A problemática do desenho em perspectiva: uma questão de convenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Cláudia Regina
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zetetiké (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646951
Resumo: Este artigo pretende perceber como a técnica do desenho em perspectiva, tal como a concebemos hoje, se instaurou e que verdades foram criadas a partir disso. Busca-se observar tal problemática no âmbito da História da Arte, uma vez que a história da perspectiva se aproxima da história da representação pictórica. Três são os momentos analisados quanto a seus aspectos filosóficos, concepções e representações de espaço: Antigüidade, Idade Média, Renascimento. Considera-se pertinente a reflexão desta história na Educação e, em especial, na Educação Matemática, pela contribuição para o entendimento da complexidade da leitura e interpretação de figuras geométricas tridimensionais representadas em perspectiva.
id UNICAMP-21_6b2d853d8af287c7e9802ad304550cb2
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646951
network_acronym_str UNICAMP-21
network_name_str Zetetiké (Online)
repository_id_str
spelling A problemática do desenho em perspectiva: uma questão de convençãoA problemática do desenho em perspectiva: uma questão de convençãoPerspectivaRepresentação de imagensEspaçoVisualizaçãoEducação matemáticaPerspectivaRepresentação de imagensEspaçoVisualizaçãoEducação matemáticaEste artigo pretende perceber como a técnica do desenho em perspectiva, tal como a concebemos hoje, se instaurou e que verdades foram criadas a partir disso. Busca-se observar tal problemática no âmbito da História da Arte, uma vez que a história da perspectiva se aproxima da história da representação pictórica. Três são os momentos analisados quanto a seus aspectos filosóficos, concepções e representações de espaço: Antigüidade, Idade Média, Renascimento. Considera-se pertinente a reflexão desta história na Educação e, em especial, na Educação Matemática, pela contribuição para o entendimento da complexidade da leitura e interpretação de figuras geométricas tridimensionais representadas em perspectiva.Este artigo pretende perceber como a técnica do desenho em perspectiva, tal como a concebemos hoje, se instaurou e que verdades foram criadas a partir disso. Busca-se observar tal problemática no âmbito da História da Arte, uma vez que a história da perspectiva se aproxima da história da representação pictórica. Três são os momentos analisados quanto a seus aspectos filosóficos, concepções e representações de espaço: Antigüidade, Idade Média, Renascimento. Considera-se pertinente a reflexão desta história na Educação e, em especial, na Educação Matemática, pela contribuição para o entendimento da complexidade da leitura e interpretação de figuras geométricas tridimensionais representadas em perspectiva.Universidade Estadual de Campinas2003-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864695110.20396/zet.v11i19.8646951Zetetike; Vol. 11 No. 1 (2003): jan./jun. [19]; 81-100Zetetike; Vol. 11 Núm. 1 (2003): jan./jun. [19]; 81-100Zetetike; v. 11 n. 1 (2003): jan./jun. [19]; 81-1002176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646951/13852Brasil; 2003Brasil; 2003Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFlores, Cláudia Regina2023-10-26T14:53:02Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646951Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2023-10-26T14:53:02Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A problemática do desenho em perspectiva: uma questão de convenção
A problemática do desenho em perspectiva: uma questão de convenção
title A problemática do desenho em perspectiva: uma questão de convenção
spellingShingle A problemática do desenho em perspectiva: uma questão de convenção
Flores, Cláudia Regina
Perspectiva
Representação de imagens
Espaço
Visualização
Educação matemática
Perspectiva
Representação de imagens
Espaço
Visualização
Educação matemática
title_short A problemática do desenho em perspectiva: uma questão de convenção
title_full A problemática do desenho em perspectiva: uma questão de convenção
title_fullStr A problemática do desenho em perspectiva: uma questão de convenção
title_full_unstemmed A problemática do desenho em perspectiva: uma questão de convenção
title_sort A problemática do desenho em perspectiva: uma questão de convenção
author Flores, Cláudia Regina
author_facet Flores, Cláudia Regina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Cláudia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Perspectiva
Representação de imagens
Espaço
Visualização
Educação matemática
Perspectiva
Representação de imagens
Espaço
Visualização
Educação matemática
topic Perspectiva
Representação de imagens
Espaço
Visualização
Educação matemática
Perspectiva
Representação de imagens
Espaço
Visualização
Educação matemática
description Este artigo pretende perceber como a técnica do desenho em perspectiva, tal como a concebemos hoje, se instaurou e que verdades foram criadas a partir disso. Busca-se observar tal problemática no âmbito da História da Arte, uma vez que a história da perspectiva se aproxima da história da representação pictórica. Três são os momentos analisados quanto a seus aspectos filosóficos, concepções e representações de espaço: Antigüidade, Idade Média, Renascimento. Considera-se pertinente a reflexão desta história na Educação e, em especial, na Educação Matemática, pela contribuição para o entendimento da complexidade da leitura e interpretação de figuras geométricas tridimensionais representadas em perspectiva.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646951
10.20396/zet.v11i19.8646951
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646951
identifier_str_mv 10.20396/zet.v11i19.8646951
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646951/13852
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil; 2003
Brasil; 2003
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Zetetike; Vol. 11 No. 1 (2003): jan./jun. [19]; 81-100
Zetetike; Vol. 11 Núm. 1 (2003): jan./jun. [19]; 81-100
Zetetike; v. 11 n. 1 (2003): jan./jun. [19]; 81-100
2176-1744
reponame:Zetetiké (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Zetetiké (Online)
collection Zetetiké (Online)
repository.name.fl_str_mv Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv zetetike@unicamp.br
_version_ 1798329591593435136