ANÁLISE DA APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: UMA PERSPECTIVA DOS DOCENTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201866 |
Resumo: | O desenvolvimento de um país pode ser mensurado a partir do capital intelectual que ele detém. Nesse sentido, a formação sólida dos profissionais de engenharia é uma necessidade a fim de graduar engenheiros qualificados com capacidades e habilidades, além das técnicas exigidas pela academia e pelo mercado de trabalho. Assim, as metodologias ativas são ferramentas ímpares no processo de ensino-aprendizagem dos engenheiros. Portanto, objetivo deste trabalho é analisar a utilização e o conhecimento das metodologias ativas pelos docentes no curso de engenharia de produção em uma instituição federal de ensino superior (IFES). Diante disto, esta é uma pesquisa de campo exploratória, de natureza aplicada, com abordagem combinada. Os principais resultados demonstram que os docentes do curso de engenharia de produção com conhecimento de metodologias ativas são favoráveis à aplicação e as utilizam em sala de aula, além de avaliarem positivamente a recepção e o desempenho dos alunos, diante das práticas. Acrescenta-se, ainda, que as principais metodologias utilizadas se concentram entre PjBL (27%), sala invertida (20%) e PBL (20%). |
id |
UFSC_53deca84bc17e6c14348274602b986f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/201866 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
ANÁLISE DA APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: UMA PERSPECTIVA DOS DOCENTESO desenvolvimento de um país pode ser mensurado a partir do capital intelectual que ele detém. Nesse sentido, a formação sólida dos profissionais de engenharia é uma necessidade a fim de graduar engenheiros qualificados com capacidades e habilidades, além das técnicas exigidas pela academia e pelo mercado de trabalho. Assim, as metodologias ativas são ferramentas ímpares no processo de ensino-aprendizagem dos engenheiros. Portanto, objetivo deste trabalho é analisar a utilização e o conhecimento das metodologias ativas pelos docentes no curso de engenharia de produção em uma instituição federal de ensino superior (IFES). Diante disto, esta é uma pesquisa de campo exploratória, de natureza aplicada, com abordagem combinada. Os principais resultados demonstram que os docentes do curso de engenharia de produção com conhecimento de metodologias ativas são favoráveis à aplicação e as utilizam em sala de aula, além de avaliarem positivamente a recepção e o desempenho dos alunos, diante das práticas. Acrescenta-se, ainda, que as principais metodologias utilizadas se concentram entre PjBL (27%), sala invertida (20%) e PBL (20%).INPEAU/UFSC2019-11-26T14:13:34Z2019-11-26T14:13:34Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-07-3https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201866ARAÚJO, RICHARDSON BRUNO CARLOSMEDEIROS, MARCELO MIGUEL MOURA DECUNHA, JALISSON MARQUES DASANTOS, ANA RAFAELA MEDEIROSARAÚJO, LETÍCIA CARLA SOUZA DEVASCONCELOS, NATÁLIA VELOSO CALDAS DEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-26T14:13:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201866Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-26T14:13:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DA APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: UMA PERSPECTIVA DOS DOCENTES |
title |
ANÁLISE DA APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: UMA PERSPECTIVA DOS DOCENTES |
spellingShingle |
ANÁLISE DA APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: UMA PERSPECTIVA DOS DOCENTES ARAÚJO, RICHARDSON BRUNO CARLOS |
title_short |
ANÁLISE DA APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: UMA PERSPECTIVA DOS DOCENTES |
title_full |
ANÁLISE DA APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: UMA PERSPECTIVA DOS DOCENTES |
title_fullStr |
ANÁLISE DA APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: UMA PERSPECTIVA DOS DOCENTES |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DA APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: UMA PERSPECTIVA DOS DOCENTES |
title_sort |
ANÁLISE DA APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: UMA PERSPECTIVA DOS DOCENTES |
author |
ARAÚJO, RICHARDSON BRUNO CARLOS |
author_facet |
ARAÚJO, RICHARDSON BRUNO CARLOS MEDEIROS, MARCELO MIGUEL MOURA DE CUNHA, JALISSON MARQUES DA SANTOS, ANA RAFAELA MEDEIROS ARAÚJO, LETÍCIA CARLA SOUZA DE VASCONCELOS, NATÁLIA VELOSO CALDAS DE |
author_role |
author |
author2 |
MEDEIROS, MARCELO MIGUEL MOURA DE CUNHA, JALISSON MARQUES DA SANTOS, ANA RAFAELA MEDEIROS ARAÚJO, LETÍCIA CARLA SOUZA DE VASCONCELOS, NATÁLIA VELOSO CALDAS DE |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ARAÚJO, RICHARDSON BRUNO CARLOS MEDEIROS, MARCELO MIGUEL MOURA DE CUNHA, JALISSON MARQUES DA SANTOS, ANA RAFAELA MEDEIROS ARAÚJO, LETÍCIA CARLA SOUZA DE VASCONCELOS, NATÁLIA VELOSO CALDAS DE |
description |
O desenvolvimento de um país pode ser mensurado a partir do capital intelectual que ele detém. Nesse sentido, a formação sólida dos profissionais de engenharia é uma necessidade a fim de graduar engenheiros qualificados com capacidades e habilidades, além das técnicas exigidas pela academia e pelo mercado de trabalho. Assim, as metodologias ativas são ferramentas ímpares no processo de ensino-aprendizagem dos engenheiros. Portanto, objetivo deste trabalho é analisar a utilização e o conhecimento das metodologias ativas pelos docentes no curso de engenharia de produção em uma instituição federal de ensino superior (IFES). Diante disto, esta é uma pesquisa de campo exploratória, de natureza aplicada, com abordagem combinada. Os principais resultados demonstram que os docentes do curso de engenharia de produção com conhecimento de metodologias ativas são favoráveis à aplicação e as utilizam em sala de aula, além de avaliarem positivamente a recepção e o desempenho dos alunos, diante das práticas. Acrescenta-se, ainda, que as principais metodologias utilizadas se concentram entre PjBL (27%), sala invertida (20%) e PBL (20%). |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-26T14:13:34Z 2019-11-26T14:13:34Z 2019-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-07-3 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201866 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-07-3 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201866 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652108629540864 |