ANÁLISE DA APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: UMA PERSPECTIVA DOS DOCENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, RICHARDSON BRUNO CARLOS
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: MEDEIROS, MARCELO MIGUEL MOURA DE, CUNHA, JALISSON MARQUES DA, SANTOS, ANA RAFAELA MEDEIROS, ARAÚJO, LETÍCIA CARLA SOUZA DE, VASCONCELOS, NATÁLIA VELOSO CALDAS DE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201866
Resumo: O desenvolvimento de um país pode ser mensurado a partir do capital intelectual que ele detém. Nesse sentido, a formação sólida dos profissionais de engenharia é uma necessidade a fim de graduar engenheiros qualificados com capacidades e habilidades, além das técnicas exigidas pela academia e pelo mercado de trabalho. Assim, as metodologias ativas são ferramentas ímpares no processo de ensino-aprendizagem dos engenheiros. Portanto, objetivo deste trabalho é analisar a utilização e o conhecimento das metodologias ativas pelos docentes no curso de engenharia de produção em uma instituição federal de ensino superior (IFES). Diante disto, esta é uma pesquisa de campo exploratória, de natureza aplicada, com abordagem combinada. Os principais resultados demonstram que os docentes do curso de engenharia de produção com conhecimento de metodologias ativas são favoráveis à aplicação e as utilizam em sala de aula, além de avaliarem positivamente a recepção e o desempenho dos alunos, diante das práticas. Acrescenta-se, ainda, que as principais metodologias utilizadas se concentram entre PjBL (27%), sala invertida (20%) e PBL (20%).
id UFSC_53deca84bc17e6c14348274602b986f0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/201866
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling ANÁLISE DA APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: UMA PERSPECTIVA DOS DOCENTESO desenvolvimento de um país pode ser mensurado a partir do capital intelectual que ele detém. Nesse sentido, a formação sólida dos profissionais de engenharia é uma necessidade a fim de graduar engenheiros qualificados com capacidades e habilidades, além das técnicas exigidas pela academia e pelo mercado de trabalho. Assim, as metodologias ativas são ferramentas ímpares no processo de ensino-aprendizagem dos engenheiros. Portanto, objetivo deste trabalho é analisar a utilização e o conhecimento das metodologias ativas pelos docentes no curso de engenharia de produção em uma instituição federal de ensino superior (IFES). Diante disto, esta é uma pesquisa de campo exploratória, de natureza aplicada, com abordagem combinada. Os principais resultados demonstram que os docentes do curso de engenharia de produção com conhecimento de metodologias ativas são favoráveis à aplicação e as utilizam em sala de aula, além de avaliarem positivamente a recepção e o desempenho dos alunos, diante das práticas. Acrescenta-se, ainda, que as principais metodologias utilizadas se concentram entre PjBL (27%), sala invertida (20%) e PBL (20%).INPEAU/UFSC2019-11-26T14:13:34Z2019-11-26T14:13:34Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-07-3https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201866ARAÚJO, RICHARDSON BRUNO CARLOSMEDEIROS, MARCELO MIGUEL MOURA DECUNHA, JALISSON MARQUES DASANTOS, ANA RAFAELA MEDEIROSARAÚJO, LETÍCIA CARLA SOUZA DEVASCONCELOS, NATÁLIA VELOSO CALDAS DEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-26T14:13:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201866Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-26T14:13:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DA APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: UMA PERSPECTIVA DOS DOCENTES
title ANÁLISE DA APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: UMA PERSPECTIVA DOS DOCENTES
spellingShingle ANÁLISE DA APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: UMA PERSPECTIVA DOS DOCENTES
ARAÚJO, RICHARDSON BRUNO CARLOS
title_short ANÁLISE DA APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: UMA PERSPECTIVA DOS DOCENTES
title_full ANÁLISE DA APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: UMA PERSPECTIVA DOS DOCENTES
title_fullStr ANÁLISE DA APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: UMA PERSPECTIVA DOS DOCENTES
title_full_unstemmed ANÁLISE DA APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: UMA PERSPECTIVA DOS DOCENTES
title_sort ANÁLISE DA APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: UMA PERSPECTIVA DOS DOCENTES
author ARAÚJO, RICHARDSON BRUNO CARLOS
author_facet ARAÚJO, RICHARDSON BRUNO CARLOS
MEDEIROS, MARCELO MIGUEL MOURA DE
CUNHA, JALISSON MARQUES DA
SANTOS, ANA RAFAELA MEDEIROS
ARAÚJO, LETÍCIA CARLA SOUZA DE
VASCONCELOS, NATÁLIA VELOSO CALDAS DE
author_role author
author2 MEDEIROS, MARCELO MIGUEL MOURA DE
CUNHA, JALISSON MARQUES DA
SANTOS, ANA RAFAELA MEDEIROS
ARAÚJO, LETÍCIA CARLA SOUZA DE
VASCONCELOS, NATÁLIA VELOSO CALDAS DE
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, RICHARDSON BRUNO CARLOS
MEDEIROS, MARCELO MIGUEL MOURA DE
CUNHA, JALISSON MARQUES DA
SANTOS, ANA RAFAELA MEDEIROS
ARAÚJO, LETÍCIA CARLA SOUZA DE
VASCONCELOS, NATÁLIA VELOSO CALDAS DE
description O desenvolvimento de um país pode ser mensurado a partir do capital intelectual que ele detém. Nesse sentido, a formação sólida dos profissionais de engenharia é uma necessidade a fim de graduar engenheiros qualificados com capacidades e habilidades, além das técnicas exigidas pela academia e pelo mercado de trabalho. Assim, as metodologias ativas são ferramentas ímpares no processo de ensino-aprendizagem dos engenheiros. Portanto, objetivo deste trabalho é analisar a utilização e o conhecimento das metodologias ativas pelos docentes no curso de engenharia de produção em uma instituição federal de ensino superior (IFES). Diante disto, esta é uma pesquisa de campo exploratória, de natureza aplicada, com abordagem combinada. Os principais resultados demonstram que os docentes do curso de engenharia de produção com conhecimento de metodologias ativas são favoráveis à aplicação e as utilizam em sala de aula, além de avaliarem positivamente a recepção e o desempenho dos alunos, diante das práticas. Acrescenta-se, ainda, que as principais metodologias utilizadas se concentram entre PjBL (27%), sala invertida (20%) e PBL (20%).
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-26T14:13:34Z
2019-11-26T14:13:34Z
2019-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-07-3
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201866
identifier_str_mv 978-85-68618-07-3
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652108629540864