Corpos de pixel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251326 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2023. |
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Corpos de pixelAntropologia socialInstagram (Rede social on-line)Redes sociais on-lineAfeto (Psicologia)EtnologiaMídia socialDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2023.O aplicativo da mídia social Instagram está presente na tela inicial de 46% das pessoas que possuem smartphone em nosso país, um contingente de aproximadamente 120 milhões de usuários ativos no Brasil, segundo a pesquisa Opinion Box de 2022. A partir da observação das dinâmicas socioculturais desenvolvidas no Instagram percebe-se que parte desses usuários são submetidos a uma forma de controle que se aproveita da ubiquidade dos smartphones utilizados para acesso. Nesse contexto, as pessoas são transformadas em comodities cujo fluxo é controlado por algoritmos que distribuem a informação e validam a necessidade de atenção aos usuários. Nesse trabalho enfocamos a plataforma e as affordances que ela possui, catalizadoras da produção de diferentes tipos de seguidores. Antropologicamente, notei a centralidade do afeto que permite a continuidade e aumento de influenciados dentro da plataforma. Acompanhei 100 usuários ressignificando as suas vivências dentro daquele ambiente, e aceitando-se enquanto pessoas influenciadas por outros usuários no período de 2020 a 2023.Abstract: The social media application Instagram is present on the home screen of 46% of people who own a smartphone in our country, a contingent of approximately 120 million active users in Brazil, according to research Opinion Box 2022. From the observation of the sociocultural dynamics developed on Instagram, it can be seen that part of these users are subjected to a form of control that takes advantage of the ubiquity of smartphones used for access. In this context, people are transformed into commodities whose flow is controlled by algorithms that distribute information and validate the need for attention to users. In this paper we focus on the platform and the affordances it possesses that catalyze the production of different types of followers. Anthropologically, I noted the centrality of affection that allows for the continuity and increase of influencers within the platform. I followed 100 users resignifying their experiences within that environment, and accepting themselves as people influenced by other users in the period from 2020 to 2023.Cesarino, Leticia Maria Costa da NóbregaUniversidade Federal de Santa CatarinaGonçalves, Ollivia Maria2023-09-29T23:12:38Z2023-09-29T23:12:38Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis128 p.| il., gráfs.application/pdf383803https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251326porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-29T23:12:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/251326Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-09-29T23:12:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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