Os Discursos sobre saúde na mídia: limites e possibilidades de tematização na educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Angélica Caetano da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95279
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2011
id UFSC_6df6074babd3c6ffff34e3ecc042ca0d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95279
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Os Discursos sobre saúde na mídia: limites e possibilidades de tematização na educação física escolarEducação físicaEducação física para adolescentesAdolescentesSaudeAtividade físicaAnalise do discursoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2011Na sociedade e principalmente nas escolas, tornou-se natural à Educação Física aconselhar a prática de atividade física para a promoção da saúde. Essa relação, reforçada pela mídia, assume diferentes significados e requer um olhar mais aprofundado, tendo em vista seu poder na construção de subjetividades. O presente estudo tratou de refletir sobre o discurso midiático a respeito da saúde e atividade física com jovens alunos do Ensino Médio. A investigação partiu da seguinte perguntasíntese: Quais as possibilidades e limites para a tematização crítica do discurso midiático sobre saúde na Educação Física com alunos do ensino médio? O estudo foi realizado com base em elementos metodológicos da pesquisa-ação e contou com a participação de 22 alunos de uma turma do Instituto Federal de Santa Catarina #Campus São José. A intervenção foi realizada a partir de estratégias de mediação escolar, em conjunto com o professor responsável pela turma. Os dados foram obtidos com registros em diário de campo, filmagens realizadas, textos e mídias produzidas pelos alunos, além de entrevistas. Para a análise dos registros de campo da pesquisa, recorremos a elementos conceituais e metodológicos fornecidos pela Análise Crítica do Discurso (ACD). Os dados foram organizados em quatro eixos de análise: a relação teoria e prática na Educação Física escolar (subdivido em: configurações de um #praticismo# e representações de gênero nas práticas corporais escolares); representações de gênero ligadas à saúde e mídia; o saber médico e as práticas corporais dos alunos e; as ambigüidades presentes nos discursos dos alunos. Como considerações finais, o estudo aponta que a) o #praticismo# encontrado na EF pode apresentar-se como limitante às propostas inovadoras, entretanto, o esforço de uma educação para a mídia não pode ser deixado de lado; b) os alunos expressaram ambiguamente que, ao mesmo tempo em que ainda reproduzem as verdades sobre saúde veiculadas na mídia, conseguem realizar interpretações interessantes sobre os conteúdos veiculados por ela e c) a mídia-educação pode ser associada a qualquer conhecimento da cultura escolar, de forma longitudinal, partindo dos saberes discentes a respeito dos conteúdos veiculados pela mídia.Florianópolis, SCPires, Giovani De LorenziBitencourt, Fernando GonçalvesUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Angélica Caetano da2012-10-25T23:36:33Z2012-10-25T23:36:33Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis256 p.| il., tabs.application/pdf294231http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95279porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T02:52:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/95279Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T02:52:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os Discursos sobre saúde na mídia: limites e possibilidades de tematização na educação física escolar
title Os Discursos sobre saúde na mídia: limites e possibilidades de tematização na educação física escolar
spellingShingle Os Discursos sobre saúde na mídia: limites e possibilidades de tematização na educação física escolar
Silva, Angélica Caetano da
Educação física
Educação física para adolescentes
Adolescentes
Saude
Atividade física
Analise do discurso
title_short Os Discursos sobre saúde na mídia: limites e possibilidades de tematização na educação física escolar
title_full Os Discursos sobre saúde na mídia: limites e possibilidades de tematização na educação física escolar
title_fullStr Os Discursos sobre saúde na mídia: limites e possibilidades de tematização na educação física escolar
title_full_unstemmed Os Discursos sobre saúde na mídia: limites e possibilidades de tematização na educação física escolar
title_sort Os Discursos sobre saúde na mídia: limites e possibilidades de tematização na educação física escolar
author Silva, Angélica Caetano da
author_facet Silva, Angélica Caetano da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Giovani De Lorenzi
Bitencourt, Fernando Gonçalves
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Angélica Caetano da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Educação física para adolescentes
Adolescentes
Saude
Atividade física
Analise do discurso
topic Educação física
Educação física para adolescentes
Adolescentes
Saude
Atividade física
Analise do discurso
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011
2012-10-25T23:36:33Z
2012-10-25T23:36:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 294231
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95279
identifier_str_mv 294231
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 256 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652035204055040