Possibilidades imaginativas para a construção do conhecimento nos anos iniciais: reflexões sobre uma experiência de estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196270 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
id |
UFSC_7779731b920a601a78e233f4efe3007d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196270 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Possibilidades imaginativas para a construção do conhecimento nos anos iniciais: reflexões sobre uma experiência de estágioImaginaçãoludicidadecriançaestágioanos iniciaisTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.O presente trabalho busca, a partir de uma experiência no estágio de docência nos Anos Iniciais na Escola Desdobrada Costa da Lagoa em Florianópolis (2014), investigar como a articulação da imaginação e da ludicidade no ensino pode contribuir para a qualidade das atividades com as crianças no estágio de docência do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina. O trabalho tem uma abordagem qualitativa, incluindo uma pesquisa bibliográfica a partir do referencial sobre o tema estudado no Curso de Pedagogia (Vigotski e Egan, entre outros), seguida de uma reflexão a respeito da atitude das crianças diante das atividades propostas. Foram analisados os registros que a autora e sua colega de dupla de estágio realizaram ao longo de todo o processo de estágio na 8ª fase, tendo sido selecionados aqueles que melhor exemplificam o apelo à imaginação e às atividades lúdicas junto às crianças. De acordo com os resultados, conclui-se que atividades envolvendo a formação de imagens, o despertar da curiosidade, a criação de hipóteses, a exploração de narrativas, e a promoção de experimentações, por envolverem imaginação e ludicidade, constituem-se em possibilidades importantes para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças.Florianópolis, SCGirardello, GilkaUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Daiane Cristina de Lima dos2019-05-28T13:54:45Z2019-05-28T13:54:45Z2014-11-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis36 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196270porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-28T13:54:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196270Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-28T13:54:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Possibilidades imaginativas para a construção do conhecimento nos anos iniciais: reflexões sobre uma experiência de estágio |
title |
Possibilidades imaginativas para a construção do conhecimento nos anos iniciais: reflexões sobre uma experiência de estágio |
spellingShingle |
Possibilidades imaginativas para a construção do conhecimento nos anos iniciais: reflexões sobre uma experiência de estágio Santos, Daiane Cristina de Lima dos Imaginação ludicidade criança estágio anos iniciais |
title_short |
Possibilidades imaginativas para a construção do conhecimento nos anos iniciais: reflexões sobre uma experiência de estágio |
title_full |
Possibilidades imaginativas para a construção do conhecimento nos anos iniciais: reflexões sobre uma experiência de estágio |
title_fullStr |
Possibilidades imaginativas para a construção do conhecimento nos anos iniciais: reflexões sobre uma experiência de estágio |
title_full_unstemmed |
Possibilidades imaginativas para a construção do conhecimento nos anos iniciais: reflexões sobre uma experiência de estágio |
title_sort |
Possibilidades imaginativas para a construção do conhecimento nos anos iniciais: reflexões sobre uma experiência de estágio |
author |
Santos, Daiane Cristina de Lima dos |
author_facet |
Santos, Daiane Cristina de Lima dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Girardello, Gilka Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Daiane Cristina de Lima dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imaginação ludicidade criança estágio anos iniciais |
topic |
Imaginação ludicidade criança estágio anos iniciais |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-20 2019-05-28T13:54:45Z 2019-05-28T13:54:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196270 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196270 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
36 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652333414875136 |