O impacto da pandemia nas disciplinas experimentais de química: análise de crenças de autoeficácia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238593 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Licenciatura em Química. |
id |
UFSC_6a33f2e48dbca620d852a2ad80df3da8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/238593 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O impacto da pandemia nas disciplinas experimentais de química: análise de crenças de autoeficáciaAutoeficáciaExperimentaçãoPandemiaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Licenciatura em Química.Este trabalho teve como objetivo compreender como as crenças de autoeficácia de graduandos em Química da Universidade Federal de Santa Catarina foram afetadas pelo contexto pandêmico e ensino remoto, se comparadas ao ensino presencial, nas disciplinas experimentais cursadas antes e durante a pandemia da Covid-19. Para tanto, foi utilizado como referencial teórico o constructo denominado de crenças de autoeficácia, um dos pilares da Teoria Social Cognitiva (TSC), desenvolvida pelo psicólogo canadense Albert Bandura, e que vem sendo aplicada em pesquisas das áreas de psicologia e educação. A investigação foi de natureza qualitativa, com a aplicação de questionários com questões abertas acerca das percepções dos estudantes sobre como o ensino remoto modificou as suas crenças de autoeficácia. Utilizando-se da análise textual discursiva (ATD), houve a divisão das questões em sete categorias, sendo elas autoconfiança; entendimento, compreensão e interpretação/habilidades prático-teóricas; interações sociais; avaliação em grupo; encorajamento e influência do grupo; julgamentos e ferramentas didáticas. A partir da análise das respostas constatou-se que o ensino remoto de disciplinas práticas em química impactou na autoeficácia acadêmica discente. Justificativas como distanciamento dos colegas, ausência de trabalhos em equipe e da assistência docente durante as aulas, impedimento de realizar as práticas laboratoriais e de manusear reagentes e vidrarias foram alguns dos pontos elencados pelos estudantes. Todas as fontes de crenças de autoeficácia modificaram-se, quando comparados os modelos presencial e remoto, com ênfase nas experiências vicárias e de persuasão social, estas avaliadas como mais positivas no ensino presencial.Florianópolis, SCSá, Luciana PassosUniversidade Federal de Santa CatarinaForcinitti, Caio Raphael Vanoni2022-08-31T15:15:16Z2022-08-31T15:15:16Z2022-08-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis54 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238593info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-08-31T15:15:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/238593Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-31T15:15:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto da pandemia nas disciplinas experimentais de química: análise de crenças de autoeficácia |
title |
O impacto da pandemia nas disciplinas experimentais de química: análise de crenças de autoeficácia |
spellingShingle |
O impacto da pandemia nas disciplinas experimentais de química: análise de crenças de autoeficácia Forcinitti, Caio Raphael Vanoni Autoeficácia Experimentação Pandemia |
title_short |
O impacto da pandemia nas disciplinas experimentais de química: análise de crenças de autoeficácia |
title_full |
O impacto da pandemia nas disciplinas experimentais de química: análise de crenças de autoeficácia |
title_fullStr |
O impacto da pandemia nas disciplinas experimentais de química: análise de crenças de autoeficácia |
title_full_unstemmed |
O impacto da pandemia nas disciplinas experimentais de química: análise de crenças de autoeficácia |
title_sort |
O impacto da pandemia nas disciplinas experimentais de química: análise de crenças de autoeficácia |
author |
Forcinitti, Caio Raphael Vanoni |
author_facet |
Forcinitti, Caio Raphael Vanoni |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sá, Luciana Passos Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Forcinitti, Caio Raphael Vanoni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoeficácia Experimentação Pandemia |
topic |
Autoeficácia Experimentação Pandemia |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Licenciatura em Química. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-31T15:15:16Z 2022-08-31T15:15:16Z 2022-08-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238593 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238593 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
54 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652189775691776 |