As novas diretrizes curriculares para a formação de professores: a experiência do curso de matemática da Universidade Federal de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bombassaro, Ana Paula
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90885
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas.
id UFSC_05085e3cb302f2953ded8573360be616
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/90885
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling As novas diretrizes curriculares para a formação de professores: a experiência do curso de matemática da Universidade Federal de Santa CatarinaMatemáticaFormação docenteEstudo e ensinoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas.As reformas educacionais empreendidas nos anos de 1990 buscaram reformulação o campo educacional numa tentativa de garantir a qualidade da educação básica.Um dos alvos dessa reforma, sintetizada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9394/96) foi a formação de professores, responsabilizada muitas vezes pelo fracasso do desempenho das escolas públicas do país. Logo após amplo debate que buscou estabelecer as bases comuns para a formação de professores no país, foram promulgados diversos pareceres e resoluções que visavam estabelecer as diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação,licenciatura. Obrigados a reformular seus currículos, os cursos de licenciatura das IES debateram as formas de implementar as novas diretrizes e efetivaram-na entre os anos de 2007 e 2009. Assim, esse estudo tem por objetivo analisar o novo currículo implementado pelo curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina, buscando a consonância com as diretrizes promulgados para o curso (Resolução CNE/CP 2/2002,Parecer CNE/CP 28/2001, Parecer CNE/CES 1.302/2001 e Resolução CNE/CES n.3/2003), e as adaptações feitas ao contexto da instituição. Foi analisado o projeto político pedagógico do curso, assim como a nova matriz curricular, buscando ainda uma comparação com o antigo curso que estava em vigor. Percebe-se um respeito á legislação promulgada, a ênfase na identidade docente, o incremento da formação pedagógica e a busca de superar problemas antigos como a retenção em determinadas disciplinas e a avaliação.Moretti, Méricles TadeuBombassaro, TicianeUniversidade Federal de Santa CatarinaBombassaro, Ana Paula2012-10-23T16:24:18Z2012-10-23T16:24:18Z20092009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis61 f.application/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90885porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T05:48:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/90885Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T05:48:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv As novas diretrizes curriculares para a formação de professores: a experiência do curso de matemática da Universidade Federal de Santa Catarina
title As novas diretrizes curriculares para a formação de professores: a experiência do curso de matemática da Universidade Federal de Santa Catarina
spellingShingle As novas diretrizes curriculares para a formação de professores: a experiência do curso de matemática da Universidade Federal de Santa Catarina
Bombassaro, Ana Paula
Matemática
Formação docente
Estudo e ensino
title_short As novas diretrizes curriculares para a formação de professores: a experiência do curso de matemática da Universidade Federal de Santa Catarina
title_full As novas diretrizes curriculares para a formação de professores: a experiência do curso de matemática da Universidade Federal de Santa Catarina
title_fullStr As novas diretrizes curriculares para a formação de professores: a experiência do curso de matemática da Universidade Federal de Santa Catarina
title_full_unstemmed As novas diretrizes curriculares para a formação de professores: a experiência do curso de matemática da Universidade Federal de Santa Catarina
title_sort As novas diretrizes curriculares para a formação de professores: a experiência do curso de matemática da Universidade Federal de Santa Catarina
author Bombassaro, Ana Paula
author_facet Bombassaro, Ana Paula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moretti, Méricles Tadeu
Bombassaro, Ticiane
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Bombassaro, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Formação docente
Estudo e ensino
topic Matemática
Formação docente
Estudo e ensino
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009
2012-10-23T16:24:18Z
2012-10-23T16:24:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90885
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 61 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652246401941504