Abordagem histórica no ensino de matemática: o caso da representação em perspectiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Cláudia Regina
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202698
Resumo: A problemática da representação do espaço em perspectiva teve seu auge no Renascimento com pintores e arquitetos que desejavam representar o espaço no plano pictural. A história dessa problemática, abordada no ensino de matemática, pode contribuir para a compreensão da própria produção daquele conhecimento, ou seja, das regras do desenho em perspectiva, destacar o exercício do olhar bem como a articulação entre a imagem representada e a imagem do real. O presente artigo traz, portanto, uma reflexão sobre a importância de se inserir no ensino da geometria a histórica da perspectiva. Um exemplo desta inserção é fornecido a partir de uma experiência didática realizada na França.
id UFSC_66ef1adab55083b76dff77c0052ba8c6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202698
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Abordagem histórica no ensino de matemática: o caso da representação em perspectivaRepresentação em PerspectivaVisualizaçãoHistória da MatemáticaEducação MatemáticaFormação de ProfessoresA problemática da representação do espaço em perspectiva teve seu auge no Renascimento com pintores e arquitetos que desejavam representar o espaço no plano pictural. A história dessa problemática, abordada no ensino de matemática, pode contribuir para a compreensão da própria produção daquele conhecimento, ou seja, das regras do desenho em perspectiva, destacar o exercício do olhar bem como a articulação entre a imagem representada e a imagem do real. O presente artigo traz, portanto, uma reflexão sobre a importância de se inserir no ensino da geometria a histórica da perspectiva. Um exemplo desta inserção é fornecido a partir de uma experiência didática realizada na França.2019-12-10T14:04:56Z2019-12-10T14:04:56Z2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202698Flores, Cláudia Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-10T14:04:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202698Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-10T14:04:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem histórica no ensino de matemática: o caso da representação em perspectiva
title Abordagem histórica no ensino de matemática: o caso da representação em perspectiva
spellingShingle Abordagem histórica no ensino de matemática: o caso da representação em perspectiva
Flores, Cláudia Regina
Representação em Perspectiva
Visualização
História da Matemática
Educação Matemática
Formação de Professores
title_short Abordagem histórica no ensino de matemática: o caso da representação em perspectiva
title_full Abordagem histórica no ensino de matemática: o caso da representação em perspectiva
title_fullStr Abordagem histórica no ensino de matemática: o caso da representação em perspectiva
title_full_unstemmed Abordagem histórica no ensino de matemática: o caso da representação em perspectiva
title_sort Abordagem histórica no ensino de matemática: o caso da representação em perspectiva
author Flores, Cláudia Regina
author_facet Flores, Cláudia Regina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Cláudia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Representação em Perspectiva
Visualização
História da Matemática
Educação Matemática
Formação de Professores
topic Representação em Perspectiva
Visualização
História da Matemática
Educação Matemática
Formação de Professores
description A problemática da representação do espaço em perspectiva teve seu auge no Renascimento com pintores e arquitetos que desejavam representar o espaço no plano pictural. A história dessa problemática, abordada no ensino de matemática, pode contribuir para a compreensão da própria produção daquele conhecimento, ou seja, das regras do desenho em perspectiva, destacar o exercício do olhar bem como a articulação entre a imagem representada e a imagem do real. O presente artigo traz, portanto, uma reflexão sobre a importância de se inserir no ensino da geometria a histórica da perspectiva. Um exemplo desta inserção é fornecido a partir de uma experiência didática realizada na França.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2019-12-10T14:04:56Z
2019-12-10T14:04:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202698
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652296170504192