A tecnologia no processo ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86029 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_1038fae2a7314c1c219e495b52787c2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86029 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A tecnologia no processo ensino-aprendizagemEngenharia de produçãoTecnologia educacionalConstrutivismo (Educação)EnsinoAprendizagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Este trabalho propõe demonstrar a relação entre as tecnologias educacionais e sua utilização pelos professores do ensino médio e fundamental na busca da melhoria do ensino-aprendizagem. Partiu-se e demonstrou a relação da educação numa perspectiva construtivista e a face da educação informatizada. Descreveram-se teorias que relacionam este construtivismo com a perene necessidade de uma formação continuada pelos docentes. Buscaram-se demonstrar, de forma abrangente, as variadas tecnologias educacionais e a sua utilização. Para a confirmação de como os professores do ensino médio e fundamental, de escolas públicas e privadas percebem o uso da tecnologia educacional realizou-se pesquisa de campo, pela qual pode-se concluir que há uma consciência indistinta, de ser escola pública ou privada, do favorecimento dessas tecnologias para a melhoria do ensino/aprendizado, interação com alunos. Conclui-se, também, que não existe resistência por parte dos professores para o seu uso e que esses procuram o aprimoramento técnico necessário para bem utilizá-las.Florianópolis, SCRodriguez Martins, AlejandroUniversidade Federal de Santa CatarinaRibeiro, Reinalto Roberto2012-10-21T02:48:00Z2012-10-21T02:48:00Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis83f.| tabs., grafs.application/pdf234681http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86029porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-10-21T02:48:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/86029Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732012-10-21T02:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A tecnologia no processo ensino-aprendizagem |
title |
A tecnologia no processo ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
A tecnologia no processo ensino-aprendizagem Ribeiro, Reinalto Roberto Engenharia de produção Tecnologia educacional Construtivismo (Educação) Ensino Aprendizagem |
title_short |
A tecnologia no processo ensino-aprendizagem |
title_full |
A tecnologia no processo ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
A tecnologia no processo ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A tecnologia no processo ensino-aprendizagem |
title_sort |
A tecnologia no processo ensino-aprendizagem |
author |
Ribeiro, Reinalto Roberto |
author_facet |
Ribeiro, Reinalto Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodriguez Martins, Alejandro Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Reinalto Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Tecnologia educacional Construtivismo (Educação) Ensino Aprendizagem |
topic |
Engenharia de produção Tecnologia educacional Construtivismo (Educação) Ensino Aprendizagem |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003 2012-10-21T02:48:00Z 2012-10-21T02:48:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
234681 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86029 |
identifier_str_mv |
234681 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86029 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
83f.| tabs., grafs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652235035377664 |