Atitudes de escrita em sala de aula: uma abordagem interacionista sócio-discursiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82100 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Lingüística |
id |
UFSC_32606ccc8615bde6a7bbabc1df1430d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82100 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Atitudes de escrita em sala de aula: uma abordagem interacionista sócio-discursivaLinguisticaEscritaAprendizagemInteresses na leituraLeitura(Ensino superior)Estudo e ensino (Pré-escolar)Desenvolvimento cognitivoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/LingüísticaA presente pesquisa analisa o desenvolvimento de atitudes de escrita em uma Quinta série do ensino fundamental, da rede pública de ensino. Este estudo verifica, primeiramente, a presença de gêneros textuais em sala de aula e na vida dos alunos, bem como os valores que eles atribuem ao ato de escrever. Em um segundo momento, a pesquisa assume as características de uma pesquisa-ação e propõe um trabalho cooperativo, conjunto, envolvendo a pesquisadora e a professora. Nesse segundo momento, o objetivo é inserir a produção de textos em sala de aula a fim de promover o desenvolvimento da habilidade de escrita dos alunos em um movimento de escrita e reescrita. O estudo visa também a enfocar o contexto de produção e a partir dos textos produzidos, analisar as suas características discursivas. O referencial teórico que fundamenta a análise é o interacionismo sócio-discursivo postulado pela equipe de Genebra: Bronckart (1999); Bronckart (2000); Bronckart & Stroumza (2000); Schneuwly (1994); Dolz & Schneuwly (1996); Dolz & Schneuwly (1997). Este estudo, ao assumir uma concepção (sócio) interacionista de linguagem e de desenvolvimento, dialoga com os postulados de Vygotsky (1996) e de Bakhtin (1995;1997). O trabalho desenvolvido, em sala de aula, em uma quinta série leva a escola a refletir sobre a importância de um trabalho de mediaçào doprofessor em classe e da intervenção nos processos de desenvolvimento dos alunosFlorianópolis, SCJunkes, Terezinha KuhnUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Suzanne de Lara dos2012-10-19T11:31:15Z2012-10-19T11:31:15Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf182763http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82100porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T22:10:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82100Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T22:10:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atitudes de escrita em sala de aula: uma abordagem interacionista sócio-discursiva |
title |
Atitudes de escrita em sala de aula: uma abordagem interacionista sócio-discursiva |
spellingShingle |
Atitudes de escrita em sala de aula: uma abordagem interacionista sócio-discursiva Santos, Suzanne de Lara dos Linguistica Escrita Aprendizagem Interesses na leitura Leitura (Ensino superior) Estudo e ensino (Pré-escolar) Desenvolvimento cognitivo |
title_short |
Atitudes de escrita em sala de aula: uma abordagem interacionista sócio-discursiva |
title_full |
Atitudes de escrita em sala de aula: uma abordagem interacionista sócio-discursiva |
title_fullStr |
Atitudes de escrita em sala de aula: uma abordagem interacionista sócio-discursiva |
title_full_unstemmed |
Atitudes de escrita em sala de aula: uma abordagem interacionista sócio-discursiva |
title_sort |
Atitudes de escrita em sala de aula: uma abordagem interacionista sócio-discursiva |
author |
Santos, Suzanne de Lara dos |
author_facet |
Santos, Suzanne de Lara dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Junkes, Terezinha Kuhn Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Suzanne de Lara dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguistica Escrita Aprendizagem Interesses na leitura Leitura (Ensino superior) Estudo e ensino (Pré-escolar) Desenvolvimento cognitivo |
topic |
Linguistica Escrita Aprendizagem Interesses na leitura Leitura (Ensino superior) Estudo e ensino (Pré-escolar) Desenvolvimento cognitivo |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Lingüística |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001 2012-10-19T11:31:15Z 2012-10-19T11:31:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
182763 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82100 |
identifier_str_mv |
182763 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82100 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651985871699968 |