Uma ontologia de gamificação fundamentada pela Teoria da Autodeterminação em contextos educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Marcelo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228706
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação.
id UFSC_50855fc33c354cb0f74c1e51e11b4625
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/228706
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Uma ontologia de gamificação fundamentada pela Teoria da Autodeterminação em contextos educacionaisgamificação, ontologias, Teoria da Autodeterminação, motivação, educaçãoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação.A gamificação é uma área de estudo possível àqueles que buscam entender como funcionam os mecanismos de motivação e engajamento do ser humano, isso por haver evidências de sua eficácia na capacidade de manipular tais sentimentos, aumentando-os e incentivando aqueles que interagem no sistema gamificado a permanecer ou perseverar em determinadas tarefas e, portanto, conduzindo a um progresso constante e supervisionado. Essa vantagem que a gamificação oferece acaba sendo de extrema valia em ambientes educacionais, já que estudantes nem sempre estão entusiasmados o suficiente, e, por causa disso, acabam abandonando seus estudos ou desempenhando aquém de suas possibilidades. Devido a gamificação trabalhar inerentemente com aspectos psicológicos do ser humano, lidando com suas emoções, faz sentido que o uso de teorias da área da psicologia ajudem a entender e melhorar os processos da gamificação, embasando-os em estudos dessa área, criando assim uma interseccionalidade entre as áreas de Tecnologia da Informação e Psicologia. Neste trabalho optou-se por utilizar a Teoria da Autodeterminação, que é muito vinculada a gamificação justamente por atuar em cima da motivação humana. Dada a complexidade do assunto, sua evolução contínua, e a necessidade de uma melhor formalização do assunto e representação desse conhecimento, bem como capacitar sistemas de informação a beneficiarem-se destas informações e percepções adquiridas foi então criada uma ontologia do domínio acima descrito. A criação da ontologia foi concebida através da metodologia Methontology, que dispõe de um processo de engenharia estruturado para construção de ontologias em todas as fases envolvidas no processo.Gamification is an area of great interest by scholars who seek to understand how the mechanisms of motivation and engagement of human beings work, this because it is extremely effective in their ability to manipulate such feelings, increasing them and encouraging those who interact in a gamified system to staying on certain tasks and therefore leading to constant and supervised progress. This advantage that gamification provides turns out to be extremely valuable in an educational environment, since students are not always enthusiastic enough, and because of that, they end up abandoning their studies. Because gamification inherently works with the human psyche, dealing with their emotions, it makes sense that the use of theories in the field of psychology help to understand and improve the processes of gamification, basing them on studies in this area, thus creating an intersectionality between the areas of Information Technology and Psychology. In this work, we chose to use the theory of self-determination, which is very much linked to gamification precisely because it acts on human motivation. Given the complexity of the subject, its continuous evolution, and the need for a better formalization of the subject and representation of that knowledge, as well as enabling information systems to benefit from this acquired information and perceptions, an ontology of the domain described above was created. The creation of the ontology was conceived through the Methontology methodology, which has a structured engineering process for building ontologies in all phases involved in the process.Florianópolis, SCLucca, José Eduardo DeUniversidade Federal de Santa CatarinaPorto, Marcelo2021-10-04T16:05:38Z2021-10-04T16:05:38Z2021-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228706info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-10-04T16:05:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/228706Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-04T16:05:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma ontologia de gamificação fundamentada pela Teoria da Autodeterminação em contextos educacionais
title Uma ontologia de gamificação fundamentada pela Teoria da Autodeterminação em contextos educacionais
spellingShingle Uma ontologia de gamificação fundamentada pela Teoria da Autodeterminação em contextos educacionais
Porto, Marcelo
gamificação, ontologias, Teoria da Autodeterminação, motivação, educação
title_short Uma ontologia de gamificação fundamentada pela Teoria da Autodeterminação em contextos educacionais
title_full Uma ontologia de gamificação fundamentada pela Teoria da Autodeterminação em contextos educacionais
title_fullStr Uma ontologia de gamificação fundamentada pela Teoria da Autodeterminação em contextos educacionais
title_full_unstemmed Uma ontologia de gamificação fundamentada pela Teoria da Autodeterminação em contextos educacionais
title_sort Uma ontologia de gamificação fundamentada pela Teoria da Autodeterminação em contextos educacionais
author Porto, Marcelo
author_facet Porto, Marcelo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lucca, José Eduardo De
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Porto, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv gamificação, ontologias, Teoria da Autodeterminação, motivação, educação
topic gamificação, ontologias, Teoria da Autodeterminação, motivação, educação
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-04T16:05:38Z
2021-10-04T16:05:38Z
2021-09-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228706
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652409569804288