Os Discursos sobre saúde na mídia: limites e possibilidades de tematização na educação física escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95279 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2011 |
id |
UFSC_6df6074babd3c6ffff34e3ecc042ca0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95279 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Os Discursos sobre saúde na mídia: limites e possibilidades de tematização na educação física escolarEducação físicaEducação física para adolescentesAdolescentesSaudeAtividade físicaAnalise do discursoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2011Na sociedade e principalmente nas escolas, tornou-se natural à Educação Física aconselhar a prática de atividade física para a promoção da saúde. Essa relação, reforçada pela mídia, assume diferentes significados e requer um olhar mais aprofundado, tendo em vista seu poder na construção de subjetividades. O presente estudo tratou de refletir sobre o discurso midiático a respeito da saúde e atividade física com jovens alunos do Ensino Médio. A investigação partiu da seguinte perguntasíntese: Quais as possibilidades e limites para a tematização crítica do discurso midiático sobre saúde na Educação Física com alunos do ensino médio? O estudo foi realizado com base em elementos metodológicos da pesquisa-ação e contou com a participação de 22 alunos de uma turma do Instituto Federal de Santa Catarina #Campus São José. A intervenção foi realizada a partir de estratégias de mediação escolar, em conjunto com o professor responsável pela turma. Os dados foram obtidos com registros em diário de campo, filmagens realizadas, textos e mídias produzidas pelos alunos, além de entrevistas. Para a análise dos registros de campo da pesquisa, recorremos a elementos conceituais e metodológicos fornecidos pela Análise Crítica do Discurso (ACD). Os dados foram organizados em quatro eixos de análise: a relação teoria e prática na Educação Física escolar (subdivido em: configurações de um #praticismo# e representações de gênero nas práticas corporais escolares); representações de gênero ligadas à saúde e mídia; o saber médico e as práticas corporais dos alunos e; as ambigüidades presentes nos discursos dos alunos. Como considerações finais, o estudo aponta que a) o #praticismo# encontrado na EF pode apresentar-se como limitante às propostas inovadoras, entretanto, o esforço de uma educação para a mídia não pode ser deixado de lado; b) os alunos expressaram ambiguamente que, ao mesmo tempo em que ainda reproduzem as verdades sobre saúde veiculadas na mídia, conseguem realizar interpretações interessantes sobre os conteúdos veiculados por ela e c) a mídia-educação pode ser associada a qualquer conhecimento da cultura escolar, de forma longitudinal, partindo dos saberes discentes a respeito dos conteúdos veiculados pela mídia.Florianópolis, SCPires, Giovani De LorenziBitencourt, Fernando GonçalvesUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Angélica Caetano da2012-10-25T23:36:33Z2012-10-25T23:36:33Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis256 p.| il., tabs.application/pdf294231http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95279porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T02:52:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/95279Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T02:52:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os Discursos sobre saúde na mídia: limites e possibilidades de tematização na educação física escolar |
title |
Os Discursos sobre saúde na mídia: limites e possibilidades de tematização na educação física escolar |
spellingShingle |
Os Discursos sobre saúde na mídia: limites e possibilidades de tematização na educação física escolar Silva, Angélica Caetano da Educação física Educação física para adolescentes Adolescentes Saude Atividade física Analise do discurso |
title_short |
Os Discursos sobre saúde na mídia: limites e possibilidades de tematização na educação física escolar |
title_full |
Os Discursos sobre saúde na mídia: limites e possibilidades de tematização na educação física escolar |
title_fullStr |
Os Discursos sobre saúde na mídia: limites e possibilidades de tematização na educação física escolar |
title_full_unstemmed |
Os Discursos sobre saúde na mídia: limites e possibilidades de tematização na educação física escolar |
title_sort |
Os Discursos sobre saúde na mídia: limites e possibilidades de tematização na educação física escolar |
author |
Silva, Angélica Caetano da |
author_facet |
Silva, Angélica Caetano da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pires, Giovani De Lorenzi Bitencourt, Fernando Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Angélica Caetano da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Educação física para adolescentes Adolescentes Saude Atividade física Analise do discurso |
topic |
Educação física Educação física para adolescentes Adolescentes Saude Atividade física Analise do discurso |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2011 |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011 2012-10-25T23:36:33Z 2012-10-25T23:36:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
294231 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95279 |
identifier_str_mv |
294231 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
256 p.| il., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652035204055040 |