A problemática do desenho em perspectiva: uma questão de convenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202697 |
Resumo: | Resumo: Este artigo pretende perceber como a técnica do desenho em perspectiva, tal como a concebemos hoje, se instaurou e que verdades foram criadas a partir disso. Buscase observar tal problemática no âmbito da História da Arte, uma vez que a história da perspectiva se aproxima da história da representação pictórica. Três são os momentos analisados quanto a seus aspectos filosóficos, concepções e representações de espaço: Antigüidade, Idade Média, Renascimento. Considera-se pertinente a reflexão desta história na Educação e, em especial, na Educação Matemática, pela contribuição para o entendimento da complexidade da leitura e interpretação de figuras geométricas tridimensionais representadas em perspectiva. |
id |
UFSC_bc0e9addeadea63f256e287f4d3af112 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202697 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A problemática do desenho em perspectiva: uma questão de convençãoPerspectivaRepresentação de ImagensEspaçoVisualizaçãoEducação MatemáticaResumo: Este artigo pretende perceber como a técnica do desenho em perspectiva, tal como a concebemos hoje, se instaurou e que verdades foram criadas a partir disso. Buscase observar tal problemática no âmbito da História da Arte, uma vez que a história da perspectiva se aproxima da história da representação pictórica. Três são os momentos analisados quanto a seus aspectos filosóficos, concepções e representações de espaço: Antigüidade, Idade Média, Renascimento. Considera-se pertinente a reflexão desta história na Educação e, em especial, na Educação Matemática, pela contribuição para o entendimento da complexidade da leitura e interpretação de figuras geométricas tridimensionais representadas em perspectiva.2019-12-10T14:01:15Z2019-12-10T14:01:15Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202697Flores, Cláudia Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-10T14:01:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202697Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-10T14:01:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A problemática do desenho em perspectiva: uma questão de convenção |
title |
A problemática do desenho em perspectiva: uma questão de convenção |
spellingShingle |
A problemática do desenho em perspectiva: uma questão de convenção Flores, Cláudia Regina Perspectiva Representação de Imagens Espaço Visualização Educação Matemática |
title_short |
A problemática do desenho em perspectiva: uma questão de convenção |
title_full |
A problemática do desenho em perspectiva: uma questão de convenção |
title_fullStr |
A problemática do desenho em perspectiva: uma questão de convenção |
title_full_unstemmed |
A problemática do desenho em perspectiva: uma questão de convenção |
title_sort |
A problemática do desenho em perspectiva: uma questão de convenção |
author |
Flores, Cláudia Regina |
author_facet |
Flores, Cláudia Regina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flores, Cláudia Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perspectiva Representação de Imagens Espaço Visualização Educação Matemática |
topic |
Perspectiva Representação de Imagens Espaço Visualização Educação Matemática |
description |
Resumo: Este artigo pretende perceber como a técnica do desenho em perspectiva, tal como a concebemos hoje, se instaurou e que verdades foram criadas a partir disso. Buscase observar tal problemática no âmbito da História da Arte, uma vez que a história da perspectiva se aproxima da história da representação pictórica. Três são os momentos analisados quanto a seus aspectos filosóficos, concepções e representações de espaço: Antigüidade, Idade Média, Renascimento. Considera-se pertinente a reflexão desta história na Educação e, em especial, na Educação Matemática, pela contribuição para o entendimento da complexidade da leitura e interpretação de figuras geométricas tridimensionais representadas em perspectiva. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2019-12-10T14:01:15Z 2019-12-10T14:01:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202697 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202697 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652371696287744 |