A formação graduada do terapeuta ocupacional no campo da saúde mental: a perspectiva de discentes e egressos/Occupational therapist graduation in the mental health field: enrolled and former students perspective

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lins, Sarah Raquel Almeida
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Matsukura, Thelma Simões
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1192
Resumo: O objetivo deste estudo foi identificar a compreensão de discentes e egressos de cursos de graduação em Terapia Ocupacional sobre a formação para atuação no campo da saúde mental e como eles avaliam a articulação desta formação com as políticas públicas de saúde mental brasileiras. Trata-se de um estudo quantiqualitativo, que contou com a participação de 135 discentes e egressos de cursos de graduação em Terapia Ocupacional do Estado de São Paulo. Os dados, que foram coletados por meio de questionário, foram descritos e apresentados através da análise categorial. Os discentes e egressos avaliam positivamente a formação em saúde mental recebida durante a graduação, indicando segurança para atuação no campo; no entanto, vinculam a formação continuada como estratégia também necessária para a prática. Os resultados também revelam a existência de discrepâncias entre os pressupostos das políticas públicas do setor e a realidade dos serviços em que as práticas de formação acontecem. Discute-se sobre as diretrizes curriculares em vigor, a realidade dos serviços e as práticas de formação. O estudo fornece elementos para a reflexão da formação profissional no campo da saúde mental em geral, especificamente para a Terapia Ocupacional, e acrescenta aos estudos sobre a formação do terapeuta ocupacional no Brasil.
id UFSCAR-1_7bcd4969b5aedb5163e11e8145713534
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1192
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling A formação graduada do terapeuta ocupacional no campo da saúde mental: a perspectiva de discentes e egressos/Occupational therapist graduation in the mental health field: enrolled and former students perspectiveO objetivo deste estudo foi identificar a compreensão de discentes e egressos de cursos de graduação em Terapia Ocupacional sobre a formação para atuação no campo da saúde mental e como eles avaliam a articulação desta formação com as políticas públicas de saúde mental brasileiras. Trata-se de um estudo quantiqualitativo, que contou com a participação de 135 discentes e egressos de cursos de graduação em Terapia Ocupacional do Estado de São Paulo. Os dados, que foram coletados por meio de questionário, foram descritos e apresentados através da análise categorial. Os discentes e egressos avaliam positivamente a formação em saúde mental recebida durante a graduação, indicando segurança para atuação no campo; no entanto, vinculam a formação continuada como estratégia também necessária para a prática. Os resultados também revelam a existência de discrepâncias entre os pressupostos das políticas públicas do setor e a realidade dos serviços em que as práticas de formação acontecem. Discute-se sobre as diretrizes curriculares em vigor, a realidade dos serviços e as práticas de formação. O estudo fornece elementos para a reflexão da formação profissional no campo da saúde mental em geral, especificamente para a Terapia Ocupacional, e acrescenta aos estudos sobre a formação do terapeuta ocupacional no Brasil.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/119210.4322/0104-4931.ctoAO0613Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 23 No. 4 (2015); 689-699Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 23 Núm. 4 (2015); 689-699Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 23 n. 4 (2015); 689-6992526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1192/657Copyright (c) 2015 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLins, Sarah Raquel AlmeidaMatsukura, Thelma Simões2022-04-22T17:59:44Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1192Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-22T17:59:44Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação graduada do terapeuta ocupacional no campo da saúde mental: a perspectiva de discentes e egressos/Occupational therapist graduation in the mental health field: enrolled and former students perspective
title A formação graduada do terapeuta ocupacional no campo da saúde mental: a perspectiva de discentes e egressos/Occupational therapist graduation in the mental health field: enrolled and former students perspective
spellingShingle A formação graduada do terapeuta ocupacional no campo da saúde mental: a perspectiva de discentes e egressos/Occupational therapist graduation in the mental health field: enrolled and former students perspective
Lins, Sarah Raquel Almeida
title_short A formação graduada do terapeuta ocupacional no campo da saúde mental: a perspectiva de discentes e egressos/Occupational therapist graduation in the mental health field: enrolled and former students perspective
title_full A formação graduada do terapeuta ocupacional no campo da saúde mental: a perspectiva de discentes e egressos/Occupational therapist graduation in the mental health field: enrolled and former students perspective
title_fullStr A formação graduada do terapeuta ocupacional no campo da saúde mental: a perspectiva de discentes e egressos/Occupational therapist graduation in the mental health field: enrolled and former students perspective
title_full_unstemmed A formação graduada do terapeuta ocupacional no campo da saúde mental: a perspectiva de discentes e egressos/Occupational therapist graduation in the mental health field: enrolled and former students perspective
title_sort A formação graduada do terapeuta ocupacional no campo da saúde mental: a perspectiva de discentes e egressos/Occupational therapist graduation in the mental health field: enrolled and former students perspective
author Lins, Sarah Raquel Almeida
author_facet Lins, Sarah Raquel Almeida
Matsukura, Thelma Simões
author_role author
author2 Matsukura, Thelma Simões
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lins, Sarah Raquel Almeida
Matsukura, Thelma Simões
description O objetivo deste estudo foi identificar a compreensão de discentes e egressos de cursos de graduação em Terapia Ocupacional sobre a formação para atuação no campo da saúde mental e como eles avaliam a articulação desta formação com as políticas públicas de saúde mental brasileiras. Trata-se de um estudo quantiqualitativo, que contou com a participação de 135 discentes e egressos de cursos de graduação em Terapia Ocupacional do Estado de São Paulo. Os dados, que foram coletados por meio de questionário, foram descritos e apresentados através da análise categorial. Os discentes e egressos avaliam positivamente a formação em saúde mental recebida durante a graduação, indicando segurança para atuação no campo; no entanto, vinculam a formação continuada como estratégia também necessária para a prática. Os resultados também revelam a existência de discrepâncias entre os pressupostos das políticas públicas do setor e a realidade dos serviços em que as práticas de formação acontecem. Discute-se sobre as diretrizes curriculares em vigor, a realidade dos serviços e as práticas de formação. O estudo fornece elementos para a reflexão da formação profissional no campo da saúde mental em geral, especificamente para a Terapia Ocupacional, e acrescenta aos estudos sobre a formação do terapeuta ocupacional no Brasil.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1192
10.4322/0104-4931.ctoAO0613
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1192
identifier_str_mv 10.4322/0104-4931.ctoAO0613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1192/657
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 23 No. 4 (2015); 689-699
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 23 Núm. 4 (2015); 689-699
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 23 n. 4 (2015); 689-699
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688315948826624