de discrepâncias entre os pressupostos das políticas públicas do setor e a realidade dos serviços em que as práticas de formação acontecem. Discute-se sobre as diretrizes curriculares em vigor, a realidade dos serviços e as práticas de formação. O estudo fornece elementos para a reflexão da formação profissional no campo da saúde mental em geral, especificamente para a Terapia Ocupacional, e acrescenta aos estudos sobre a formação do terapeuta ocupacional no Brasil.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/119210.4322/0104-4931.ctoAO0613Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 23 No. 4 (2015); 689-699Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 23 Núm. 4 (2015); 689-699Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 23 n. 4 (2015); 689-6992526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1192/657Copyright (c) 2015 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLins, Sarah Raquel AlmeidaMatsukura, Thelma Simões2022-04-22T17:59:44Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1192Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-22T17:59:44Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação graduada do terapeuta ocupacional no campo da saúde mental: a perspectiva de discentes e egressos/Occupational therapist graduation in the mental health field: enrolled and former students perspective |
title |
A formação graduada do terapeuta ocupacional no campo da saúde mental: a perspectiva de discentes e egressos/Occupational therapist graduation in the mental health field: enrolled and former students perspective |
spellingShingle |
A formação graduada do terapeuta ocupacional no campo da saúde mental: a perspectiva de discentes e egressos/Occupational therapist graduation in the mental health field: enrolled and former students perspective Lins, Sarah Raquel Almeida |
title_short |
A formação graduada do terapeuta ocupacional no campo da saúde mental: a perspectiva de discentes e egressos/Occupational therapist graduation in the mental health field: enrolled and former students perspective |
title_full |
A formação graduada do terapeuta ocupacional no campo da saúde mental: a perspectiva de discentes e egressos/Occupational therapist graduation in the mental health field: enrolled and former students perspective |
title_fullStr |
A formação graduada do terapeuta ocupacional no campo da saúde mental: a perspectiva de discentes e egressos/Occupational therapist graduation in the mental health field: enrolled and former students perspective |
title_full_unstemmed |
A formação graduada do terapeuta ocupacional no campo da saúde mental: a perspectiva de discentes e egressos/Occupational therapist graduation in the mental health field: enrolled and former students perspective |
title_sort |
A formação graduada do terapeuta ocupacional no campo da saúde mental: a perspectiva de discentes e egressos/Occupational therapist graduation in the mental health field: enrolled and former students perspective |
author |
Lins, Sarah Raquel Almeida |
author_facet |
Lins, Sarah Raquel Almeida Matsukura, Thelma Simões |
author_role |
author |
author2 |
Matsukura, Thelma Simões |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lins, Sarah Raquel Almeida Matsukura, Thelma Simões |
description |
O objetivo deste estudo foi identificar a compreensão de discentes e egressos de cursos de graduação em Terapia Ocupacional sobre a formação para atuação no campo da saúde mental e como eles avaliam a articulação desta formação com as políticas públicas de saúde mental brasileiras. Trata-se de um estudo quantiqualitativo, que contou com a participação de 135 discentes e egressos de cursos de graduação em Terapia Ocupacional do Estado de São Paulo. Os dados, que foram coletados por meio de questionário, foram descritos e apresentados através da análise categorial. Os discentes e egressos avaliam positivamente a formação em saúde mental recebida durante a graduação, indicando segurança para atuação no campo; no entanto, vinculam a formação continuada como estratégia também necessária para a prática. Os resultados também revelam a existência de discrepâncias entre os pressupostos das políticas públicas do setor e a realidade dos serviços em que as práticas de formação acontecem. Discute-se sobre as diretrizes curriculares em vigor, a realidade dos serviços e as práticas de formação. O estudo fornece elementos para a reflexão da formação profissional no campo da saúde mental em geral, especificamente para a Terapia Ocupacional, e acrescenta aos estudos sobre a formação do terapeuta ocupacional no Brasil. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1192 10.4322/0104-4931.ctoAO0613 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1192 |
identifier_str_mv |
10.4322/0104-4931.ctoAO0613 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1192/657 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 23 No. 4 (2015); 689-699 Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 23 Núm. 4 (2015); 689-699 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 23 n. 4 (2015); 689-699 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688315948826624 |