A problemática do desenho em perspectiva: uma questão de convenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Zetetiké (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646951 |
Resumo: | Este artigo pretende perceber como a técnica do desenho em perspectiva, tal como a concebemos hoje, se instaurou e que verdades foram criadas a partir disso. Busca-se observar tal problemática no âmbito da História da Arte, uma vez que a história da perspectiva se aproxima da história da representação pictórica. Três são os momentos analisados quanto a seus aspectos filosóficos, concepções e representações de espaço: Antigüidade, Idade Média, Renascimento. Considera-se pertinente a reflexão desta história na Educação e, em especial, na Educação Matemática, pela contribuição para o entendimento da complexidade da leitura e interpretação de figuras geométricas tridimensionais representadas em perspectiva. |
id |
UNICAMP-21_6b2d853d8af287c7e9802ad304550cb2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646951 |
network_acronym_str |
UNICAMP-21 |
network_name_str |
Zetetiké (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A problemática do desenho em perspectiva: uma questão de convençãoA problemática do desenho em perspectiva: uma questão de convençãoPerspectivaRepresentação de imagensEspaçoVisualizaçãoEducação matemáticaPerspectivaRepresentação de imagensEspaçoVisualizaçãoEducação matemáticaEste artigo pretende perceber como a técnica do desenho em perspectiva, tal como a concebemos hoje, se instaurou e que verdades foram criadas a partir disso. Busca-se observar tal problemática no âmbito da História da Arte, uma vez que a história da perspectiva se aproxima da história da representação pictórica. Três são os momentos analisados quanto a seus aspectos filosóficos, concepções e representações de espaço: Antigüidade, Idade Média, Renascimento. Considera-se pertinente a reflexão desta história na Educação e, em especial, na Educação Matemática, pela contribuição para o entendimento da complexidade da leitura e interpretação de figuras geométricas tridimensionais representadas em perspectiva.Este artigo pretende perceber como a técnica do desenho em perspectiva, tal como a concebemos hoje, se instaurou e que verdades foram criadas a partir disso. Busca-se observar tal problemática no âmbito da História da Arte, uma vez que a história da perspectiva se aproxima da história da representação pictórica. Três são os momentos analisados quanto a seus aspectos filosóficos, concepções e representações de espaço: Antigüidade, Idade Média, Renascimento. Considera-se pertinente a reflexão desta história na Educação e, em especial, na Educação Matemática, pela contribuição para o entendimento da complexidade da leitura e interpretação de figuras geométricas tridimensionais representadas em perspectiva.Universidade Estadual de Campinas2003-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864695110.20396/zet.v11i19.8646951Zetetike; Vol. 11 No. 1 (2003): jan./jun. [19]; 81-100Zetetike; Vol. 11 Núm. 1 (2003): jan./jun. [19]; 81-100Zetetike; v. 11 n. 1 (2003): jan./jun. [19]; 81-1002176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646951/13852Brasil; 2003Brasil; 2003Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFlores, Cláudia Regina2023-10-26T14:53:02Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646951Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2023-10-26T14:53:02Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A problemática do desenho em perspectiva: uma questão de convenção A problemática do desenho em perspectiva: uma questão de convenção |
title |
A problemática do desenho em perspectiva: uma questão de convenção |
spellingShingle |
A problemática do desenho em perspectiva: uma questão de convenção Flores, Cláudia Regina Perspectiva Representação de imagens Espaço Visualização Educação matemática Perspectiva Representação de imagens Espaço Visualização Educação matemática |
title_short |
A problemática do desenho em perspectiva: uma questão de convenção |
title_full |
A problemática do desenho em perspectiva: uma questão de convenção |
title_fullStr |
A problemática do desenho em perspectiva: uma questão de convenção |
title_full_unstemmed |
A problemática do desenho em perspectiva: uma questão de convenção |
title_sort |
A problemática do desenho em perspectiva: uma questão de convenção |
author |
Flores, Cláudia Regina |
author_facet |
Flores, Cláudia Regina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flores, Cláudia Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perspectiva Representação de imagens Espaço Visualização Educação matemática Perspectiva Representação de imagens Espaço Visualização Educação matemática |
topic |
Perspectiva Representação de imagens Espaço Visualização Educação matemática Perspectiva Representação de imagens Espaço Visualização Educação matemática |
description |
Este artigo pretende perceber como a técnica do desenho em perspectiva, tal como a concebemos hoje, se instaurou e que verdades foram criadas a partir disso. Busca-se observar tal problemática no âmbito da História da Arte, uma vez que a história da perspectiva se aproxima da história da representação pictórica. Três são os momentos analisados quanto a seus aspectos filosóficos, concepções e representações de espaço: Antigüidade, Idade Média, Renascimento. Considera-se pertinente a reflexão desta história na Educação e, em especial, na Educação Matemática, pela contribuição para o entendimento da complexidade da leitura e interpretação de figuras geométricas tridimensionais representadas em perspectiva. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646951 10.20396/zet.v11i19.8646951 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646951 |
identifier_str_mv |
10.20396/zet.v11i19.8646951 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646951/13852 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil; 2003 Brasil; 2003 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Zetetike; Vol. 11 No. 1 (2003): jan./jun. [19]; 81-100 Zetetike; Vol. 11 Núm. 1 (2003): jan./jun. [19]; 81-100 Zetetike; v. 11 n. 1 (2003): jan./jun. [19]; 81-100 2176-1744 reponame:Zetetiké (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Zetetiké (Online) |
collection |
Zetetiké (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
zetetike@unicamp.br |
_version_ |
1798329591593435136 |