TESSITURAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDIZAGEM E CONTEXTOS TECNOLÓGICOS PREVISTOS NA BNCC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Nataly Cordeiro de Abreu
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Peixoto de Azevedo Pedrosa, Stella Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8829
Resumo: Early Childhood Education, an educational service aimed at children from 0 to 5 years old, is the first phase of basic education. In order to examine how learning contexts should be offered in Early Childhood Education, especially with regard to the provision of technological ambience, an exploratory research was carried out in official documents, especially the National Common Curricular Base (BNCC), which regulate this stage of teaching in Brazil and a systematic review of academic works produced in the last 5 years, having defined the descriptors "Child Education", "learning", "curriculum" and "technology", considering number inflections, whenever relevant. The mapping resulting from this review includes, among others, distribution by year and place of publication, objectives, study questions, theoretical and methodological aspects of the research. It is believed that the results of this survey will contribute to discussions related to Early Childhood Education.
id USCS-2_7396ba7b7da2da057f3aae220d8c6bf1
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8829
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling TESSITURAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDIZAGEM E CONTEXTOS TECNOLÓGICOS PREVISTOS NA BNCCEducação InfantilcurrículotecnologiaBNCCEarly Childhood Education, an educational service aimed at children from 0 to 5 years old, is the first phase of basic education. In order to examine how learning contexts should be offered in Early Childhood Education, especially with regard to the provision of technological ambience, an exploratory research was carried out in official documents, especially the National Common Curricular Base (BNCC), which regulate this stage of teaching in Brazil and a systematic review of academic works produced in the last 5 years, having defined the descriptors "Child Education", "learning", "curriculum" and "technology", considering number inflections, whenever relevant. The mapping resulting from this review includes, among others, distribution by year and place of publication, objectives, study questions, theoretical and methodological aspects of the research. It is believed that the results of this survey will contribute to discussions related to Early Childhood Education.Este artigo tem o objetivo de examinar como os contextos de aprendizagem devem ser apresentados na Educação Infantil, especialmente no que se tange à oferta de ambiência tecnológica. Com o intuito de alcançar o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa exploratória nos documentos oficiais, em especial na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que regulamentam essa etapa de ensino no Brasil e uma revisão sistemática de trabalhos acadêmicos produzidos nos últimos 5 anos, tendo sido definidos os descritores “Educação Infantil”, “aprendizagem”, “currículo” e “tecnologia”, considerando-se flexões de número, sempre que pertinente. O mapeamento realizado permitiu verificar que o processo de construção de saberes pode ser enriquecido quando as vivências propostas têm significado para o público-alvo e que as tecnologias, enquanto forma de linguagem, podem auxiliar nesse processo. Acredita-se que os resultados desse levantamento, contribuirão para discussões relacionadas à Educação Infantil.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2023-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/882910.13037/rea-e.vol7n14.8829Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 7 n. 14 (2022): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8829/3866Copyright (c) 2023 Nataly Cordeiro de Abreu Cabral, Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCabral, Nataly Cordeiro de AbreuPeixoto de Azevedo Pedrosa, Stella Maria2023-04-12T16:31:08Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8829Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2023-04-12T16:31:08Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv TESSITURAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDIZAGEM E CONTEXTOS TECNOLÓGICOS PREVISTOS NA BNCC
title TESSITURAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDIZAGEM E CONTEXTOS TECNOLÓGICOS PREVISTOS NA BNCC
spellingShingle TESSITURAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDIZAGEM E CONTEXTOS TECNOLÓGICOS PREVISTOS NA BNCC
Cabral, Nataly Cordeiro de Abreu
Educação Infantil
currículo
tecnologia
BNCC
title_short TESSITURAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDIZAGEM E CONTEXTOS TECNOLÓGICOS PREVISTOS NA BNCC
title_full TESSITURAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDIZAGEM E CONTEXTOS TECNOLÓGICOS PREVISTOS NA BNCC
title_fullStr TESSITURAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDIZAGEM E CONTEXTOS TECNOLÓGICOS PREVISTOS NA BNCC
title_full_unstemmed TESSITURAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDIZAGEM E CONTEXTOS TECNOLÓGICOS PREVISTOS NA BNCC
title_sort TESSITURAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDIZAGEM E CONTEXTOS TECNOLÓGICOS PREVISTOS NA BNCC
author Cabral, Nataly Cordeiro de Abreu
author_facet Cabral, Nataly Cordeiro de Abreu
Peixoto de Azevedo Pedrosa, Stella Maria
author_role author
author2 Peixoto de Azevedo Pedrosa, Stella Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Nataly Cordeiro de Abreu
Peixoto de Azevedo Pedrosa, Stella Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
currículo
tecnologia
BNCC
topic Educação Infantil
currículo
tecnologia
BNCC
description Early Childhood Education, an educational service aimed at children from 0 to 5 years old, is the first phase of basic education. In order to examine how learning contexts should be offered in Early Childhood Education, especially with regard to the provision of technological ambience, an exploratory research was carried out in official documents, especially the National Common Curricular Base (BNCC), which regulate this stage of teaching in Brazil and a systematic review of academic works produced in the last 5 years, having defined the descriptors "Child Education", "learning", "curriculum" and "technology", considering number inflections, whenever relevant. The mapping resulting from this review includes, among others, distribution by year and place of publication, objectives, study questions, theoretical and methodological aspects of the research. It is believed that the results of this survey will contribute to discussions related to Early Childhood Education.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8829
10.13037/rea-e.vol7n14.8829
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8829
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol7n14.8829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8829/3866
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Nataly Cordeiro de Abreu Cabral, Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Nataly Cordeiro de Abreu Cabral, Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 7 n. 14 (2022): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808844970434494464