SER OU NÃO SER: OS CONFLITOS FUNCIONAIS DO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114710 |
Resumo: | As instituições de ensino superior brasileiras vêm passando por sucessivas mudanças desde a implementação da LDB, e consequente atuação do professor alicerçada na tríade ensino, pesquisa e extensão. Um processo de transformação em direção a conceber a universidade como empresa, orientada para as demandas do mercado, com cobranças por maior produtividade ganhou força. Este estudo qualitativo, interpretativista, visa ampliar a discussão dos impactos que este cenário tem causado nos docentes, e na realização da prática docente. Foram entrevistados nove docentes que se posicionaram por meio da exposição da experiência já vivenciada na sua atuação cotidiana. Os resultados, pós análise do discurso, evidenciaram a situação preocupante em que se encontra a classe de professores de ensino superior no Brasil, passando por frustrações e insatisfações, no campo profissional, que só fazem estimular o individualismo, aguçar a competitividade entre colegas, e a conseqüente queda na qualidade das relações estabelecidas entre alunos e professores. A desmotivação profissional tem se intensificado a cada período e é ilustrado pelo aumento dos conflitos e pela inquietação com a qual muitos já convivem, na dúvida iminente por ser ou não ser um professor universitário. |
id |
UFSC_532caf44487bbeb7c501e1224a8b4364 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/114710 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
SER OU NÃO SER: OS CONFLITOS FUNCIONAIS DO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASILAs instituições de ensino superior brasileiras vêm passando por sucessivas mudanças desde a implementação da LDB, e consequente atuação do professor alicerçada na tríade ensino, pesquisa e extensão. Um processo de transformação em direção a conceber a universidade como empresa, orientada para as demandas do mercado, com cobranças por maior produtividade ganhou força. Este estudo qualitativo, interpretativista, visa ampliar a discussão dos impactos que este cenário tem causado nos docentes, e na realização da prática docente. Foram entrevistados nove docentes que se posicionaram por meio da exposição da experiência já vivenciada na sua atuação cotidiana. Os resultados, pós análise do discurso, evidenciaram a situação preocupante em que se encontra a classe de professores de ensino superior no Brasil, passando por frustrações e insatisfações, no campo profissional, que só fazem estimular o individualismo, aguçar a competitividade entre colegas, e a conseqüente queda na qualidade das relações estabelecidas entre alunos e professores. A desmotivação profissional tem se intensificado a cada período e é ilustrado pelo aumento dos conflitos e pela inquietação com a qual muitos já convivem, na dúvida iminente por ser ou não ser um professor universitário.2013-12-12T19:58:52Z2013-12-12T19:58:52Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114710Souza Júnior, Jalmir Pinheiro deSantos, Betânia Araújo Cosme dosVigoderis, Ricardo BrauerSantos, Heloísa Fernanda da SilvaHolanda, Mônica Calixto Ribeiro deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-12T19:58:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/114710Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-12T19:58:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SER OU NÃO SER: OS CONFLITOS FUNCIONAIS DO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL |
title |
SER OU NÃO SER: OS CONFLITOS FUNCIONAIS DO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL |
spellingShingle |
SER OU NÃO SER: OS CONFLITOS FUNCIONAIS DO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL Souza Júnior, Jalmir Pinheiro de |
title_short |
SER OU NÃO SER: OS CONFLITOS FUNCIONAIS DO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL |
title_full |
SER OU NÃO SER: OS CONFLITOS FUNCIONAIS DO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL |
title_fullStr |
SER OU NÃO SER: OS CONFLITOS FUNCIONAIS DO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL |
title_full_unstemmed |
SER OU NÃO SER: OS CONFLITOS FUNCIONAIS DO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL |
title_sort |
SER OU NÃO SER: OS CONFLITOS FUNCIONAIS DO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL |
author |
Souza Júnior, Jalmir Pinheiro de |
author_facet |
Souza Júnior, Jalmir Pinheiro de Santos, Betânia Araújo Cosme dos Vigoderis, Ricardo Brauer Santos, Heloísa Fernanda da Silva Holanda, Mônica Calixto Ribeiro de |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Betânia Araújo Cosme dos Vigoderis, Ricardo Brauer Santos, Heloísa Fernanda da Silva Holanda, Mônica Calixto Ribeiro de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza Júnior, Jalmir Pinheiro de Santos, Betânia Araújo Cosme dos Vigoderis, Ricardo Brauer Santos, Heloísa Fernanda da Silva Holanda, Mônica Calixto Ribeiro de |
description |
As instituições de ensino superior brasileiras vêm passando por sucessivas mudanças desde a implementação da LDB, e consequente atuação do professor alicerçada na tríade ensino, pesquisa e extensão. Um processo de transformação em direção a conceber a universidade como empresa, orientada para as demandas do mercado, com cobranças por maior produtividade ganhou força. Este estudo qualitativo, interpretativista, visa ampliar a discussão dos impactos que este cenário tem causado nos docentes, e na realização da prática docente. Foram entrevistados nove docentes que se posicionaram por meio da exposição da experiência já vivenciada na sua atuação cotidiana. Os resultados, pós análise do discurso, evidenciaram a situação preocupante em que se encontra a classe de professores de ensino superior no Brasil, passando por frustrações e insatisfações, no campo profissional, que só fazem estimular o individualismo, aguçar a competitividade entre colegas, e a conseqüente queda na qualidade das relações estabelecidas entre alunos e professores. A desmotivação profissional tem se intensificado a cada período e é ilustrado pelo aumento dos conflitos e pela inquietação com a qual muitos já convivem, na dúvida iminente por ser ou não ser um professor universitário. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-12T19:58:52Z 2013-12-12T19:58:52Z 2013-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-987-1896-22-6 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114710 |
identifier_str_mv |
978-987-1896-22-6 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114710 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652067378561024 |