A interfuncionalidade entre marketing e gestão de ciência e tecnologia nas empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Gilmar José dos
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2003000300008
Resumo: Apesar de estudarem vários temas em comum, ainda há pouco intercâmbio acadêmico entre as áreas de marketing e gestão de ciência e tecnologia (C&T). Este artigo discute alguns conceitos que marketing e C&T têm em comum, procurando evidenciar que, apesar de trilharem caminhos diferentes, a pauta de investigação de ambas as áreas é semelhante e complementar. O trabalho desenvolveu-se a partir de pesquisa bibliográfica sobre três temas acerca dos quais o potencial de integração é mais gritante: inovação, aprendizagem organizacional e capacidades. Concluiu-se que os significados dos três temas e os problemas abordados são os mesmos em ambas as disciplinas. Entretanto, elas raramente colhem contribuições mútuas. Uma aproximação maior poderia consolidar teorias mais consistentes para a análise dos problemas relacionados à competitividade das organizações, via relacionamento com o mercado, sustentando a posterior criação de modelos práticos de gerenciamento.
id UFSCAR-3_9b3f5d8712f86767f548ac1aa359e940
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-530X2003000300008
network_acronym_str UFSCAR-3
network_name_str Gestão & Produção
repository_id_str
spelling A interfuncionalidade entre marketing e gestão de ciência e tecnologia nas empresasinovaçãoaprendizagem organizacionalcapacidadesmarketingciência e tecnologiaApesar de estudarem vários temas em comum, ainda há pouco intercâmbio acadêmico entre as áreas de marketing e gestão de ciência e tecnologia (C&T). Este artigo discute alguns conceitos que marketing e C&T têm em comum, procurando evidenciar que, apesar de trilharem caminhos diferentes, a pauta de investigação de ambas as áreas é semelhante e complementar. O trabalho desenvolveu-se a partir de pesquisa bibliográfica sobre três temas acerca dos quais o potencial de integração é mais gritante: inovação, aprendizagem organizacional e capacidades. Concluiu-se que os significados dos três temas e os problemas abordados são os mesmos em ambas as disciplinas. Entretanto, elas raramente colhem contribuições mútuas. Uma aproximação maior poderia consolidar teorias mais consistentes para a análise dos problemas relacionados à competitividade das organizações, via relacionamento com o mercado, sustentando a posterior criação de modelos práticos de gerenciamento.Universidade Federal de São Carlos2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2003000300008Gestão & Produção v.10 n.3 2003reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/S0104-530X2003000300008info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Gilmar José dospor2004-05-03T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2003000300008Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2004-05-03T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.none.fl_str_mv A interfuncionalidade entre marketing e gestão de ciência e tecnologia nas empresas
title A interfuncionalidade entre marketing e gestão de ciência e tecnologia nas empresas
spellingShingle A interfuncionalidade entre marketing e gestão de ciência e tecnologia nas empresas
Santos,Gilmar José dos
inovação
aprendizagem organizacional
capacidades
marketing
ciência e tecnologia
title_short A interfuncionalidade entre marketing e gestão de ciência e tecnologia nas empresas
title_full A interfuncionalidade entre marketing e gestão de ciência e tecnologia nas empresas
title_fullStr A interfuncionalidade entre marketing e gestão de ciência e tecnologia nas empresas
title_full_unstemmed A interfuncionalidade entre marketing e gestão de ciência e tecnologia nas empresas
title_sort A interfuncionalidade entre marketing e gestão de ciência e tecnologia nas empresas
author Santos,Gilmar José dos
author_facet Santos,Gilmar José dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Gilmar José dos
dc.subject.por.fl_str_mv inovação
aprendizagem organizacional
capacidades
marketing
ciência e tecnologia
topic inovação
aprendizagem organizacional
capacidades
marketing
ciência e tecnologia
description Apesar de estudarem vários temas em comum, ainda há pouco intercâmbio acadêmico entre as áreas de marketing e gestão de ciência e tecnologia (C&T). Este artigo discute alguns conceitos que marketing e C&T têm em comum, procurando evidenciar que, apesar de trilharem caminhos diferentes, a pauta de investigação de ambas as áreas é semelhante e complementar. O trabalho desenvolveu-se a partir de pesquisa bibliográfica sobre três temas acerca dos quais o potencial de integração é mais gritante: inovação, aprendizagem organizacional e capacidades. Concluiu-se que os significados dos três temas e os problemas abordados são os mesmos em ambas as disciplinas. Entretanto, elas raramente colhem contribuições mútuas. Uma aproximação maior poderia consolidar teorias mais consistentes para a análise dos problemas relacionados à competitividade das organizações, via relacionamento com o mercado, sustentando a posterior criação de modelos práticos de gerenciamento.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2003000300008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2003000300008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-530X2003000300008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv Gestão & Produção v.10 n.3 2003
reponame:Gestão & Produção
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Gestão & Produção
collection Gestão & Produção
repository.name.fl_str_mv Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br
_version_ 1750118202153631744