Entre Kandinsky, crianças e corpo: Um exercício de uma pedagogia pobre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202572 |
Resumo: | Resumo: Este é um texto-experiência, na medida em que fomos afetados por uma pedagogia pobre. Partindo de uma pesquisa maior, norteada pela questão sobre como pinturas do corpo humano potencializam exercícios do pensamento matemático, quatro oficinas foram elaboradas com pinturas de Kandinsky e desenvolvidas com crianças de uma sala de aula de quinto ano do Ensino Fundamental. Consideramos o conjunto dessas oficinas como um dispositivo que atualiza virtualidades, onde imagens da arte e diálogos de crianças dão lugar a um exercício de uma pedagogia pobre. O objetivo é, portanto, exercitar, com essas oficinas, os conceitos de acontecimento, experiência e pesquisa crítica, como ferramenta de análise na pesquisa educacional e prática pedagógica. |
id |
UFSC_7009ea1583b5cef7de85d3a531745eb7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202572 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Entre Kandinsky, crianças e corpo: Um exercício de uma pedagogia pobreEducação MatemáticaArtes VisuaisVisualidadePesquisa CríticaResumo: Este é um texto-experiência, na medida em que fomos afetados por uma pedagogia pobre. Partindo de uma pesquisa maior, norteada pela questão sobre como pinturas do corpo humano potencializam exercícios do pensamento matemático, quatro oficinas foram elaboradas com pinturas de Kandinsky e desenvolvidas com crianças de uma sala de aula de quinto ano do Ensino Fundamental. Consideramos o conjunto dessas oficinas como um dispositivo que atualiza virtualidades, onde imagens da arte e diálogos de crianças dão lugar a um exercício de uma pedagogia pobre. O objetivo é, portanto, exercitar, com essas oficinas, os conceitos de acontecimento, experiência e pesquisa crítica, como ferramenta de análise na pesquisa educacional e prática pedagógica.2019-12-09T15:11:41Z2019-12-09T15:11:41Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202572Flores, Cláudia Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-09T15:11:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202572Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-09T15:11:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre Kandinsky, crianças e corpo: Um exercício de uma pedagogia pobre |
title |
Entre Kandinsky, crianças e corpo: Um exercício de uma pedagogia pobre |
spellingShingle |
Entre Kandinsky, crianças e corpo: Um exercício de uma pedagogia pobre Flores, Cláudia Regina Educação Matemática Artes Visuais Visualidade Pesquisa Crítica |
title_short |
Entre Kandinsky, crianças e corpo: Um exercício de uma pedagogia pobre |
title_full |
Entre Kandinsky, crianças e corpo: Um exercício de uma pedagogia pobre |
title_fullStr |
Entre Kandinsky, crianças e corpo: Um exercício de uma pedagogia pobre |
title_full_unstemmed |
Entre Kandinsky, crianças e corpo: Um exercício de uma pedagogia pobre |
title_sort |
Entre Kandinsky, crianças e corpo: Um exercício de uma pedagogia pobre |
author |
Flores, Cláudia Regina |
author_facet |
Flores, Cláudia Regina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flores, Cláudia Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Artes Visuais Visualidade Pesquisa Crítica |
topic |
Educação Matemática Artes Visuais Visualidade Pesquisa Crítica |
description |
Resumo: Este é um texto-experiência, na medida em que fomos afetados por uma pedagogia pobre. Partindo de uma pesquisa maior, norteada pela questão sobre como pinturas do corpo humano potencializam exercícios do pensamento matemático, quatro oficinas foram elaboradas com pinturas de Kandinsky e desenvolvidas com crianças de uma sala de aula de quinto ano do Ensino Fundamental. Consideramos o conjunto dessas oficinas como um dispositivo que atualiza virtualidades, onde imagens da arte e diálogos de crianças dão lugar a um exercício de uma pedagogia pobre. O objetivo é, portanto, exercitar, com essas oficinas, os conceitos de acontecimento, experiência e pesquisa crítica, como ferramenta de análise na pesquisa educacional e prática pedagógica. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2019-12-09T15:11:41Z 2019-12-09T15:11:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202572 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202572 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652052340932608 |