Planejamento estratégico de Marketing: o caso da Pontual Comércio de Artigos para Sorveterias e Festas ltda.
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120288 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaNussner, DiegoRocha, Rudimar Antunes da2014-07-02T22:01:21Z2014-07-02T22:01:21Z2009290463https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120288TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral, a criação de um planejamento estratégico de marketing para a filial da Pontual Comércio de Artigos para Sorveterias e Festas LTDA, procurando desenvolver estratégias que levem a empresa adquirir vantagem competitiva sobre seus concorrentes. A construção deste trabalho foi realizada por meio de uma metodologia, utilizando como principal fonte de dados, a observação participativa por meio do autor deste trabalho que exerce o cargo de gerência na loja estudada. Além disto, fez-se uso de documentos da empresa, especialmente relatórios da área de vendas. Diante disto, foi desenvolvido um planejamento estruturado, iniciando pela coleta de dados do ambiente interno, relatando sobre a atual situação da organização. Logo a seguir, partiu-se para análise do mercado consumidor e do ambiente externo. Com a disponibilidade dos dados, foi possível identificar as principais forças, fraquezas, oportunidade e ameaças, possibilitando a geração da matriz SWOT (strengths, weakness, opportunities e threats). Com base nesta, traçam-se os objetivos do planejamento estratégico. Estes têm como missão combater as fraquezas e ameaças e aproveitar as oportunidades, utilizando suas forças e competências da organização. O alcance dos objetivos se dará por meio de estratégias, as quais são a direção que a empresa deseja empregar para chegar a uma situação futura desejada. A principal oportunidade evidenciada foi a implementação de uma logística de entregas por meio de uma ferramenta ecommerce, atendendo principalmente a região da Grande Florianópolis. A estratégia principal de diferenciação tem como objetivo criar uma vantagem competitiva de difícil reprodução. Além desta, foram utilizadas outras estratégias para valorização da marca e melhoria nos processos da empresa, declarando em conjunto suas respectivas ações estratégicas de implementação. O último tópico do estudo de caso apresenta-se ferramentas de avaliação e controle, principalmente na forma de índices, para que o gestor responsável possa verificar mensalmente se os objetivos estão sendo atingidos e em qual magnitude, finalizando com as devidas conclusão e recomendaçõesFlorianópolisAdministraçãoMarketingPlanejamento estrategicoPlanejamento estratégico de Marketing: o caso da Pontual Comércio de Artigos para Sorveterias e Festas ltda.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL290463.pdfapplication/pdf1014088https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/120288/1/290463.pdf8aa0e05982da870ba7e23a164fe13a3dMD51TEXT290463.pdf.txt290463.pdf.txtExtracted texttext/plain202637https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/120288/2/290463.pdf.txt5b810817c94ee4c6d47f4319fc284956MD52123456789/1202882014-07-06 00:09:31.082oai:repositorio.ufsc.br:123456789/120288Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-07-06T03:09:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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