Desenvolvimento de comunidade de prática docente virtual: possibilidade de formação do enfermeiro docente novato

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Luiza Carvalho de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205074
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2018.
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spelling Desenvolvimento de comunidade de prática docente virtual: possibilidade de formação do enfermeiro docente novatoEnfermagemProfessoresPrática de ensinoEducação em EnfermagemComunidade de práticaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2018.Estudo com enfoque na formação do enfermeiro docente novato e sobre as possibilidades de construção de comunidades de prática docente e as implicações para o desenvolvimento da mesma, que utilizou abordagem qualitativa do tipo pesquisa ação. Adotaram-se as teorias de Conhecimentos Base para o Ensino de Lee Shulman e Comunidades de Prática de Etienne Wenger como referencial teórico. O objetivo geral foi construir e desenvolver comunidade de prática docente virtual de acordo com Wenger como elemento para qualificar a ação do enfermeiro docente novato na prática docente e o ensino em enfermagem no contexto amazônico. Os objetivos específicos foram compreender como o enfermeiro docente novato desenvolve a formação para a docência no ensino superior à luz do referencial de Lee Shulman no contexto amazônico e conhecer a formação inicial e permanente realizado pelo enfermeiro docente novato para a atuação docente. Para atingir os objetivos propostos, foram realizados cinco encontros no modelo de grupo focal com nove enfermeiros docentes novatos de três instituições de ensino superior de Manaus/Amazonas, Norte do Brasil. Para a realização desses encontros, foi seguido um roteiro de debate que abordava questões referentes à formação dos docentes. Para análise dos dados qualitativos, optou-se pela análise de conteúdo com auxílio do software QRSNVIVO 11. Os resultados foram apresentados em três manuscritos. O primeiro manuscrito apresenta uma revisão integrativa da literatura que identifica a utilização das comunidades de prática para a formação docente na saúde e enfermagem no âmbito mundial. O segundo manuscrito atendeu os objetivos de compreender como o enfermeiro docente novato desenvolve a formação para a docência no ensino superior à luz do referencial de Lee Shulman no contexto amazônico e de conhecer a formação inicial e permanente realizado pelo enfermeiro docente novato para a atuação docente. O terceiro manuscrito refere-se à construção e desenvolvimento de comunidade de prática docente virtual de acordo com Wenger como elemento para qualificar a ação do enfermeiro docente novato na prática docente e o ensino em enfermagem no contexto amazônico. Concluiu-se que existe uma preocupação dos enfermeiros docentes novatos quanto ao processo de formação na docência. A busca pela formação permanente e pelo desenvolvimento do conhecimento para ensino é constante, mesmo que as oportunidades de capacitação sejam poucas para os docentes enfermeiros de Manaus. Uma ação adotada para a modificação da prática docente do enfermeiro novato foi a comunidade de prática. Confirmou-se que a comunidade de prática docente promove uma aprendizagem situada na prática, facilita a reflexão sobre a prática do ensino, ajuda no desenvolvimento do conhecimento base para o ensino e no seu compartilhamento, constrói a identidade docente, fortalecendo o papel do docente no ensino, reduz o isolamento do docente e a prática da busca pela formação individualizada e, por isso, é definida como uma ação de modificação da prática docente. No âmbito mundial, as comunidades de prática docente na saúde e na enfermagem estão contribuindo para a formação dos profissionais de saúde que seguem a carreira docente, especialmente para a aquisição de conhecimentos pedagógicos.Abstract : A study focused on the training of the novice teacher nurse and on the possibilities of building communities of teaching practice and the implications for the development of this practice, which used a qualitative approach of the type research action. The theories of Lee Shulman's Teaching Knowledge Base and Etienne Wenger's Communities of Practice were adopted as theoretical framework. The general objective was to build and develop a community of virtual teaching practice, according to Wenger, as an element to qualify the action of novice teaching nurse in teaching practice and teaching in nursing in the Amazonian context. The specific objectives were to understand how the novice teaching nurse develops training for teaching in higher education in the light of Lee Shulman's reference in the Amazonian context and to know the initial and permanent formation realized by the novice teaching nurse for the teaching performance. To reach the proposed objectives, five meetings were held in the focus group model with nine novice teaching nurses from three higher education institutions in Manaus/Amazonas, northern Brazil. In order to carry out these meetings, a debate was developed that addressed issues related to those teachers training. To analyze the qualitative data, we opted for content analysis with the help of QRSNVIVO 11 Software. The results were presented in three manuscripts. The first manuscript introduces an integrative review of the literature that identifies the use of communities of practice for teacher education in health and nursing worldwide. The second manuscript met the objectives of understanding how the novice teaching nurse develops the training for teaching in higher education in light of Lee Shulman's theoretical reference in the Amazonian context and of knowing the initial and permanent formation performed by the novice teaching nurse for the teaching performance. The third manuscript refers to the construction and development of virtual teaching practice community, according to Wenger, as an element to qualify the action of the novice teaching nurse in teaching practice and teaching in nursing in the Amazonian context. It was concluded that there is a concern of novice teaching nurses regarding the process of training in teaching. The search for permanent formation and the development of knowledge for teaching is constant, even if the training opportunities are few for nursing teachers in Manaus. One action taken to modify the teaching practice of the novice nurse was the community of practice. It was confirmed that the community of teaching practice promotes practical learning, facilitates reflection on teaching practice, helps in the development of knowledge base for teaching and its sharing, builds teacher identity by strengthening the role of teachers in teaching, reduces the isolation of the teacher and the practice of the search for individualized training and, therefore, is defined as an action of modification of teaching practice. At the global level, communities of teaching practice in health and nursing are contributing to the training of health professionals who follow the teaching career, especially for the acquisition of pedagogical knowledge.Backes, Vania Marli SchubertUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Maria Luiza Carvalho de2020-03-31T13:26:43Z2020-03-31T13:26:43Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis247 p.| il.application/pdf360862https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205074porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T13:26:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/205074Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T13:26:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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