Plano de Marketing para o Departamento de Serviçosda ThyssenKrupp Elevadores S/A — Unidade Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Paulo Eduardo da
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130115
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
id UFSC_2eaa398da7fdc67904e1d182a4449148
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/130115
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Plano de Marketing para o Departamento de Serviçosda ThyssenKrupp Elevadores S/A — Unidade Santa CatarinaPlano de marketingServiçosElevadoresEstratégiaClientesTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.O presente trabalho refere-se a um plano de marketing orientado a implementar estratégias e ações que culminem na melhoria dos resultados do setor de serviços da Thyssen Krupp Elevadores S/A — Unidade Santa Catarina, aumentando o índice de retenção da carteira de clientes, assim como a reintegração de clientes manutenção prestada pela empresa. A metodologia, conforme os autores analisados, configura este estudo como uma pesquisa qualitativa com base em dados secundários, obtidos por meio de uma pesquisa exploratória em bibliografia pertinente e no banco de dados e documentos da empresa. Assim configura-se um estudo de caso, descritivo onde utilizou-se também da observação participante do acadêmico o qual faz parte da empresa analisada. Após este levantamento foi implementada a metodologia para a confecção do Plano de Marketing. Com base em informações sobre o desempenho da empresa acompanhado desde o exercício 2002/2003 foram observadas algumas necessidades, que supridas devem auxiliar na consecução dos objetivos do ciclo de serviços da Unidade Santa Catarina. A empresa trabalha na indústria, comércio, exportação, modernização e conservação de elevadores e outros equipamentos. A Thyssen Krupp Elevadores atua em todo o território nacional, representada por suas unidades de negócios, e em 510 postos em 22 estados brasileiros. Também atua em 15 parses da América Latina. Seu parque industrial está localizado em Guaiba, no Rio Grande do Sul. A Unidade Santa Catarina distribui seus serviços em duas filiais, representadas pelas micro-unidades de Florianópolis e Balneário Camboriú. Foram considerados os exercícios anteriores, tomando como parâmetros para analisar a possível evolução o desempenho no exercício 2004/2005. Para isso, foi feito um diagnóstico organizacional, a apuração dos pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades da empresa, como também foi analisada a metodologia de confecção do plano de marketing, sendo desenvolvido na seqüência, o prognóstico para a sugestão das estratégias. Visto a forte atuação das empresas não fabricantes, concorrendo pela captação de clientes com preço cerca de 40% menor ao da Thyssen, foram apresentadas as estratégias para otimizar o desempenho da empresa. Estas são: recrutar e selecionar recursos humanos capacitados para a área de serviços; promoção da imagem da empresa; agregar valor ao serviço através de atendimento diferenciado ao cliente; participação dos objetivos e estratégias aos funcionários, implementando ações de resgate de clientes. Foi elaborada uma DRE projetada e constatado que os custos levantados implicam em uma redução do resultado esperado em 5,12%, que pode ser compensado pelo êxito das ações sugeridas.Florianópolis, SCMussi, Carlos WolowskiUniversidade Federal de Santa Catarina.Silva, Paulo Eduardo da2015-02-24T15:00:24Z2015-02-24T15:00:24Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis128 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130115porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-24T15:00:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130115Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-24T15:00:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Plano de Marketing para o Departamento de Serviçosda ThyssenKrupp Elevadores S/A — Unidade Santa Catarina
title Plano de Marketing para o Departamento de Serviçosda ThyssenKrupp Elevadores S/A — Unidade Santa Catarina
spellingShingle Plano de Marketing para o Departamento de Serviçosda ThyssenKrupp Elevadores S/A — Unidade Santa Catarina
Silva, Paulo Eduardo da
Plano de marketing
Serviços
Elevadores
Estratégia
Clientes
title_short Plano de Marketing para o Departamento de Serviçosda ThyssenKrupp Elevadores S/A — Unidade Santa Catarina
title_full Plano de Marketing para o Departamento de Serviçosda ThyssenKrupp Elevadores S/A — Unidade Santa Catarina
title_fullStr Plano de Marketing para o Departamento de Serviçosda ThyssenKrupp Elevadores S/A — Unidade Santa Catarina
title_full_unstemmed Plano de Marketing para o Departamento de Serviçosda ThyssenKrupp Elevadores S/A — Unidade Santa Catarina
title_sort Plano de Marketing para o Departamento de Serviçosda ThyssenKrupp Elevadores S/A — Unidade Santa Catarina
author Silva, Paulo Eduardo da
author_facet Silva, Paulo Eduardo da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mussi, Carlos Wolowski
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Paulo Eduardo da
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de marketing
Serviços
Elevadores
Estratégia
Clientes
topic Plano de marketing
Serviços
Elevadores
Estratégia
Clientes
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2015-02-24T15:00:24Z
2015-02-24T15:00:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130115
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 128 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652032330956800