Uma ontologia de gamificação fundamentada pela Teoria da Autodeterminação em contextos educacionais
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228706 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação. |
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Uma ontologia de gamificação fundamentada pela Teoria da Autodeterminação em contextos educacionaisgamificação, ontologias, Teoria da Autodeterminação, motivação, educaçãoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação.A gamificação é uma área de estudo possível àqueles que buscam entender como funcionam os mecanismos de motivação e engajamento do ser humano, isso por haver evidências de sua eficácia na capacidade de manipular tais sentimentos, aumentando-os e incentivando aqueles que interagem no sistema gamificado a permanecer ou perseverar em determinadas tarefas e, portanto, conduzindo a um progresso constante e supervisionado. Essa vantagem que a gamificação oferece acaba sendo de extrema valia em ambientes educacionais, já que estudantes nem sempre estão entusiasmados o suficiente, e, por causa disso, acabam abandonando seus estudos ou desempenhando aquém de suas possibilidades. Devido a gamificação trabalhar inerentemente com aspectos psicológicos do ser humano, lidando com suas emoções, faz sentido que o uso de teorias da área da psicologia ajudem a entender e melhorar os processos da gamificação, embasando-os em estudos dessa área, criando assim uma interseccionalidade entre as áreas de Tecnologia da Informação e Psicologia. Neste trabalho optou-se por utilizar a Teoria da Autodeterminação, que é muito vinculada a gamificação justamente por atuar em cima da motivação humana. Dada a complexidade do assunto, sua evolução contínua, e a necessidade de uma melhor formalização do assunto e representação desse conhecimento, bem como capacitar sistemas de informação a beneficiarem-se destas informações e percepções adquiridas foi então criada uma ontologia do domínio acima descrito. A criação da ontologia foi concebida através da metodologia Methontology, que dispõe de um processo de engenharia estruturado para construção de ontologias em todas as fases envolvidas no processo.Gamification is an area of great interest by scholars who seek to understand how the mechanisms of motivation and engagement of human beings work, this because it is extremely effective in their ability to manipulate such feelings, increasing them and encouraging those who interact in a gamified system to staying on certain tasks and therefore leading to constant and supervised progress. This advantage that gamification provides turns out to be extremely valuable in an educational environment, since students are not always enthusiastic enough, and because of that, they end up abandoning their studies. Because gamification inherently works with the human psyche, dealing with their emotions, it makes sense that the use of theories in the field of psychology help to understand and improve the processes of gamification, basing them on studies in this area, thus creating an intersectionality between the areas of Information Technology and Psychology. In this work, we chose to use the theory of self-determination, which is very much linked to gamification precisely because it acts on human motivation. Given the complexity of the subject, its continuous evolution, and the need for a better formalization of the subject and representation of that knowledge, as well as enabling information systems to benefit from this acquired information and perceptions, an ontology of the domain described above was created. The creation of the ontology was conceived through the Methontology methodology, which has a structured engineering process for building ontologies in all phases involved in the process.Florianópolis, SCLucca, José Eduardo DeUniversidade Federal de Santa CatarinaPorto, Marcelo2021-10-04T16:05:38Z2021-10-04T16:05:38Z2021-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228706info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-10-04T16:05:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/228706Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-04T16:05:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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