As novas diretrizes curriculares para a formação de professores: a experiência do curso de matemática da Universidade Federal de Santa Catarina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90885 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. |
id |
UFSC_05085e3cb302f2953ded8573360be616 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/90885 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
As novas diretrizes curriculares para a formação de professores: a experiência do curso de matemática da Universidade Federal de Santa CatarinaMatemáticaFormação docenteEstudo e ensinoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas.As reformas educacionais empreendidas nos anos de 1990 buscaram reformulação o campo educacional numa tentativa de garantir a qualidade da educação básica.Um dos alvos dessa reforma, sintetizada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9394/96) foi a formação de professores, responsabilizada muitas vezes pelo fracasso do desempenho das escolas públicas do país. Logo após amplo debate que buscou estabelecer as bases comuns para a formação de professores no país, foram promulgados diversos pareceres e resoluções que visavam estabelecer as diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação,licenciatura. Obrigados a reformular seus currículos, os cursos de licenciatura das IES debateram as formas de implementar as novas diretrizes e efetivaram-na entre os anos de 2007 e 2009. Assim, esse estudo tem por objetivo analisar o novo currículo implementado pelo curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina, buscando a consonância com as diretrizes promulgados para o curso (Resolução CNE/CP 2/2002,Parecer CNE/CP 28/2001, Parecer CNE/CES 1.302/2001 e Resolução CNE/CES n.3/2003), e as adaptações feitas ao contexto da instituição. Foi analisado o projeto político pedagógico do curso, assim como a nova matriz curricular, buscando ainda uma comparação com o antigo curso que estava em vigor. Percebe-se um respeito á legislação promulgada, a ênfase na identidade docente, o incremento da formação pedagógica e a busca de superar problemas antigos como a retenção em determinadas disciplinas e a avaliação.Moretti, Méricles TadeuBombassaro, TicianeUniversidade Federal de Santa CatarinaBombassaro, Ana Paula2012-10-23T16:24:18Z2012-10-23T16:24:18Z20092009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis61 f.application/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90885porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T05:48:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/90885Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T05:48:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As novas diretrizes curriculares para a formação de professores: a experiência do curso de matemática da Universidade Federal de Santa Catarina |
title |
As novas diretrizes curriculares para a formação de professores: a experiência do curso de matemática da Universidade Federal de Santa Catarina |
spellingShingle |
As novas diretrizes curriculares para a formação de professores: a experiência do curso de matemática da Universidade Federal de Santa Catarina Bombassaro, Ana Paula Matemática Formação docente Estudo e ensino |
title_short |
As novas diretrizes curriculares para a formação de professores: a experiência do curso de matemática da Universidade Federal de Santa Catarina |
title_full |
As novas diretrizes curriculares para a formação de professores: a experiência do curso de matemática da Universidade Federal de Santa Catarina |
title_fullStr |
As novas diretrizes curriculares para a formação de professores: a experiência do curso de matemática da Universidade Federal de Santa Catarina |
title_full_unstemmed |
As novas diretrizes curriculares para a formação de professores: a experiência do curso de matemática da Universidade Federal de Santa Catarina |
title_sort |
As novas diretrizes curriculares para a formação de professores: a experiência do curso de matemática da Universidade Federal de Santa Catarina |
author |
Bombassaro, Ana Paula |
author_facet |
Bombassaro, Ana Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moretti, Méricles Tadeu Bombassaro, Ticiane Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bombassaro, Ana Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Formação docente Estudo e ensino |
topic |
Matemática Formação docente Estudo e ensino |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009 2012-10-23T16:24:18Z 2012-10-23T16:24:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90885 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90885 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
61 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652246401941504 |