A relação de uma escola pública com as famílias num processo de gestão democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hass, Maria Flôres
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196319
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_22489a6508163658a9e9bde0dc6d88e0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196319
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A relação de uma escola pública com as famílias num processo de gestão democráticagestão democráticarelação família-escolaensino-aprendizagemTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Esta pesquisa apresenta como tema central a investigação de como se dá a relação da Escola de Educação Básica Padre Anchieta com as famílias num processo de gestão democrática e em que medida essa relação aproxima comunidade escolar, famílias e estudantes, objetivando maior qualidade de aprendizagem e apropriação dos conhecimentos científicos produzidos pela humanidade. A metodologia utilizada foi bibliográfica e documental. Pretendeu-se aqui identificar as lacunas existentes entre escola e famílias, o porquê de haver tanta resistência e em que medida a organização do trabalho pedagógico, sobretudo dos professores, pode auxiliar nesse processo de democratização. No primeiro capítulo procurou-se contextualizar as intenções do Projeto Político Pedagógico da instituição estudada em termos de concepção de sociedade, buscando entender a percepção de gestão democrática na escola pública pautada na valorização da comunidade escolar, que opera num contexto com estudantes em situação de vulnerabilidade social; no segundo capítulo procurou-se refletir sobre a democratização da escola pública como elemento de aproximação com a comunidade local, considerando as dificuldades de determinadas propostas pedagógicas não se concretizarem, principalmente, a respeito dos problemas que as famílias expõem de não estarem presentes na escola.This research has as its central theme the investigation of how is the relationship of the School of Basic Education Padre Anchieta with family in a democratic management process and to what extent this relationship brings school community, family and students, aiming higher quality learning and appropriation of scientific knowledge produced by humanity. The methodology was bibliographical and documentary. Here we intended to identify the gaps between school and family and why this approach is still as tough and to what extent the organization of educational work, especially teachers, can assist in this process of democratization. In the first chapter we attempted to contextualize the intentions of the Political Pedagogical Project of the institution studied in terms of conception of society, seeking to understand the perception of democratic management in the public school guided by the valuation of the school community, which operates in an environment with students in vulnerable situations social; in the second chapter we tried to reflect on the democratization of the public school as element approximation with the local community, considering the difficulties of certain pedagogical proposals are not primarily realize about the problems families expose not attend the school.Florianópolis, SCDantas, Jéferson SilveiraUniversidade Federal de Santa CatarinaHass, Maria Flôres2019-05-29T14:03:39Z2019-05-29T14:03:39Z2014-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis33 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196319porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-29T14:03:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196319Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-29T14:03:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação de uma escola pública com as famílias num processo de gestão democrática
title A relação de uma escola pública com as famílias num processo de gestão democrática
spellingShingle A relação de uma escola pública com as famílias num processo de gestão democrática
Hass, Maria Flôres
gestão democrática
relação família-escola
ensino-aprendizagem
title_short A relação de uma escola pública com as famílias num processo de gestão democrática
title_full A relação de uma escola pública com as famílias num processo de gestão democrática
title_fullStr A relação de uma escola pública com as famílias num processo de gestão democrática
title_full_unstemmed A relação de uma escola pública com as famílias num processo de gestão democrática
title_sort A relação de uma escola pública com as famílias num processo de gestão democrática
author Hass, Maria Flôres
author_facet Hass, Maria Flôres
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dantas, Jéferson Silveira
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Hass, Maria Flôres
dc.subject.por.fl_str_mv gestão democrática
relação família-escola
ensino-aprendizagem
topic gestão democrática
relação família-escola
ensino-aprendizagem
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-23
2019-05-29T14:03:39Z
2019-05-29T14:03:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196319
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 33 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652414183538688