Digital marketing mix: estudo de campo em empresas do segmento de moda de Araranguá-SC como estratégia para interação com a clientela nas redes sociais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215225 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019 |
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Digital marketing mix: estudo de campo em empresas do segmento de moda de Araranguá-SC como estratégia para interação com a clientela nas redes sociaisTecnologias da informação e comunicaçãoMarketing na InternetRedes sociaisModaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019Partindo do pressuposto que a interação com o público, mesmo fora dos locais onde os negócios se concretizam (loja física), é o campo em que ocorre a fidelização de clientes e construção de uma marca, objetiva-se analisar a presença digital de empresas, do segmento da moda de Araranguá - SC, nas redes sociais Facebook e Instagram, com base no mix de marketing digital. A análise ocorre sob o enfoque do Digital Marketing Mix, mais especificamente, os 8 P?s de Vaz (2011). A temática está ligada aos interesses de pesquisa desenvolvidos no LABeGIS ? Laboratório de Gestão, Inovação e Sustentabilidade, ligado ao PPGTIC e à linha de pesquisa Tecnologia, Gestão e Inovação. Dentre os resultados estão: a ampla utilização das redes sociais pelas empresas de Araranguá-SC, analisadas nesta pesquisa, com destaque para: 1) o maior crescimento do Instagram no período analisado ? tanto em número de seguidores, quanto em publicações das páginas e médias de interações com clientes ? ainda que, o Facebook seja uma ferramenta com mais recursos tecnológicos e maior quantidade de usuários, até o momento; 2) resultados positivos em termos de interações com o público foram identificados, associados a boas práticas como regularidade de publicações, boa qualidade de imagens, principalmente contendo pessoas ?reais? (clientes, digital influencers e celebridades), 3) uso de hashtags para potencialização do alcance, promoção de interatividade, 4) observou-se a ausência da temática sustentabilidade nas redes sociais das empresas analisadas e, portanto, estudos futuros podem ser desenvolvidos em busca de novos conhecimentos sobre a utilização do marketing digital nas redes sociais. Espera-se que, os resultados sirvam para que os envolvidos neste ambiente de negócios, especialmente, os empresários da região de Araranguá-SC, atentem para os recursos que as estratégias de marketing aliadas às redes sociais, podem fornecer para interação com a clientela, reputação da marca e assim, melhoria das relações de consumo.Abstract: Based on the assumption that the interaction with the public, even outside the places where the business takes place (physical store), is the field in which customer loyalty and brand building occurs, the objective is to analyze the digital presence of companies, of the fashion segment of Araranguá - SC, in social networks Facebook and Instagram, based on the digital marketing mix. The analysis takes place under the focus of the Digital Marketing Mix, more specifically, the 8 P's of Vaz (2011). The theme is linked to the research interests developed in LABeGIS - Laboratory of Management, Innovation and Sustainability, linked to PPGTIC and to the research line Technology, Management and Innovation. Among the results are: the wide use of social networks by the companies of Araranguá-SC, analyzed in this research, highlighting: 1) the highest growth of Instagram in the analyzed period - both in number of followers and in publications of the pages and averages of interactions with customers - although, Facebook is a tool with more technological resources and more users, so far; 2) positive results in terms of interactions with the public were identified, associated with good practices such as regularity of publications, good image quality, mainly containing \"real\" people (clients, digital influencers and celebrities), 3) use of hashtags for potentialization of the reach, promotion of interactivity, 4) it was observed the absence of the sustainability theme in the social networks of the analyzed companies and, therefore, future studies can be developed in search of new knowledge on the use of digital marketing in social networks. It is hoped that the results will enable those involved in this business environment, especially the entrepreneurs of the region of Araranguá-SC, to look for the resources that marketing strategies allied to social networks can provide for interaction with customers, brand reputation and thus, improved consumer relations.Trierweiller, Andréa CristinaFerenhof, Helio AisenbergUniversidade Federal de Santa CatarinaLucietti, Tamires Joaquim2020-10-21T21:14:20Z2020-10-21T21:14:20Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis143 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf362260https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215225porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:14:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215225Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:14:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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