Abordagem histórica no ensino de matemática: o caso da representação em perspectiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202698 |
Resumo: | A problemática da representação do espaço em perspectiva teve seu auge no Renascimento com pintores e arquitetos que desejavam representar o espaço no plano pictural. A história dessa problemática, abordada no ensino de matemática, pode contribuir para a compreensão da própria produção daquele conhecimento, ou seja, das regras do desenho em perspectiva, destacar o exercício do olhar bem como a articulação entre a imagem representada e a imagem do real. O presente artigo traz, portanto, uma reflexão sobre a importância de se inserir no ensino da geometria a histórica da perspectiva. Um exemplo desta inserção é fornecido a partir de uma experiência didática realizada na França. |
id |
UFSC_66ef1adab55083b76dff77c0052ba8c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202698 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Abordagem histórica no ensino de matemática: o caso da representação em perspectivaRepresentação em PerspectivaVisualizaçãoHistória da MatemáticaEducação MatemáticaFormação de ProfessoresA problemática da representação do espaço em perspectiva teve seu auge no Renascimento com pintores e arquitetos que desejavam representar o espaço no plano pictural. A história dessa problemática, abordada no ensino de matemática, pode contribuir para a compreensão da própria produção daquele conhecimento, ou seja, das regras do desenho em perspectiva, destacar o exercício do olhar bem como a articulação entre a imagem representada e a imagem do real. O presente artigo traz, portanto, uma reflexão sobre a importância de se inserir no ensino da geometria a histórica da perspectiva. Um exemplo desta inserção é fornecido a partir de uma experiência didática realizada na França.2019-12-10T14:04:56Z2019-12-10T14:04:56Z2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202698Flores, Cláudia Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-10T14:04:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202698Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-10T14:04:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem histórica no ensino de matemática: o caso da representação em perspectiva |
title |
Abordagem histórica no ensino de matemática: o caso da representação em perspectiva |
spellingShingle |
Abordagem histórica no ensino de matemática: o caso da representação em perspectiva Flores, Cláudia Regina Representação em Perspectiva Visualização História da Matemática Educação Matemática Formação de Professores |
title_short |
Abordagem histórica no ensino de matemática: o caso da representação em perspectiva |
title_full |
Abordagem histórica no ensino de matemática: o caso da representação em perspectiva |
title_fullStr |
Abordagem histórica no ensino de matemática: o caso da representação em perspectiva |
title_full_unstemmed |
Abordagem histórica no ensino de matemática: o caso da representação em perspectiva |
title_sort |
Abordagem histórica no ensino de matemática: o caso da representação em perspectiva |
author |
Flores, Cláudia Regina |
author_facet |
Flores, Cláudia Regina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flores, Cláudia Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representação em Perspectiva Visualização História da Matemática Educação Matemática Formação de Professores |
topic |
Representação em Perspectiva Visualização História da Matemática Educação Matemática Formação de Professores |
description |
A problemática da representação do espaço em perspectiva teve seu auge no Renascimento com pintores e arquitetos que desejavam representar o espaço no plano pictural. A história dessa problemática, abordada no ensino de matemática, pode contribuir para a compreensão da própria produção daquele conhecimento, ou seja, das regras do desenho em perspectiva, destacar o exercício do olhar bem como a articulação entre a imagem representada e a imagem do real. O presente artigo traz, portanto, uma reflexão sobre a importância de se inserir no ensino da geometria a histórica da perspectiva. Um exemplo desta inserção é fornecido a partir de uma experiência didática realizada na França. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2019-12-10T14:04:56Z 2019-12-10T14:04:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202698 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202698 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652296170504192 |