O berçário e as interações com elementos naturais.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129982 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - 1ª Edição – Polo Joinville - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil. |
id |
UFSC_3b8d967ee26dfa770fa6ec0a65ef72d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129982 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O berçário e as interações com elementos naturais.Elementos naturaisVivênciasBerçárioEspaçoTrabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - 1ª Edição – Polo Joinville - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.Este artigo trata do espaço no berçário e busca a resposta de como criar situações que possibilitem às crianças explorem elementos da natureza de forma segura e que estas venham contribuir com seu desenvolvimento neuro-psico-motor e que possam construir conceitos com o mundo que as rodeiam Busca analisar como as práticas no referido espaço podem contribuir com o desenvolvimento infantil. A criança, desde o nascimento, é um ser ativo e dinâmico capaz de construir seus próprios conhecimentos desde que mediada com direito à liberdade de brincar, favorecendo um contexto educativo que estimule a criatividade a curiosidade e a motivação a viver experiências e, dessa forma, proporcionar a construção da autonomia em um ambiente que seja ao mesmo tempo acolhedor e desafiador. No universo de descoberta da educação infantil tudo é concreto, palpável tem gosto, cheiro, volume, adquire forma física para que possa ser apreendido, descoberto. Tais interações ocorrem num espaço arquitetônico determinado e é marcado pela influência do contexto histórico cultural. Busco a partir da intervenção e consultas bibliográficas referenciadas nas teorias wallonianas que nos mostram que as crianças desenvolvem-se de maneira plena articulando de modo muito peculiar as emoções, desenvolvimento motor e cognitivo; compreender e intervir nas possíveis interferências causadas pelo espaço ambiente ao processo de vivências e experiências no berçário.Florianópolis, SCCampos, RosâniaUniversidade Federal de Santa CatarinaLemes, Solange Aparecida2015-02-18T21:27:08Z2015-02-18T21:27:08Z2012-04-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis12 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129982porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-18T21:27:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129982Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-18T21:27:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O berçário e as interações com elementos naturais. |
title |
O berçário e as interações com elementos naturais. |
spellingShingle |
O berçário e as interações com elementos naturais. Lemes, Solange Aparecida Elementos naturais Vivências Berçário Espaço |
title_short |
O berçário e as interações com elementos naturais. |
title_full |
O berçário e as interações com elementos naturais. |
title_fullStr |
O berçário e as interações com elementos naturais. |
title_full_unstemmed |
O berçário e as interações com elementos naturais. |
title_sort |
O berçário e as interações com elementos naturais. |
author |
Lemes, Solange Aparecida |
author_facet |
Lemes, Solange Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Campos, Rosânia Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemes, Solange Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Elementos naturais Vivências Berçário Espaço |
topic |
Elementos naturais Vivências Berçário Espaço |
description |
Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - 1ª Edição – Polo Joinville - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-11 2015-02-18T21:27:08Z 2015-02-18T21:27:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129982 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129982 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
12 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652254148820992 |