O impacto da pandemia nas disciplinas experimentais de química: análise de crenças de autoeficácia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Forcinitti, Caio Raphael Vanoni
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238593
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Licenciatura em Química.
id UFSC_6a33f2e48dbca620d852a2ad80df3da8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/238593
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O impacto da pandemia nas disciplinas experimentais de química: análise de crenças de autoeficáciaAutoeficáciaExperimentaçãoPandemiaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Licenciatura em Química.Este trabalho teve como objetivo compreender como as crenças de autoeficácia de graduandos em Química da Universidade Federal de Santa Catarina foram afetadas pelo contexto pandêmico e ensino remoto, se comparadas ao ensino presencial, nas disciplinas experimentais cursadas antes e durante a pandemia da Covid-19. Para tanto, foi utilizado como referencial teórico o constructo denominado de crenças de autoeficácia, um dos pilares da Teoria Social Cognitiva (TSC), desenvolvida pelo psicólogo canadense Albert Bandura, e que vem sendo aplicada em pesquisas das áreas de psicologia e educação. A investigação foi de natureza qualitativa, com a aplicação de questionários com questões abertas acerca das percepções dos estudantes sobre como o ensino remoto modificou as suas crenças de autoeficácia. Utilizando-se da análise textual discursiva (ATD), houve a divisão das questões em sete categorias, sendo elas autoconfiança; entendimento, compreensão e interpretação/habilidades prático-teóricas; interações sociais; avaliação em grupo; encorajamento e influência do grupo; julgamentos e ferramentas didáticas. A partir da análise das respostas constatou-se que o ensino remoto de disciplinas práticas em química impactou na autoeficácia acadêmica discente. Justificativas como distanciamento dos colegas, ausência de trabalhos em equipe e da assistência docente durante as aulas, impedimento de realizar as práticas laboratoriais e de manusear reagentes e vidrarias foram alguns dos pontos elencados pelos estudantes. Todas as fontes de crenças de autoeficácia modificaram-se, quando comparados os modelos presencial e remoto, com ênfase nas experiências vicárias e de persuasão social, estas avaliadas como mais positivas no ensino presencial.Florianópolis, SCSá, Luciana PassosUniversidade Federal de Santa CatarinaForcinitti, Caio Raphael Vanoni2022-08-31T15:15:16Z2022-08-31T15:15:16Z2022-08-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis54 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238593info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-08-31T15:15:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/238593Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-31T15:15:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da pandemia nas disciplinas experimentais de química: análise de crenças de autoeficácia
title O impacto da pandemia nas disciplinas experimentais de química: análise de crenças de autoeficácia
spellingShingle O impacto da pandemia nas disciplinas experimentais de química: análise de crenças de autoeficácia
Forcinitti, Caio Raphael Vanoni
Autoeficácia
Experimentação
Pandemia
title_short O impacto da pandemia nas disciplinas experimentais de química: análise de crenças de autoeficácia
title_full O impacto da pandemia nas disciplinas experimentais de química: análise de crenças de autoeficácia
title_fullStr O impacto da pandemia nas disciplinas experimentais de química: análise de crenças de autoeficácia
title_full_unstemmed O impacto da pandemia nas disciplinas experimentais de química: análise de crenças de autoeficácia
title_sort O impacto da pandemia nas disciplinas experimentais de química: análise de crenças de autoeficácia
author Forcinitti, Caio Raphael Vanoni
author_facet Forcinitti, Caio Raphael Vanoni
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sá, Luciana Passos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Forcinitti, Caio Raphael Vanoni
dc.subject.por.fl_str_mv Autoeficácia
Experimentação
Pandemia
topic Autoeficácia
Experimentação
Pandemia
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Licenciatura em Química.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-31T15:15:16Z
2022-08-31T15:15:16Z
2022-08-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238593
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 54 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652189775691776