O berçário e as interações com elementos naturais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemes, Solange Aparecida
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129982
Resumo: Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - 1ª Edição – Polo Joinville - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.
id UFSC_3b8d967ee26dfa770fa6ec0a65ef72d9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129982
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O berçário e as interações com elementos naturais.Elementos naturaisVivênciasBerçárioEspaçoTrabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - 1ª Edição – Polo Joinville - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.Este artigo trata do espaço no berçário e busca a resposta de como criar situações que possibilitem às crianças explorem elementos da natureza de forma segura e que estas venham contribuir com seu desenvolvimento neuro-psico-motor e que possam construir conceitos com o mundo que as rodeiam Busca analisar como as práticas no referido espaço podem contribuir com o desenvolvimento infantil. A criança, desde o nascimento, é um ser ativo e dinâmico capaz de construir seus próprios conhecimentos desde que mediada com direito à liberdade de brincar, favorecendo um contexto educativo que estimule a criatividade a curiosidade e a motivação a viver experiências e, dessa forma, proporcionar a construção da autonomia em um ambiente que seja ao mesmo tempo acolhedor e desafiador. No universo de descoberta da educação infantil tudo é concreto, palpável tem gosto, cheiro, volume, adquire forma física para que possa ser apreendido, descoberto. Tais interações ocorrem num espaço arquitetônico determinado e é marcado pela influência do contexto histórico cultural. Busco a partir da intervenção e consultas bibliográficas referenciadas nas teorias wallonianas que nos mostram que as crianças desenvolvem-se de maneira plena articulando de modo muito peculiar as emoções, desenvolvimento motor e cognitivo; compreender e intervir nas possíveis interferências causadas pelo espaço ambiente ao processo de vivências e experiências no berçário.Florianópolis, SCCampos, RosâniaUniversidade Federal de Santa CatarinaLemes, Solange Aparecida2015-02-18T21:27:08Z2015-02-18T21:27:08Z2012-04-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis12 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129982porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-18T21:27:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129982Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-18T21:27:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O berçário e as interações com elementos naturais.
title O berçário e as interações com elementos naturais.
spellingShingle O berçário e as interações com elementos naturais.
Lemes, Solange Aparecida
Elementos naturais
Vivências
Berçário
Espaço
title_short O berçário e as interações com elementos naturais.
title_full O berçário e as interações com elementos naturais.
title_fullStr O berçário e as interações com elementos naturais.
title_full_unstemmed O berçário e as interações com elementos naturais.
title_sort O berçário e as interações com elementos naturais.
author Lemes, Solange Aparecida
author_facet Lemes, Solange Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, Rosânia
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemes, Solange Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Elementos naturais
Vivências
Berçário
Espaço
topic Elementos naturais
Vivências
Berçário
Espaço
description Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - 1ª Edição – Polo Joinville - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-11
2015-02-18T21:27:08Z
2015-02-18T21:27:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129982
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 12 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652254148820992