Atitudes de escrita em sala de aula: uma abordagem interacionista sócio-discursiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Suzanne de Lara dos
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82100
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Lingüística
id UFSC_32606ccc8615bde6a7bbabc1df1430d7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82100
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Atitudes de escrita em sala de aula: uma abordagem interacionista sócio-discursivaLinguisticaEscritaAprendizagemInteresses na leituraLeitura(Ensino superior)Estudo e ensino (Pré-escolar)Desenvolvimento cognitivoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/LingüísticaA presente pesquisa analisa o desenvolvimento de atitudes de escrita em uma Quinta série do ensino fundamental, da rede pública de ensino. Este estudo verifica, primeiramente, a presença de gêneros textuais em sala de aula e na vida dos alunos, bem como os valores que eles atribuem ao ato de escrever. Em um segundo momento, a pesquisa assume as características de uma pesquisa-ação e propõe um trabalho cooperativo, conjunto, envolvendo a pesquisadora e a professora. Nesse segundo momento, o objetivo é inserir a produção de textos em sala de aula a fim de promover o desenvolvimento da habilidade de escrita dos alunos em um movimento de escrita e reescrita. O estudo visa também a enfocar o contexto de produção e a partir dos textos produzidos, analisar as suas características discursivas. O referencial teórico que fundamenta a análise é o interacionismo sócio-discursivo postulado pela equipe de Genebra: Bronckart (1999); Bronckart (2000); Bronckart & Stroumza (2000); Schneuwly (1994); Dolz & Schneuwly (1996); Dolz & Schneuwly (1997). Este estudo, ao assumir uma concepção (sócio) interacionista de linguagem e de desenvolvimento, dialoga com os postulados de Vygotsky (1996) e de Bakhtin (1995;1997). O trabalho desenvolvido, em sala de aula, em uma quinta série leva a escola a refletir sobre a importância de um trabalho de mediaçào doprofessor em classe e da intervenção nos processos de desenvolvimento dos alunosFlorianópolis, SCJunkes, Terezinha KuhnUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Suzanne de Lara dos2012-10-19T11:31:15Z2012-10-19T11:31:15Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf182763http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82100porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T22:10:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82100Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T22:10:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Atitudes de escrita em sala de aula: uma abordagem interacionista sócio-discursiva
title Atitudes de escrita em sala de aula: uma abordagem interacionista sócio-discursiva
spellingShingle Atitudes de escrita em sala de aula: uma abordagem interacionista sócio-discursiva
Santos, Suzanne de Lara dos
Linguistica
Escrita
Aprendizagem
Interesses na leitura
Leitura
(Ensino superior)
Estudo e ensino (Pré-escolar)
Desenvolvimento cognitivo
title_short Atitudes de escrita em sala de aula: uma abordagem interacionista sócio-discursiva
title_full Atitudes de escrita em sala de aula: uma abordagem interacionista sócio-discursiva
title_fullStr Atitudes de escrita em sala de aula: uma abordagem interacionista sócio-discursiva
title_full_unstemmed Atitudes de escrita em sala de aula: uma abordagem interacionista sócio-discursiva
title_sort Atitudes de escrita em sala de aula: uma abordagem interacionista sócio-discursiva
author Santos, Suzanne de Lara dos
author_facet Santos, Suzanne de Lara dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Junkes, Terezinha Kuhn
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Suzanne de Lara dos
dc.subject.por.fl_str_mv Linguistica
Escrita
Aprendizagem
Interesses na leitura
Leitura
(Ensino superior)
Estudo e ensino (Pré-escolar)
Desenvolvimento cognitivo
topic Linguistica
Escrita
Aprendizagem
Interesses na leitura
Leitura
(Ensino superior)
Estudo e ensino (Pré-escolar)
Desenvolvimento cognitivo
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Lingüística
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001
2012-10-19T11:31:15Z
2012-10-19T11:31:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 182763
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82100
identifier_str_mv 182763
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651985871699968