A inclusão das TDICS no cotidiano da escola de educação básica nossa senhora dos prazeres e a influência da capacitação do professor nesse processo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168769 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
id |
UFSC_6c51b29805f625997990b5a69247c732 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168769 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A inclusão das TDICS no cotidiano da escola de educação básica nossa senhora dos prazeres e a influência da capacitação do professor nesse processoInclusão DigitalFormação de ProfessoresPrática PedagógicaTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.A pesquisa investigou as relações entre inclusão digital e a formação professor-aluno. Nesse sentido, esse trabalho busca identificar, através de pesquisa qualitativa e quantitativa, de que forma os recursos tecnológicos podem contribuir com atividades mais dinâmicas e interativas para o professor trabalhar em sala de aula. A investigação foi realizada por meio de questionários, tendo em vista uma representação de alunos e professores dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio, de uma escola estadual de Santa Catarina. Os dados obtidos foram tabulados e descritos pela acadêmica, sendo que os mesmos dados foram examinados e discutidos posteriormente tendo como referência o uso das tecnologias na instituição escolar. Os resultados da pesquisa proporcionaram uma reflexão das práticas pedagógicas com a utilização das TDICs como ferramentas para a ampliação da participação dos sujeitos e potencialização dos processos de aquisição do conhecimento, acredita-se que os professores precisam buscar novos conhecimentos em sua formação para acompanhar a geração que domina a tecnologia de maneira espontânea e com propriedade. Desta forma, evidencia-se que, este estudo pode possibilitar um olhar mais detalhado sobre a questão da inclusão digital no contexto atual, a influência da formação do professor nesse processo e as possíveis reflexões sobre o tema, por meio de um diagnóstico real de causas onde o aprender juntos pode ser uma alternativa entre alunos e professores, ao interagir com recursos tecnológicos que se fazem cada vez mais presentes nas escolas.Florianópolis, SCSilva, Mônica Renneberg daUniversidade Federal de Santa CatarinaAlberton, Adelci Folquini2016-09-28T21:12:39Z2016-09-28T21:12:39Z2016-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168769porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-28T21:12:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168769Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-28T21:12:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inclusão das TDICS no cotidiano da escola de educação básica nossa senhora dos prazeres e a influência da capacitação do professor nesse processo |
title |
A inclusão das TDICS no cotidiano da escola de educação básica nossa senhora dos prazeres e a influência da capacitação do professor nesse processo |
spellingShingle |
A inclusão das TDICS no cotidiano da escola de educação básica nossa senhora dos prazeres e a influência da capacitação do professor nesse processo Alberton, Adelci Folquini Inclusão Digital Formação de Professores Prática Pedagógica |
title_short |
A inclusão das TDICS no cotidiano da escola de educação básica nossa senhora dos prazeres e a influência da capacitação do professor nesse processo |
title_full |
A inclusão das TDICS no cotidiano da escola de educação básica nossa senhora dos prazeres e a influência da capacitação do professor nesse processo |
title_fullStr |
A inclusão das TDICS no cotidiano da escola de educação básica nossa senhora dos prazeres e a influência da capacitação do professor nesse processo |
title_full_unstemmed |
A inclusão das TDICS no cotidiano da escola de educação básica nossa senhora dos prazeres e a influência da capacitação do professor nesse processo |
title_sort |
A inclusão das TDICS no cotidiano da escola de educação básica nossa senhora dos prazeres e a influência da capacitação do professor nesse processo |
author |
Alberton, Adelci Folquini |
author_facet |
Alberton, Adelci Folquini |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Mônica Renneberg da Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alberton, Adelci Folquini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Digital Formação de Professores Prática Pedagógica |
topic |
Inclusão Digital Formação de Professores Prática Pedagógica |
description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-28T21:12:39Z 2016-09-28T21:12:39Z 2016-09-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168769 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168769 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651924200751104 |