Os jogos educativos no processo de ensino e aprendizagem com a integração das tecnologias digitais da informação e comunicação, no ensino fundamental, nos anos inciais, na escola básica Adriano Mosimann
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169040 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
id |
UFSC_4456b531c318f405acc96d45deca37d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169040 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Os jogos educativos no processo de ensino e aprendizagem com a integração das tecnologias digitais da informação e comunicação, no ensino fundamental, nos anos inciais, na escola básica Adriano MosimannJogos. Lúdico. Tecnologias. Cultura digital.TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.O estudo foi realizado com o objetivo de vivenciar a experiência de inserção dos jogos no processo de ensino e de aprendizagem, com a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação, como um recurso pedagógico. Os jogos, as brincadeiras e o lúdico são imprescindíveis para incentivar a imaginação das crianças e contribuir para o desenvolvimento afetivo, social e cognitivo. Como educador, é preciso descobrir alternativas para o desenvolvimento das diversas competências do aprendiz, conduzindo ao conhecimento não só cognitivo, mas à integralidade. A utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação pode potencializar o desenvolvimento do aluno, permitindo a aplicação dos jogos educativos e de atividades lúdicas prazerosas, que auxiliam no processo de ensino e de aprendizagem, explorando conhecimentos, habilidades, atitudes e favorecendo o relacionamento interpessoal. Este estudo teve como objetivo geral vivenciar a experiência de inserção dos jogos no processo de ensino e de aprendizagem, com a utilização das TDICs, verificando a sua importância e como objetivos específicos: utilizar jogos educativos como recurso pedagógico que contribui no ensino e na aprendizagem; resgatar jogos atrativos, desenvolvendo o raciocínio e a concentração do aluno com o uso das TDICs; refletir sobre a importância do lúdico em sala de aula; sensibilizar os professores para o uso das TDICs e observar o comportamento dos alunos ao utilizar os jogos. Para tanto, foram sujeitos da investigação, os alunos de 3Florianópolis, SCVitali, Vanice PizzolottoUniversidade Federal de Santa CatarinaPaterno, Marisa Regina Hasse2016-10-09T03:24:21Z2016-10-09T03:24:21Z2016-10-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis35application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169040porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-09T03:24:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169040Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-09T03:24:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os jogos educativos no processo de ensino e aprendizagem com a integração das tecnologias digitais da informação e comunicação, no ensino fundamental, nos anos inciais, na escola básica Adriano Mosimann |
title |
Os jogos educativos no processo de ensino e aprendizagem com a integração das tecnologias digitais da informação e comunicação, no ensino fundamental, nos anos inciais, na escola básica Adriano Mosimann |
spellingShingle |
Os jogos educativos no processo de ensino e aprendizagem com a integração das tecnologias digitais da informação e comunicação, no ensino fundamental, nos anos inciais, na escola básica Adriano Mosimann Paterno, Marisa Regina Hasse Jogos. Lúdico. Tecnologias. Cultura digital. |
title_short |
Os jogos educativos no processo de ensino e aprendizagem com a integração das tecnologias digitais da informação e comunicação, no ensino fundamental, nos anos inciais, na escola básica Adriano Mosimann |
title_full |
Os jogos educativos no processo de ensino e aprendizagem com a integração das tecnologias digitais da informação e comunicação, no ensino fundamental, nos anos inciais, na escola básica Adriano Mosimann |
title_fullStr |
Os jogos educativos no processo de ensino e aprendizagem com a integração das tecnologias digitais da informação e comunicação, no ensino fundamental, nos anos inciais, na escola básica Adriano Mosimann |
title_full_unstemmed |
Os jogos educativos no processo de ensino e aprendizagem com a integração das tecnologias digitais da informação e comunicação, no ensino fundamental, nos anos inciais, na escola básica Adriano Mosimann |
title_sort |
Os jogos educativos no processo de ensino e aprendizagem com a integração das tecnologias digitais da informação e comunicação, no ensino fundamental, nos anos inciais, na escola básica Adriano Mosimann |
author |
Paterno, Marisa Regina Hasse |
author_facet |
Paterno, Marisa Regina Hasse |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vitali, Vanice Pizzolotto Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paterno, Marisa Regina Hasse |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos. Lúdico. Tecnologias. Cultura digital. |
topic |
Jogos. Lúdico. Tecnologias. Cultura digital. |
description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-09T03:24:21Z 2016-10-09T03:24:21Z 2016-10-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169040 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169040 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
35 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652007698857984 |