Intercorrências em aulas de natação para um indivíduo com transtorno do espectro autista
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181904 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física - Bacharelado. |
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Intercorrências em aulas de natação para um indivíduo com transtorno do espectro autistaNataçãoPessoa com deficiênciaAulasEducação FísicaTEATCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física - Bacharelado.O transtorno do espectro autista (TEA) é classificado como um transtorno do desenvolvimento, sendo caracterizado por prejuízos na comunicação social e padrões repetitivos e restritos de comportamentos e interesses (DSM-V). Através da natação o aluno com TEA pode se beneficiar de uma melhora no desenvolvimento da linguagem, interação social e comportamentos adaptativos. É importante destacar que este estudo faz parte de um programa de atendimento à pessoa com TEA, modalidade natação, que consta das seguintes etapas: 1- Chegada ao vestiário (preparação para a atividade); 2 - Atividade propriamente dita; 3 - Vestiário. O objetivo deste estudo foi verificar as modificações ocorridas no planejamento para a execução das atividades ministradas, os comportamentos sociais e as habilidades aquáticas desenvolvidas por um jovem adulto com TEA durante um programa de intervenção. Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso descritivo, o participante foi uma pessoa de 32 anos com TEA, nível 3 (DSM-V, 2014). Foram planejadas e ministradas 16 aulas, organizadas seguindo os parâmetros regulares para o ensino de natação, com progressão desde a flutuação até a propulsão e ensino dos estilos crawl e costas. As atividades ocorreram durante nove semanas, duas vezes por semana com duração de 45 minutos. Para a coleta de dados foram utilizadas notas de campo, realizadas sistematicamente após o término da aula. Foram analisados os planos de aula planejados e executados considerando as intercorrências que geraram modificações. Foram estabelecidas para análise as seguintes categorias: chegadas/repetições, atividades e ordem de atividades. Bem como as relações entre as categorias. Em todas as 16 aulas ocorreram modificações: 15 aulas foram nas chegadas/repetições, 09 aulas nas atividades, e duas aulas na ordem das atividades. Os motivos que fizeram com que houvesse modificações no planejamento foram: cansaço, desatenção, falta de interesse, temperatura do ambiente/água, tempo de aula, dificuldades na condução física, comportamentos agressivos e se a raia era compartilhada ou não. Quanto ao comportamento social observamos que eles interferiram no planejamento e execução das atividades e, em relação as habilidades aquáticas observou-se que não houve modificação em relação a primeira avaliação.Florianópolis, SCZuchetto, Angela TeresinhaUniversidade Federal de Santa Catarina.Oliveira, Elder Alison de2017-12-08T14:35:25Z2017-12-08T14:35:25Z2017-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis59 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181904porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-08T14:35:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181904Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-12-08T14:35:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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